Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Juiz SÉRGIO Moro recusa pedido de Lula para ouvir novas testemunhas

O Centro de Controle de Zoonoses de Salvador (CCZ) intensificará as ações preventivas para evitar novos ataques de morcegos aos moradores do Centro Histórico de Salvador
15/05/2017 às 19:42
  MIUDINHAS GLOBAIS:
   
   1. (VEJA) O juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato em primeira instância, recusou nesta segunda-feira o pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Ministério Público Federal (MPF) para ouvir novas testemunhas no processo em que o petista depôs na semana passada, sobre o recebimento de propina da OAS na forma de um tríplex no Guarujá e do alojamento de bens que acumulou durante a Presidência. 

   2. Moro também estabeleceu os prazos para que as partes interessadas – MPF, Petrobras e advogados de defesa – façam suas alegações finais na ação.

   3. Em seu despacho, publicado no sistema eletrônico da Justiça Federal nesta manhã, Moro diz serem “desnecessárias” novas diligências. “Enfim, este Juízo já ouviu muitos depoimentos sobre o apartamento tríplex e sobre a reforma dele, não sendo necessários novos a esse respeito. O que se faz necessário, sim, é valorar oportunamente os depoimentos já tomados, juntamente com as demais provas”, escreveu o juiz.

   4. Moro também recusou outros pedidos da defesa, como o acesso a auditorias internas e ao processo de recuperação judicial da OAS. Os advogados de Lula alegaram, também, não terem sido plenamente atendidos na solicitação de documentos à Petrobras, e requereram que os processos de licitação das obras investigadas fossem anexados na íntegra à ação, o que foi identificado pelo magistrado como “mais milhares de documentos”, que, custosos para a estatal e sem necessidade justificada pela defesa, devem ser dispensados.

   5. Outra solicitação é um pedido de informação sobre um suposto acordo de colaboração premiada de Léo Pinheiro e Agenor Medeiros, proprietário e ex-executivo da empreiteira, ao passo que Moro afirma que, em seu interrogatório, Pinheiro afirmou não ter celebrado um acordo do tipo. Moro decidiu que, caso seja firmado um acerto que não esteja sob sigilo, cabe ao MPF anexá-lo ao processo nas alegações finais.
                                                                       *****
   6. Considerando que existe em Salvador mais de 600 encostas em situação de risco, a maioria em bairros pobres, habitados por população carente, o deputado estadual Heber Santana (PSC), apresentou indicação ao governador Rui Costa, para que envie projeto de lei à Assembléia Legislativa alterando a Lei Estadual 7.014/1966, isentando da cobrança de ICMS as lonas plásticas utilizadas para proteção de encostas e as geomantas, utilizadas para estabilização de declives.  

   7. “Isentar lonas e geomantas do ICMS é antes de tudo uma questão social”, considera o parlamentar. A indicação apresentada é a de número 22.092/2017.

   8. O deputado explica que nos períodos de chuva, muitas pessoas precisam adquirir lonas plásticas para proteção de encostas próximas às residências, mas não conseguem por causa do elevado custo, cerca de R$ 2,50 por metro quadrado, inviabilizando a ação preventiva. "Essa também é uma realidade de muitas cidades no interior do Estado", afirma Heber.   

   9. O governador Rui Costa lança, nesta terça-feira (16), o projeto Educação Empreendedora, às 9h, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque, no bairro da Caixa D´Água, em Salvador. O projeto, que será desenvolvido em parceria com o Sebrae-BA, visa fomentar a cultura empreendedora e dinamizar a economia nos 27 Territórios de Identidade da Bahia. O lançamento também contará com a presença do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, e do superintendente do Sebrae-BA, Adhvan Furtado.
 
   10. O evento reunirá gestores dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e dos Centros Territoriais e Estaduais e unidades escolares compartilhadas que ofertam Educação Profissional no Estado da Bahia para tratar sobre o projeto Primeiro Emprego. O objetivo é identificar egressos para atuar nas secretarias de 150 unidades escolares, ampliando, ainda mais, a inserção dos jovens no mundo do trabalho.

   11. Reconhecendo a importância da assistência social na sociedade baiana, que vem ampliando o acesso aos direitos sociais universais e principalmente tornando acessível políticas públicas que diminuem as desigualdades, o mandato do deputado Gika Lopes criou a frente parlamentar em defesa da Assistência Social.

