Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

RECEITA FEDERAL em cheque mate por falha na dinheirama JBS à politicos

Embasa abre concurso público para preencher 600 vagas. Uma boa oportunidade de emprego e trabalho.
20/05/2017 às 19:30
 MIUDINHAS GLOBAIS:
   
   1. A pergunta que milhares de brasileiros fazem hoje é por que a Receita Federal, órgão considerado tão eficiente na fiscalização das contas dos brasis, especialmente da classe média, não descobriu essa dinheirama que a JBS disse ter doado aos politicos? 

   2. Nos depoimentos de um dos donos da empresa Joesley Batista exibidos pela TV após liberação do STF ele falou em dezenas de notas frias para esquentar o dinheiro, depósito no exterior de 150 milhões de dólares, compra um prédio em BH, malas e malas de dinheiro vivo e a Receita Federal com seus técnicos, seus computadores, com gente qualificada, não conseguiu detectar nada?
  
   3. É assombroso. Até porque, nós mortais da classe média, quando vamos declarar o Imposto de Renda é um corre pra lá; corre pra cá, pega notas de aluguéis, nota de dentista, comprovante de que está pagando o plano de saúde e ao menor deslize a RF notifica, multa e assim por diante. 

   4. Agora, diante de uma dinheirama dessa da JBS - isso sem contar da Odebrecht e outros - a Receita não detecta nada? Alguma coisa está errada. Teve uma época em que Everardo Maciel dizia que a RF era a tal e qual, eficiente, uma das melhores do mundo.
  
    5. Tem 3 anos que fui ao México e só comprei como lembrança um sombrero, duas batas e dois vestidos coloridos para a esposa. Além disso, aqueles bugigangas menores - um réplica de gravura de Frida Kalo, um calendário maya, uma camisa florida de Cancun - e pronto. Quando cheguei no Brasil de volta, por SP, o camarada da Receita mandou eu abrir minha mala. 

   6. Oh! coitado! Passou os olhos e as mãos pelas batas e acho que ficou com vergonha e disse: pode ir embora. No tempo em que confiscavão laptops fiquei horas justificando, em Salvador, que era usado, que era jornalista e tinha levado para trabalhar. E o cara dizendo: por que v não declarou? Porque o posto estava fechado quando embarquei.
   
   7. É isso. Agora, Sêo Batista da JBS disse com todas as letras nos depoimentos da TV que deu 20 milhões de reais a um; 150 milhões de dólares a outros; 60 milhões a um terceiro; 30 milhões a um quarto; e teve deputado que pediu 150 milhões pra comprar 30 deputados, cada qual, a 5 milhões, como se fosse uma mercadoria, um conteiner de peças valiosas. E isso vem rolando há anos e os computadores da Receita Federal e seus ténicos nada descobriram.

   8. Bem: creio que a Rerceita, sua direção, tem a obrigação de dar uma nota pública se explicando ou então tá na hora do ministro Fachin convocar esse pessoal para saber o que aconteceu. A RF é órgão do Ministério da Fazenda.
                                                                           ******  
   9. O Programa Onda Digital torna pública a abertura de inscrições para o ingresso em cursos de extensão na área de tecnologia com uso de Software Livre. Os cursos tem como objetivo ampliar as competências e habilidades no uso das tecnologias digitais com a transmissão de conhecimentos sobre cultura digital, software livre, programação, dados abertos, remix e trabalho colaborativo.

   10. O edital completo com maiores informações pode ser visto no www.ondadigital.ufba.br. A pré-inscrição pode ser realizada até o dia 23 de maio no mesmo site. Os cursos são abertos para comunidade externa, mas também conta com vagas reservadas para funcionários servidores e terceirizados da UFBA e seus dependentes.
   
   11. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) publicou, na edição deste sábado, 20 de maio, do Diário Oficial do Estado da Bahia (DOE), edital de retificação que exclui a prova de aptidão física para os candidatos às vagas de agente operacional e operador de processos de água e de esgoto do concurso público aberto pela empresa em março. 

   12. Com a mudança nas regras do certame, as inscrições para todas as vagas previstas no concurso serão reabertas a partir das 0h do dia 22/05/2017 até as 23h59min do dia 12/06/2017. A nova data das provas foi definida para o dia 9 de julho e serão realizadas nas cidades de Salvador, Barreiras, Feira de Santana e Vitória da Conquista.
 
   13. As decisões foram tomadas após análise conjunta da empresa, do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), organizador do concurso, do Ministério Público do Trabalho e da Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª região Salvador.   

   14. De acordo com a gerente de administração de carreira e desempenho da Embasa, Nivalda Beuclair, os candidatos inscritos anteriormente no concurso, conforme lista publicada no site do IBFC no dia 18/04/2017, permanecem com suas inscrições ativas, não sendo necessária nenhuma providência adicional em virtude das alterações.
 
   15. O concurso público da Embasa visa ao preenchimento de 600 vagas para 11 funções dos níveis médio, técnico e superior. As vagas contemplam unidades da empresa em Salvador, região metropolitana e Interior. Os salários admissionais variam de R$ 1.122,84 a R$ 6.793,31. As inscrições para o concurso deverão ser realizadas pela internet, no endereço eletrônico www.ibfc.org.br.

