Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MAIORIA do TSE não coloca delação da Odebrecht no julgamento de Teme

Vereador Carlos Suica (PT) diz que as empresas continuam tratando mal os terceirizados contratos pelo Estado e PMS
08/06/2017 às 19:35
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Quatro dos sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicaram na sessão iniciada nesta quinta-feira que não vão considerar como provas no julgamento da chapa Dilma–Temer as delações premiadas da Odebrecht e do casal de marqueteiros João Santana e Mônica Moura, bem como seus depoimentos como testemunhas ao TSE. 

   2. Uma das questões preliminares apresentadas pelas defesas da petista e do peemedebista, a consideração ou não das revelações dos delatores é o ponto-chave da ação na Corte eleitoral e sua rejeição, caso confirmada nos votos, facilitará a absolvição de ambos.

   3. Seguindo a posição do ministro Gilmar Mendes, diversas vezes explicitada por ele nas sessões, mesmo sem seu voto, os ministros Napoleão Nunes Maia, Admar Gonzaga e Tarcisio Vieira de Carvalho, disseram-se contrários à admissão das delações como prova. 

   4. Diante do pedido do relator, Herman Benjamin, para que se manifestassem “com clareza” sobre se a Odebrecht poderia ou não ser investigada, Nunes Maia e Gonzaga deram apenas indicativos do posicionamento, enquanto Vieira de Carvalho antecipou seu voto.

   5. Favorável ao aproveitamento das delações no julgamento, Benjamin foi acompanhado pelos ministros Luiz Fux e Rosa Weber em suas manifestações prévias aos votos.

   6. Previsão de que o julgamento pode ir até domingo próximo.
  
                                                                *****
   7. Em audiência pública promovida pelo deputado federal Bacelar (Podemos-BA), nesta quinta-feira (8), na Câmara, foi discutida a medida do Ministério da Educação que retira as expressões “questões de gênero” e “orientação sexual”, da nova versão da Base Nacional Comum Curricular. O evento reuniu representantes do MEC, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, da União Nacional LGBT e professores.

  8. Bacelar voltou a criticar a decisão do ministério, que, segundo ele, afronta princípios constitucionais e acordos internacionais. “Reconheço que a educação tem avançado significativamente, mas suprimir estas expressões é um retrocesso inaceitável”, afirmou.

  9. O Secretário de Segurança, Transporte e Trânsito de Itabuna (Sesttran), Cláudio Dourado, elogia a rapidez e agilidade dos rodoviários e classe patronal para a chegada de um acordo em relação à campanha salarial 2017. 

   10. Ele aproveita para informar que encaminhou um ofício às empresas prestadores do serviço de transporte coletivo na cidade, para que cumprissem o que determina a legislação, mantendo a frota mínima circulando, “mas infelizmente os motoristas foram impedidos de sair por conta dos bloqueios”.

   11. E completou informando que no período da manhã toda paralisação foi monitorada pela equipe da Sesttran. “Estamos feliz que todos chegaram a um acordo antes do início da tarde. Por volta do meio-dia os ônibus já estavam circulando na cidade”.

   12. O líder do PT na Câmara de Vereadores de Salvador, vereador Luiz Carlos Suíca, usou a tribuna, nesta quinta-feira (8), para cobrar resolução nas negociações com os trabalhadores terceirizados dos governos municipal e estadual e denunciar empresas irregulares prestadoras​ de serviço. 

   13. “As empresas terceirizadas não estão negociando e não querem dar o reajuste salarial dos trabalhadores e trabalhadoras. Resolveu a questão dos vigilantes, acabou a greve, mas está faltando tratar dos outros setores, que são muitos”, salienta.

   14. Nesta tarde de quinta-feira (8), alunos da Escola Batista Bíblica, sediada no bairro de Campinas de Pirajá, visitaram a Câmara Municipal de Salvador. Divididos em dois grupos, 65 estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental percorreram o Memorial, vivenciando uma aula prática de história.

