Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA já tem dois nomes lançados à sucessão Rui, em 2018: Neto e Otto

O senador Otto Alencar (PSD) é um bom nome e pode atuar com democratização da comunicação, o que não acontece nos governos de ACM Neto e Rui Costa
27/05/2017 às 19:56
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Os desejos politicos em torno da sucessão ao governador Rui Costa, em 2018, deram novos sinais nesta conturbada semana em que o presidente Michel Temer (PMDB) balançou, mas, não caiu, com as revelações do presidente da Assembleia, Angelo Coronel, dando conta de que seu partido, o PSD, poderá lançar o senador Otto Alencar ao Palácio de Ondina; e, hoje, o prefeito ACM Neto, DEM, durante encontro com a juventude do seu partido disse que "se o povo quiser, vamos estar na luta no ano que vem".

   2. Esse tipo de declaração respaldada no povo é tão antiga quanto Getúlio Vargas e seu populismo daí que se trata apenas de um chavão da politica e o prefeito, pré-candidatíssimo a Ondina, usou esse velho artifício para se inserir de vez no processo inicial sucessório, uma vez que entre seus partidários na Assembleia todos sabem e defendem à sua candidatura a governador.
 
   3. Ainda faltam os outros atores nesse encaminhamento, o governador Rui Costa (PT), o qual por lei pode candidatar-se à reeleição e é natural que assim proceda; a senadora Lidice da Mata, a qual já arriscou-se a essa condição de candidata a governadora, em 2014, sem êxito; a deputada Alice Portugal, do PCdoB, partido que se insurgiu contra o PT com candidatura própria a prefeito de Salvador, em 2016, e que poderá arriscar-se à Ondina, em 2018; o PSOL, o PRTB de Da Luz, eterno candidato; e o PP do vice-governador João Leão.

   4. Nos bastidores da ALBA diz-se que o PP gostaria de editar a chapada PSD/PP vitoriosa na presidência da Assembleia em direção à Ondina entendendo que, sua contribuição como 'muleta' ao PT já teria sido dada. Todo esse caldo de cultura politico ainda dependerá do desfecho em relação ao governo Michel Temer, se resistirá até 2018, e qual será a situação política de Lula diante da Justiça Eleitoral e dos processos que enfrenta na Justiça.

   5. Uma coisa parece consensual, hoje. Se Lula for candidato a presidência da República, em 2018, em eleições diretas, Rui ficará fortíssimo uma vez que são do mesmo partido e Lula ainda é queridissimo no Nordeste e na Bahia, seus principais currais eleitorais. Se Lula não for candidato a presidente são outros quinhentos e até se fala que Rui poderia ser o nome do PT ao Palácio do Planalto, uma vez que é o petista mais proeminente do partido. Mas isso será uma avaliação que o governador fará adiante. Não é justo, agora, colocar o carro à frente dos bois. Cada decisão em seu momento oportuno.

   6. Quanto aos nomes de Otto e Neto pré-lançados nesta semana nada mais oportuno, pois, não têm nada a perder. Há um vazio na pré-corrida sucessória e eles se posicionam até para testar o sentimento da população nesse momento em que os olhos estão mais voltados à política nacional. Se Temer resistir e a economia melhorar, no segundo semestre de 2017 e em 2018, melhor para ambos. Se Temer sucumbir e ascender um Rodrigo Maia, por exemplo, também é bom para ambos. Para Rui, só serve Lula. 

   7. Esse é o quadro. Ninguém acredita que o movimento Eleições Diretas Já e o impeachment de Temer prosperem, salvo se aparecerem novas denúncias envolvendo ainda mais o peemdebista. Brasília negocia no escurinho do cinema: FHC, Lula, Sarney, Jobim, Maia, Temer, Padilha, num salve-se quem puder generalizado, mas, lembrando sempre que precisa combinar com os 'russos' os juizes e promotores da Lava Jato e os ministros do STF. 

   8. Por enquanto, como se diz no popular, a briga é de foice e no escuro. Nada está claro nem ninguém sabe qual será o the end.
                                                           ******
  9. A Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) acompanha neste fim de semana o processo de demolição do imóvel localizado na Avenida Otávio Mangabeira, s/n, no Jardim Armação (próximo ao Brisas do Mar), que está com a estrutura comprometida, conforme avaliação da Defesa Civil de Salvador (Codesal). Neste sábado (27), a Sedur e a Codesal acompanharam o cercamento de tapumes da edificação, que é privada. A expectativa é que a demolição das estruturas aconteça neste domingo (28).

   10. Os imóveis vizinhos já foram notificados para que retirem os automóveis estacionados próximos ao edifício, além de qualquer outra estrutura, para evitar qualquer dano com o processo de demolição. O imóvel pertencia à família do empresário Luiz Domingos, falecido na última semana, mas a Sedur localizou um familiar, que já deu andamento ao processo para início da demolição, que precisa ser feita o quanto antes devido ao elevado risco à vizinhança.

