Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BRASIL respira e geração empregos formais em abril atinge 59.856 vagas

No primeiro aniversário da Concha do TCA está faltando a Secult revelar quanto foi o cachê de Gal Costa e quem pagou
16/05/2017 às 19:33
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O Brasil respira e voltou a gerar empregos com carteira assinada em abril deste ano, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta terça-feira (16) pelo Ministério do Trabalho. No mês passado, as contratações superaram as demissões em 59.856 vagas. Foi o primeiro resultado positivo para abril desde 2014.

   2. O governo federal que prevê PIB positivo em 1.8% ao ano e revela que o país está se livrando da recessão ou pelo menos dando os primeiros sinais de que o pior já passou com as reformas em andamento no Congresso vê, agora, aos poucos, o retorno do emprego formal.

   3.  Abril também foi o segundo mês de 2017 em que houve geração de empregos formais - em fevereiro, as contratações também superaram as demissões, em 35.612 vagas, no que foi o primeiro registro de criação de postos com carteira assinada no país em quase dois anos. Após o resultado positivo de fevereiro, porém, o país voltou a fechar vagas de trabalho em março. Naquele mês, 63.624 postos foram fechados.

   4. "Espero que no mês que vem, quando venhamos a conversar novamente, possamos comemorar essa expectativa da retomada do emprego no Brasil. Isso é uma tendência. Quanto maior o número de pessoas consumindo, toda essa cadeia se fortalece. Esperamos que se concretize e se estabeleça esses números positivos", disse o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

   5. Na Bahia, em abril, foi contabilizado um saldo positivo de 7.192 postos de trabalho com carteira assinada. Este dado foi baseado na pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia. 

   6. Tal resultado expressa a diferença entre o total de 47.143 admissões e 39.951 desligamentos. Este resultado representa uma ligeira recuperação na geração de empregos do Estado, uma vez que em igual período do ano anterior o saldo foi negativo (-3.022 postos), assim como em março de 2017 (-2.920 postos). Trata-se de primeira ocorrência positiva após 24 meses de saldos negativos, com as declarações fora do prazo.

   7. Segundo Armando Castro, diretor de Pesquisas da SEI, o resultado coloca a Bahia como o terceiro estado que mais gerou emprego no Brasil no mês de abril. “Isso é consequência, principalmente, de um ambiente favorável. Não coincidentemente estados com péssima situação fiscal e baixo investimento público estão nas últimas colocações em geração de emprego. A Bahia, ao contrário, mantém boa saúde financeira e importantes investimentos públicos. Esses investimentos terminam tendo impacto por toda economia local”, analisa o diretor.
 
   8. Setorialmente, em abril, cinco segmentos contabilizaram saldos positivos: Agropecuária (+3.749 postos), Serviços (+2.330 postos), Indústria de Transformação (+1.139 postos), Administração Pública (+472 postos) e Serviços Industriais de Utilidade Pública (+159 postos). Por outro lado, três setores desligaram trabalhadores celetistas: Construção Civil (-503 postos), Extrativa Mineral (-101 postos) e Comércio (-53 postos).

   9. No acumulado dos últimos quatro meses, cinco setores de atividade registraram saldos positivos, destes, o maior saldo foi o de Agropecuária, Ext. Vegetal, Caça e Pesca (+5.059 postos), Administração Pública (+2.514 postos), Indústria de Transformação (+2.199 postos), Serviços Industriais de Utilidade Pública (+1.554 postos) e Serviços (+171 postos). Em contrapartida, Comércio (-4.863 postos), Construção Civil (-4.257 postos) e Extrativa Mineral (-222 postos) apresentaram saldos negativos.
                                                                      *****
   10. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) notificou 53 responsáveis por casarões na Ladeira da Soledade, e todos foram orientados a evacuar os imóveis até que as estabilizações sejam realizadas. As vistorias atestando a necessidade de manutenção predial foram encaminhadas ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) para que o órgão, em entendimento com os proprietários, tome as devidas providências para a segurança das estruturas.

   11. O Colégio Estadual Carneiro Ribeiro segue interditado até que a estabilização do casarão vizinho à unidade escolar seja feita, eliminando o risco de acidentes. A Codesal notificou a direção da escola, o Ipac e a Secretaria Estadual de Educação para que as providências sejam tomadas o quanto antes.