   15. “Aqui existe a possibilidade de ampliação do aprendizado da história do Brasil e de Salvador, o lugar onde eles estão inseridos. É importante que se apropriem desses espaços públicos”, salientou Nainalva Reis, professora de História da instituição e ex-estagiária do Memorial da Câmara.

   16. Alertando para a necessidade de mais atenção com o meio ambiente, o deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB), condenou a obra do governo do estado que pretende canalizar o rio Jaguaribe, em Salvador. 

   17. Em discurso no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado apelou para que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e a Conder, órgãos do governo responsáveis pelo projeto não avancem na obra de macrodrenagem que devem matar o rio, segundo avaliação de especialistas em meio ambiente.

   18. Leur é do PMDB. Quando Geddel arranjou o dinheiro para cobrir o Rio dos Seixos na Av Centenário, governo de João Henrique, ele nada falou.

   19. Pisada de bola féia do ministro do STF, Luis Roberto Barroso, ao afirmar que o ex-ministro Joaquim Barbosa é 'negro da primeira linha". Felizmente, já pediu desculpas.

   20. Fiéis e admiradores da vida e obra de Irmã Dulce irão participar no próximo domingo (dia 11) da celebração que marcará a posse do frei Giovanni Barbosa Messias como novo reitor do Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, no Largo de Roma. 

   21. A cerimônia religiosa, que terá início às 8h30, será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. O Arcebispo fará a leitura do documento da Provisão, passando para o frei Giovanni a responsabilidade pelo Santuário. De acordo com o Direito Canônico da Igreja Católica, além de receber a Provisão, o evento de posse marca também o momento em que a comunidade conhece, de forma pública, seu novo reitor.
 
   22. “Canonicamente o Santuário é entregue aos frades Capuchinhos e nós passamos a exercer aí a nossa missão como sacerdote que é de ensinar, santificar e governar o povo de Deus. E para que se torne válida essa atividade pastoral é preciso que o reitor seja canonicamente empossado, ou seja, receba a autorização do bispo para realizar assim o seu trabalho”, explicou o frei.

   23. Na próxima terça-feira, 13, a partir das 17 horas, a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA) promoverá mais uma edição do ciclo de palestras ADEMI-BA Em Pauta, voltado a assuntos de interesse dos associados e do mercado da construção civil.

   24. Em sua quarta edição, o evento, que acontecerá no mezanino da sede da ADEMI-BA, terá como palestrante o engenheiro civil Carlos Alberto Fevereiro. Com experiência nos segmentos residencial, comercial e industrial, ele hoje atua na Coordenação Técnica na Área de Serviços ao Cliente tanto no varejo quanto na venda direta.

   25. O procurador geral do Estado da Bahia, Paulo Moreno Carvalho, participa, nesta quinta-feira (08), Hotel Blue Tree Premium Faria Lima, na cidade de São Paulo, do Fórum Exame Concessões e PPPs 2017.

   26. Paulo Moreno, que apresentará um estudo de caso sobre PPP na área de saúde, falará sobre a estruturação do projeto Hospital do Subúrbio e a execução do contrato. A obra, assim como tantas outras viabilizadas pela pelo Estado da Bahia, contou a consultoria jurídica da PGE-BA que foi responsável pela análise prévia da legalidade dos atos e contratos que envolveram o projeto, buscando sempre soluções juridicamente consistentes para os problemas apresentados.

   27. No mês em que Itabuna completará 107 anos de emancipação político administrativa, dia 27 de julho, quem vai ganhar o presente é a comunidade, que poderá participar de um grande movimento social: o casamento comunitário ecumênico. O evento acontecerá no dia 26 de julho na Vila Olímpica de Itabuna e pretende reunir 107 casais que desejam oficializar a união a dois.

   28. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Governo, no Centro Administrativo Firmino Alves, no bairro São Caetano, e na Secretaria de Assistência Social, na rua Piauí, no bairro Jardim Vitória, em horário de funcionamento da Prefeitura de Itabuna.  Até o momento já foram inscritos 37 casais.