Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ABUSO DE PODER: Temer ignora perguntas da PF e pede fim de inquérito

Vereador Palhinha insiste na duplicação da BA-528 (Estrada do DERBA) em direção ao Hospital do Subúrbio
09/06/2017 às 20:07
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O prresidente Michel Temer decidiu não responder às perguntas enviadas pela Polícia Federal no inquérito que trata das delações premiadas feitas por executivos da empresa JBS. Em petição protocolada na tarde de hoje (9) no Supremo Tribunal Federal (STF), a defesa de Temer pede que as investigações sejam arquivadas e faz críticas ao teor do questionário enviado ao presidente na última segunda-feira (5), após o acordo de delação premiada dos irmãos Joesley e Wesley Batista ter sido homologado pelo ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no STF.

   2. 3. Os advogados de Temer formulam uma série de argumentos para o fato de as perguntas não terem sido respondidas, dentre os quais o " sentimento de injustiça e sofrimento pessoal" causado por "perguntas invasivas" e "inoportunas" a respeito de Temer. Eles lembram que o presidente não é obrigado a responder às questões e ponderam que o presidente continua "pronto a atender" quaisquer demandas encaminhadas por Fachin.

   3. No documento, a defesa presidente avalia que os elementos que motivaram a instauração do inquérito, como a própria delação, estão contaminados pela "ilicitude formal e material" da gravação da conversa entre Temer e Joesley Batista na qual os dois conversam sobre o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e as investigações envolvendo o empresário. Para os advogados, é "inoportuna e temerária " a afirmação do Ministério Público Federal de que um dos crimes supostamente cometidos por Temer foi o de corrupção passiva.

  4. "Declaração açodada, própria de quem, antes mesmo de quaisquer investigações, já está com uma prévia visão dos fatos, independente da vinda das provas. Acusará, ao que parece, com provas, sem provas ou mesmo contra as provas", afirmaram Antônio Cláudio Mariz de Oliveira e Sérgio Eduardo Mendonça de Alvarenga.

   5. De acordo com a petição, "os inquisidores persistem em abordar temas estranhos ao inquérito", apresentando perguntas que fazem referência a fatos anteriores à ocupação do cargo de presidente por Michel Temer. Ao final, os advogados solicitam o envio dos autos ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para que arquive o inquérito, "em face da absoluta inanição de elementos probatórios mínimos" necessários para que seja proposta uma denúncia contra o presidente.
                                                         *****
   6. O deputado federal Bacelar (Podemos) criticou nessa sexta(9) o fechamento da única agência do INSS que funcionava no município de Candeias, Região Metropolitana de Salvador “Como querem fazer uma reforma se nem mesmo o dever de casa está sendo realizado?”, questiona Bacelar. Candeias tem 200 mil habitantes e para receber o benefício ou resolver pendências com  o órgão, os cidadãos precisam sair da cidade, desde que a agência sofreu um incêndio, há quatro anos. 

  7. “Por que o governo federal não resolve essa situação? A Previdência precisa ser reformada para melhor atender e não causar mais transtornos”, dispara.

   8. A procura pelos eleitores tem sido grande nas duas unidades. Na Prefeitura-Bairro da Cidade Baixa, são distribuídas 80 senhas por dia, 50 para o recadastramento pela manhã e 30 para a tarde. O gerente Cláudio Conduru recomenda que o usuário procure a unidade logo pela manhã, para garantir o atendimento realizado em três guichês. Em Pau da Lima, são oito guichês de atendimento. O posto está funcionando há apenas dois dias, com uma média de atendimento de 100 pessoas​/dia​.

   9. Na unidade do Subúrbio (Rua Pará, 15, Paripe), primeira a realizar o recadastramento biométrico entre as Prefeituras-Bairro, o aumento da demanda foi solucionado com o agendamento pelo site do TRE (www.tre-ba.jus.br). 

   10. O gerente Sosthenes Macedo lembra que as senhas não estão sendo mais distribuídas no local, onde dez guichês foram disponibilizados para atender em média 200 eleitores, diariamente.

   11. O Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia), através da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), renovou a parceria com Adobe™. Esse é mais um dos benefícios exclusivos para as agências associadas do Sinapro-Bahia, que terão descontos e facilidades no pagamento dos produtos licenciados. 

   12. As condições de descontos do ano passado continuam valendo para as renovações de 2017. O desconto é de 30% para quaisquer quantidades até 100 licenças. O pagamento por usuário poderá ser feito em até 6 vezes sem juros, mas está sujeito a análise de crédito. Os interessados podem obter mais informações pelo e-mail diana.navarro@sinaprobahia.com.br ou no telefone (71) 3354-4138.

  13. A Embasa adora dar um calote no pagamento de banneres dos sites de Salvador. Será que pra cobrar a conta de água também é assim?

   14. Gilmar Mendes ri à toda: decidiu a sorte de Dilma/Temer. Faz parte do ritual.

   15. A zoeira com o Vitória é enorme em toda Bahia. O "Leão" faz a pior campanha do campeonato brasileiro. 

   16. A Frente Parlamentar pela Segurança Pública da Câmara Municipal de Salvador, liderada pela vereadora Lorena Brandão (PSC), pediu apoio dos governos municipal e estadual pela integridade física dos agentes da Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador), que vêm sendo vítimas de violência urbana de forma constante nos últimos tempos.

   17. Em sessão ordinária na manhã nesta quinta-feira (8), representantes da Associação dos Servidores em Transporte e Trânsito do Município (Astram) e da Transalvador entregaram à Frente um ofício solicitando a votação do Projeto de Lei nº 368/15, que pede a permissão do uso de armamento não letal para a utilização em serviço dos agentes de trânsito e transporte da capital baiana.

   18. Autor do projeto de indicação que sugere a duplicação da BA-528, mais conhecida como Estrada do Derba, o vereador Palhinha (DEM) voltou a insistir, na manhã desta quinta-feira (8), que o Governo do Estado atenda ao seu pleito, destacando que a via tem tido engarrafamentos diários, o que repercute desde a BR-324 até a entrada de Vista Alegre, em direção ao Hospital do Subúrbio.

   19. Palhinha disse que sugeriu a duplicação “não só para melhorar a vida da população, que transita frequentemente por essa via, mas também para melhorar o vetor econômico da região”. Segundo o legislador, a obra trará mais investimentos para o Subúrbio e, consequentemente, gerará emprego e renda para a população local.

   20. Na manhã de quinta-feira (8), a vereadora Rogéria Santos (PRB) e o vereador Hilton Coelho (PSOL), que integram a Comissão Temporária de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, foram aos locais de atuação do Ponto de Cidadania, serviço que atende pessoas em situação de rua e usuários de drogas, para verificar o estado do serviço público que encerrará as atividades por causa de corte no repasse.