   12. A Embasa vai repassar um aumento extraordinário de 8,80% na tarifa a partir do mês de junho, para todos os baianos. O reajuste na conta de água é maior que o dobro da inflação oficial, que nos últimos 12 meses foi de apenas 4,08%. O deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) criticou nesta terça-feira (16/5) o serviço precário prestado pelo órgão e o aumento abusivo.

   13. “Mesmo prestando um serviço cada vez mais precário, mesmo deixando faltar água e botando a culpa no consumidor, a Embasa acaba de ser agraciada pelo Governo do Estado com um aumento extraordinário de 8,80% na tarifa a partir do próximo mês. Esse é mais um dos absurdos desse governo”, disparou o parlamentar.

   14. E os aumentos não pararam por aí, a mesma resolução da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia, a Agersa, que aprovou o reajuste, também estabeleceu que os próximos aumentos anuais, até 2020, serão também acima da taxa de inflação. “Mas, como, para esse governo, desgraça pouca é bobagem, a Agersa também aprovou uma alteração no volume do consumo mínimo, o que prejudica exatamente a parcela mais pobre da população”, alfinetou Geilson.

   15. Diz-se que o vice-governador João Leão (PP) conversando com o senador Otto Alencar (PSD) não teria gostado das declarações do secretário Jaques Wagner dando conta de que vice só serve para conspirar. A declaração de Wagner foi genérica: para presidente, governadores e prefeito.

   16. Também, só lembrando, o vice de Wagner foi Otto Alencar.

   17. Diz-se que, quem mais gostou do 1º aniversário da Concha do TCA teria sido a cantora Gal Costa. Caché em torno de R$125 mil. Que maravilha. Já que o governo da Bahia é tão transparente deveria dizer quem pagou o tal cachê.

   18. Pessoal da Defensoria Pública que teve Plano de Cargos e Salários aprovado pela ALBA há 2 anos voltou as galerias da Casa querendo mais avanços. Abriram a porta querem mais. A turma é gulosa e faz uma barrulheira danada.

   19. É silênico de túmulo egipcio a mudez da Fetrabes sobre reajuste dos servidores do Estado mesmo com melhor arrecadação de ICMS e PIB previsto em + 3%, 2018.

   20. Uma notícia para os moradores de Paripe e para a comunidade do Colégio Maria Odete Pithon Rainal, que aguardam a ampliação e recuperação da unidade, que hoje funciona em um prédio alugado, no subúrbio de Salvador. O deputado federal Bacelar (PTN) pediu e o secretário estadual de Educação, Walter Pinheiro, enviou equipe para uma vistoria técnica ao local, nessa terça (16).

   21. A equipe vistoriou também o terreno doado pela Associação do 2º Distrito Naval para a construção de um grande colégio de ensinos fundamental, médio e cursos profissionalizantes. “O sonho de uma comunidade inteira que pode ser viabilizado. A avaliação técnica é só o começo”, comemora Bira da Saúde, suplente de vereador pelo PTN/Podemos, ao lado de André Araujo, outro suplente da legenda. 

   22. Participaram da reunião ainda, Jonilton Passos e Vagner, diretores da Associação de moradores, Augusto, liderança local e a diretora do colégio, Ester Marinho.

   23. Uma audiência pública no Senado para debater as ações do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em saneamento básico revelou números e desafios alarmantes para o País. São mais de 30 milhões de brasileiros sem acesso a fontes regulares de água potável e metade da população do país sem coleta de esgoto.

   24. Para enfrentar essa situação, o Brasil precisa investir algo em torno de R$ 380 bilhões para universalizar o saneamento básico até o ano de 2033. Conduzida pelo senador Roberto Muniz (PP-BA), o debate na Comissão de Infraestrutura da Casa, na noite desta segunda-feira (15), mostrou que a saída seria a uma atuação conjunta do poder público e do setor privado.

   25. Esse negócio de 'maio amarelo' é uma brincadeira.

   26. Como perguntar não ofende, o que faz a diretoria do MAB do Corredor da Vitória?