Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

GENOCÍDIO BAIANO com 6.021 homicídios em 1 ano foi o tema na ALBA

O Governo da Bahia realiza mais uma reunião pública para discutir a concessão patrocinada do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio.
06/06/2017 às 19:53
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O tema mais comentado na Assembleia Legislativa na tarde desta terça-feira, 6, foi a vergonhosa posição da Bahia no ranking Atlas da Violência em estudo divulgado pelo IPEA, com 9 cidades baianas entre as 30 mais violentas do país, sendo 4 delas entre as 10 mais, com Lauro de Freitas, vizinha a Salvador sendo considerada a mais violenta.

   2. E é. Os assaltos são frequentes nos bairros, especialmente em Vilas do Atlântico, e roubos a mão armada acontecem quase diários. Recentemente uma mulher foi assassinada a tiros dentro de uma academia. Ontem, o governador Rui Costa fez a reunião do Pacto pela Vida, em Lauro, mas, não anunciou nenhum medida de impacto para conter a violência no município.

   3. "Os números do Atlas da Violência são estarrecedores. Estamos vivendo no Brasil e na Bahia uma verdadeira guerra, brutal e desumana, que tem causado mais mortes que as ações terroristas em todo o mundo”, alertou o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB). 

   4. Este ano, até o domingo passado, quando um ataque em Londres matou sete pessoas e deixou quase 50 feridos, ocorreram 498 atentados terroristas em todo o mundo, nos quais 3.314 pessoas morreram. Enquanto isso, o Brasil, segundo o Atlas da Violência, registrou 59.080 assassinatos no país em 2015. Na Bahia, foram assassinadas 6.012 pessoas no mesmo período.

   5. “Sabemos todos que o crescimento da violência é um mal que atinge todo o país, todos os estados, uns mais, outros menos. Não é um fenômeno restrito à Bahia. Mas é um problema que tem se agravado cada vez mais na Bahia”, salientou o parlamentar.

   6. O número de homicídios no Brasil passou de 48.136 em 2005 para 59.080 em 2015, um aumento expressivo, de 22,7% em 10 anos. Na Bahia, o número de pessoas assassinadas saiu de 2.881 em 2005 para 6.012 em 2015: um aumento de 108,7% em dez anos. “Esses números demonstram mais que a ineficiência, demonstram a falência total e absoluta da política de segurança pública executada na Bahia pelos governos do PT”, criticou Geilson.

   7. A deputada Luiza Maia (PT) saiu em defesa do Governo Rui Costa e contestou a pesquisa “Atlas da Violência”, realizada pelo Ipea, nesta terça-feira (06). O estudo afirma que quatro das 10 cidades mais violentas do país estão na Bahia. A parlamentar recordou ainda que, antes da gestão do PT, a polícia baiana usava armas apreendidas de traficantes e carros roubados como viatura. 
 
   8. “Assim como fez uma pesquisa irresponsável, na qual afirmou que a violência contra a mulher ‘aumentou’ com a Lei Maria da Penha, o Ipea volta a ser discrepante neste estudo sobre violência. Se não há metodologia unificada para coletar dados em todos os estados, o estudo é irresponsável”, afirmou a petista.
 
   9. A parlamentar ilustrou ainda que em uma cena de crime com cinco mortos, na Bahia e em outros estados do Nordeste, é contabilizado como cinco homicídios. Já em outras regiões do país a mesma cena é contabilizada como apenas um homicídio. “Há sinais claros de incoerência”, disse.   
                                                                        *****
   10. "O que vivemos hoje na Bahia é um verdareiro holocausto, um genocídio", disse o líder do DEM na Câmara Municipal de Salvador, vereador Alexande Aleluia, durante sessão ordinária realizada na tarde desta terça-feira (6). O democrata apontou as 6.012 mortes por assassinato registradas no estado, além de a Bahia ter oito dentre as 20 cidades mais violentas do país, segundo dados do Atlas da Violência divulgado na segunda (5. 

    11. O líder do DEM ainda criticou a posição adotada pelo governador Rui Costa, que apontou os investimentos em equipamentos e a contratação de pessoal como sinal de que o estado faz sua parte. "A contratação de pessoal, a compra de coletes e a compra de armas não está na raiz do problema. O problema está na ideologia do terror que foi pregada pelo PT durante 13 anos. Segundo essa ideologia, a polícia e as forças armadas são os inimigos da sociedade, enquanto os bandidos são tratados como coitadinhos", explicou.