   11. Vinte dias após o lançamento festivo do Podemos na Bahia, com a presença de nomes nacionais e estaduais da política, o sábado (26) foi de reunião com mais de 100 lideranças regionais de Salvador. O partido inicia uma programação para levar os novos direcionamentos da legenda a todo estado.

   12. “São 30 coordenações em Salvador que trabalham com os aspectos comunitários e também atuam nas temáticas que envolvem mulheres, juventude, LGBT, terceiro setor e negritude. Procuramos mostrar aos nossos filiados que agora é a vez de todos se engajarem na política, em busca de mudanças coletivas. E a novidade é que, por tudo que o Brasil está passando, todos nós teremos idênticas chances de concorrer a um cargo eletivo. Essa é a hora de exercitar a verdadeira democracia”, argumenta o deputado federal Bacelar, presidente estadual do Podemos.

   13.   A Secretaria da Administração (Saeb) publica neste sábado (27), no Diário Oficial do Estado (DOE), o resultado provisório da prova de títulos, terceira etapa do concurso público da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). De acordo com o documento, os candidatos têm até dois dias úteis, segunda e terça-feira (29 e 30 de maio), para realizar interposição de recurso no site da organizadora do certame, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (www.ibfc.org.br).

   14. A prova de títulos é exclusiva aos candidatos que concorrem aos cargos de Especialista em Regulação. Ainda neste sábado (27) será publicado, também no DOE, o resultado definitivo da perícia médica de candidatos inscritos no concurso público da Agerba como pessoas com deficiência. A perícia foi feita pela Junta Médica Oficial do Estado da Bahia, de acordo com o previsto no edital de abertura de inscrições.

   15. O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, concedeu uma entrevista coletiva para a imprensa de Feira para dar detalhes sobre a medida adotada, com orientação de sua Procuradoria Geral, de reter parte do material utilizado para montagem dos camarotes da Micareta, impedindo que seja recolhido pela empresa responsável, a Teo Santana Empreendimentos, Propaganda e Eventos Ltda-ME.

   16. A determinação da Procuradoria para tratar deste episódio é que os equipamentos sejam retidos pela Secretaria até que a empresa pague uma multa de 10% do valor do contrato, o equivalente a R$15.000,00 reais. A medida foi tomada sob a justificativa de que a empresa não cumpriu com o que estava proposto e acertado em contrato.

   17. O secretário Edson Borges afirma que a Procuradoria Geral do Município já está em andamento com um processo administrativo e irá dar andamento a um processo judicial do caso. “A Prefeitura de Feira de Santana não pagou um centavo ainda a empresa. Este primeiro valor que deve ser pago por ela é apenas uma multa, sendo que também há a possibilidade de indenização. O que há de punição, essa empresa vai sofrer”.

   18. A TV Bahia toda vez que levar o cantor Márcio Vitor para o programa do Meio Dia tem que legendar suas canções. Ninguém entende nada do que ele fala ou canta ou grita.

   19. Cientista diz que se prender todos os políticos não acaba com a corrupção no Brasil. Resta-nos o que então?

   20. Prefeito Doria não desiste e vai contratar ambulâncias para recolher os viciados nas cracolândias.

   21. A vantagem de Otto governador é que pode ter uma comunicação democrática, o que não acontecem nos governos de Rui e Neto.

   22. O Lobisomem de Serrinha e esposa dona Ester Loura foram vistos no show de Roberto Carlos no Jóia da Princesa, em Feira de Santana.
   
   22.  Desde que foi lançada na Bahia, há pouco mais de dois meses, a plataforma Radar Sebrae já foi acessada por mais de 18 mil empreendedores que buscam oportunidades de negócios ou localização mais adequada para um ponto comercial. A ferramenta está disponível de forma gratuita no site (www.radarsebrae.com.br) ou em aplicativo para Android e IOS (adquirido via Google Play ou Apple Store).

   23. A versão mobile (tablet e smartphone) ainda é a preferida do público, somando quase 12,5 mil acessos. O passo a passo explica a utilização do sistema. Na simulação utilizando o Radar Sebrae é possível conhecer indicações de segmentos com potencial para empreendedores e, ainda, oportunidades em um bairro específico, tudo no link “Galeria de negócios”.

   24. Buscando, por exemplo, uma oportunidade de empreender no bairro de Amaralina, no segmento de Saúde, Beleza e Farmácia, o Radar aponta como os três negócios mais promissores: academias, salões de beleza e comércio de cosméticos. 

   25. A seleção sugerida leva em conta quatro indicadores de mercado, que são número de empresas fechadas na região, hábitos de consumo, tendências de negócio e concorrentes. É possível ver, ainda, as melhores ruas para iniciar um empreendimento e fazer o comparativo entre os locais, gerando, assim, um relatório completo, com análise detalhada do bairro escolhido.