    16. Vinte e oito povos indígenas vivem na Bahia atualmente. Para homenageá-los, a Orquestra Museofônica montou a aula pública 'Tributo ao Indígena Brasileiro: Máscaras que Tocam', utilizando instrumentos musicais tradicionais da etnomusicóloga Emília Biancardi.  

    17. Chocalhos Maracás (usados nos rituais da plantação e da pajelança), Buzinas (que servem basicamente para a comunicação) e Máscaras que tocam (que representam personagens da mitologia indígena e são usadas em cerimoniais), além de batedor e peitoral foram alguns dos instrumentos levados pela orquestra para a estação do metrô em Pirajá, no último mês de abril. 

   18. "Não é o que a gente está acostumado a ver, principalmente numa estação de metrô. Apesar de ser uma cultura que faz parte do nosso país, foi a primeira vez que eu tive o contato de perto, tendo alguém para explicar e falar sobre [a cultura indígena]", comentou o autônomo Ricardo Reis Ribeiro.

   19. Considerada um verdadeiro museu cênico, a orquestra foi criada em 2012, objetivando um aprendizado sobre o manuseio e conhecimento de instrumentos musicais. A homenagem promovida pela orquestra aos povos indígenas pode ser conferida em vídeo da série ‘Nossa Cultura’, produzida pela Secretaria de Comunicação Social da Bahia (Secom), em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult). Assista ao vídeo: http://migre.me/wEbJB
   
   20. A deputada Ivana Bastos (PSD) apresentou projeto de lei que proíbe o recolhimento, retenção ou apreensão de veículo pela identificação de dívida do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

   21. “Assim e, com base nos princípios constitucionais, justificamos inclusive o presente projeto como medida de combate a uma ilegalidade para melhor acomodar a pretensão do Estado no particular”, alertou a parlamentar.

   22. Segundo o documento entregue à Mesa Diretora da Casa, o não pagamento do imposto, até as datas limites fixadas, sujeita o infrator exclusivamente às penalidades estabelecidas em lei como multas, atualização monetária e acréscimos moratórios, bem como a lavratura do competente auto de infração, por servidor do Estado com poder de polícia, a ser realizada no local onde se verificou o débito. 

   23. Ivana Bastos acredita que a situação descrita no corpo do projeto seria o que se configura como conduta arbitrária e ilegal, por meio da apreensão de veículos com o intuito coercitivo de cobrança do tributo. 

   24. “Se utilizarmos da comparação, seria a mesma situação se o Estado expulsasse os proprietários de uma residência por atraso no IPTU, ou ainda, de forma ainda mais esdrúxula, seria como o recolhimento do veículo pelo não pagamento de multa, que também é um tributo”, justificou a deputada. 
  
    25. Os contribuintes que possuem veículos com placas de final 5 têm até o dia 30 de maio para quitarem o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto, em cota única. 

   26. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba), existe ainda a opção do pagamento do IPVA em três parcelas, com o vencimento da primeira cota também no dia 30 de maio. Caso o contribuinte prefira pagar em cota única sem desconto, a data limite é 31 de julho.

   27. Para efetuar o pagamento, o contribuinte deve dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, do Bradesco ou do Bancoob, com o número do Renavam em mãos. Também neste mês de maio, os proprietários de veículos de placas de finais 3 e 4 que optaram pelo parcelamento devem estar atentos ao pagamento da segunda cota, que vence nos dias 29 e 30, respectivamente. 

   28. Além disso,  no dia 29 também vence o prazo para pagamento em cota única, sem desconto, do imposto devido pelos veículos com placas de final 2.

   29. As datas de vencimento para as demais placas podem ser consultadas no calendário do IPVA 2017, disponível no site da Sefaz-Ba (www.sefaz.ba.gov.br), clicando-se no canal Inspetoria Eletrônica e em seguida em IPVA. 

   30. A Secretaria da Fazenda ressalta que não encaminha para os contribuintes boleto de pagamento do imposto. Em caso de dúvida, é possível entrar em contato com o call center da Sefaz, pelo 0800 071 0071. O pagamento é integrado: é necessário quitar ainda a taxa de licenciamento e eventuais multas relacionadas ao Renavan informado.

   31. Senadores Romário e Álvaro Dias vão para o Podemos, ex-PTN. Baixa no PSB.
   
    32. Cartaz visto no Pelourinho neste sábado: Bira do Jegue para presidente.
   
   33. A defesa de Temer em querer desqualificar o empresário dono da JBS não cola. Se o cara era essa 'peste' todo porque raios o presidente o recebia no Jaburu com honras de chefe de Estado?
  
    34. Dono da JBS diz que colocou 70 milhões de dólares numa conta para Dilma Rousseff no exterior e ainda consultou Lula: - Pode botar? Lula teria dito: Pode. Então, agora, se é verdade é só dizer o número da conta e o banco.