    12. O democrata ressaltou que essa é a mesma ideologia que retirou dos cidadãos de bem o direito de ter uma arma para defender-se. "Essa ideologia é responsável pela banalização do mal, como teorizou Hannah Arendt", apontou Aleluia. Ele complementou: "as universidades têm se tornado centros de formação de black-blocks, que legitimam a violência".
                                                                                  *****
   13. O Governo da Bahia realiza mais uma reunião pública para discutir a concessão patrocinada do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio. O evento acontecerá nesta quinta-feira (8), às 9h, no auditório do São Salvador Hotéis e Convenções, no bairro Costa Azul, em Salvador. Destinada a investidores, a iniciativa tem o objetivo de esclarecer eventuais dúvidas dos interessados na licitação de implantação e operação do VLT.

   14. O modal já possui recursos garantidos para a execução de todo projeto. Através de um chamamento público, já foi realizada a escolha da empresa financiadora do sistema, em condições estabelecidas pela Empresa Baiana de Ativos (Bahiainveste). O agente financiador selecionado foi o banco inglês Indico PLC, que firmou o compromisso de financiar R$ 1,5 bilhão.

   15. O secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster, irá comandar o debate e explanar detalhes do projeto. “É de extrema importância a realização de encontros como esse. Precisamos apresentar aos possíveis investidores as características específicas do sistema, além de comprovar a viabilidade e importância do modal para a mobilidade urbana de Salvador”, afirma Dauster. 

   16. Salvador vai melhorar sua infraestrutura, principalmente na área do turismo, por meio de investimentos realizados com recursos dos Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). 

   17. O contrato de financiamento de US$105 milhões entre a Prefeitura de Salvador e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) foi assinado nesta terça-feira (6), com a participação do prefeito ACM Neto; do representante do BID no Brasil, Hugo Flórez; do ministro do Turismo, Marx Beltrão; e da procuradora do Tesouro Nacional, Suely Dib, no Fera Palace Hotel, na Rua Chile.

   18. Os principais representantes do mercado publicitário do país estarão reunidos nesta quinta-feira, dia 08/06, em Gramado, no Rio Grande do Sul. Eles participam da reunião da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), que será realizada durante o 21º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. Em número de participantes é considerado o terceiro maior evento do mundo e o maior da América Latina. 

   19. Promovido pela Associação Latino-Americana de Publicidade (ALAP), o Festival de Gramado é realizado desde 1975, sempre nos anos ímpares, e em 2017 será entre os dias 07 e 09/06 e terá como tema principal Nunca a diferença fez tanta diferença.

   20. Houve um apelo para que o presidente da Assembleia, Angelo Coronel, deixasse de falar em Otto Alencar como candidato a governador, em 2018. Coronel só fez sorrir.

   21. O deputado Marcelo Nilo (PSL) criticou o governo Temer e disse que o ministro Imbassay é o mais apagado do país e até hoje, em relação a Bahia, não disse pra que veio. 

   22. O deputado Robinho (PSD) destacou que Rui Costa está acima dos partidos.

   23. O deputado Bira Corôa (PT) disse que Camaçari está sem comando na Prefeitura.

   24. Segundo o deputado Pablo Barrozo (DEM) a Prefeitura de Salvador depois de 15 anos conseguiu assinar um contrato. Vixe!

   25. A PEC da Vaquejada foi aprovada em Brasília e o deputado Gika (PT) calado esteve em plenário na ALBA e calado ficou. Fala Gika. Esse é sua praia já que v representa Serrinha.

   26. Todo dia o pessoal da Defensoria Pública dá plantão nas galerias da Assembleia. Será que a DF está cortando o ponto de trabalho desse pessoal por lá.

   27. Na caminhada da Assalba destaque para o procurador juridico Graciliano Bomfim. Deixou muita gente pra trás.

   28. O deputado sgt Isidório disse que a 'corruptolândia' não pode acabar a 'cracolândia' na base da porrada, em SP.

  29. E Sulpa! Mais do psicodélico no programa de Ana Maria Braga. Demais.

   30. A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) leu, nesta terça-feira (7), voto em separado durante audiência da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado que discutia a Reforma Trabalhista. A parlamentar baiana, que é contra o projeto de lei enviado pela Câmara, o chamou de forma legalizada de constranger o trabalhador, numa crítica contundente ao relatório elaborado pelo senador Ricardo Ferraço (PSDB), que não alterou o texto dos deputados.
 
   31. Para a socialista, uma possível aprovação da Reforma significa um rompimento do Brasil com a Organização Internacional do Trabalho, pois impossibilita moralmente o País de se reunir com a entidade. “Não resta dúvida que, do jeito que está, a Reforma Trabalhista prioriza a terceirização em detrimento do trabalhador. “Procurei um benefício desse projeto e não encontrei. É retirada de direitos o tempo todo”, lamentou.  

   32. A deputada Luiza Maia (PT) relatou peripécias do motorista de ACM Neto na rua da Graça no último final de semana. Atos desabonadores.