   12. A Frente foi criada com o objetivo de mobilizar os parlamentares para congregar forças na luta pela implementação da política de Assistência Social como política pública que assegure a proteção social aos indivíduos em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo o SUAS como sistema integrado e descentralizado como preconiza a NOB/SUAS e NOB/RH.

   13. Gestores da Acbeu participam da palestra Tendências em Desenvolvimento Humano, que será ministrada na unidade Magalhães Neto, nessa terça, 16, às 9h, por Carine Cidade, membro da ICF - International Coach Federation Capitulo Bahia, e Marta Castro, atual diretora de planejamento da Federação Internacional de Coaches Capítulo Regional Bahia. 

   14. A ICF é a maior associação de coaches do mundo, com mais de 27 mil membros em mais de 140 países. Fundada em 1995, sem fins lucrativos, tem como missão contribuir para o avanço da arte, ciência e prática do coaching profissional. 

   15. Esta palestra faz parte da programação mundial da ICF Global, durante a semana de 15 a 21 de maio, e tem como propósito intensificar a divulgação desse método de desenvolvimento humano, que vem conquistando espaço, em razão dos resultados que vem apresentando.

   16. Cerca de 1 milhão de brasileiros têm glaucoma. Em Porto Seguro, no extremo sul do estado, quem sofre com o problema, acaba de ganhar um reforço para a luta contra a doença. Isso porque o CENOE Hospital de Olhos passa a ser Centro de Referência em Glaucoma na cidade. 

   17. “A evolução da doença é lenta. Se não for tratada, seu desfecho pode ser a cegueira total. A principal arma contra o Glaucoma é mesmo o acompanhamento”, alerta o médico oftalmologista Antônio Nogueira, diretor técnico do CENOE. O glaucoma é a segunda causa mais frequente de cegueira no mundo. É uma doença assintomática e pode ser detectada após um exame oftalmológico que mede a pressão intraocular. 

   18. “O Centro de Referência auxilia a população – através do SUS, a acompanhar o tratamento, realizando medições da pressão intraocular de forma rotineira”, explica. No Brasil, o glaucoma atinge hoje 2% da população acima dos 40 anos, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). O CENOE Porto Seguro realiza consultas, todos os tipos de exames e cirurgias. Para saber mais sobre os serviços oferecidos, basta consultar o site www.cenoe.com.br.

   19. Alunos da rede municipal de ensino de Salvador receberão orientações sobre os cuidados necessários para criação de animais de estimação. O Programa "Bichos de Estimação" de autoria da vereadora Marcelle Moraes (PV) e aprovado na Câmara da capital, aguarda a sanção do prefeito ACM Neto para ser implantado nas instituições de ensino.

   20. Durante os encontros, os alunos participarão de aulas sobre procedimentos de higiene na convivência com os animais, cuidados necessários para guarda responsável e noções de cidadania. A iniciativa visa ainda estimular a adoção entre os estudantes no intuito de reduzir o número de cães e gatos em situação de rua no município.

   21. "A ideia é fazer com que os estudantes tenham desde cedo uma consciência sobre a importância do cuidado com os pets. Temos hoje um grande número de animais em situação de rua na cidade que já configura um problema de saúde pública. Instruir os jovens hoje é investir nos protetores do futuro", explicou a parlamentar.

   22. O Centro de Controle de Zoonoses de Salvador (CCZ) intensificará as ações preventivas para evitar novos ataques de morcegos aos moradores do Centro Histórico. O órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove nesta terça-feira (16) uma força-tarefa com 30 agentes que farão visitas domiciliares para reforçar a vacinação antirrábica de cães e gatos domésticos e identificar abrigos de morcegos, bem como pessoas que porventura tenham sido expostas ao risco do ataque do mamífero voador.

   23. Os agentes sairão da Unidade Básica de Saúde de Santo Antônio, na Praça Quinze Mistérios, às 9h, e percorrerão toda a região, incluindo os bairros de Saúde e Barbalho. A ação também terá caráter educativo e de conscientização. A recomendação para os moradores dessas localidades é que mantenham janelas fechadas durante a noite e façam uso de telas protetora.

   24. A Taís Araújo diz que não gosta de abóbora no programa da Ana Maria Braga e vira noticia estilo gossip de grande repercussão. Quando sinceridade vira uma coisa do outro mundo.

   25. E o Lula! querendo de todo jeito retardar o parecer do juiz Moro com mais e mais testemunhas.

   26. Barraqueiros de Serrinha estão reclamando da Prefeitura Municipal que está cobrando taxa de R$900,00 para instalar uma tenda de bebidas e comidas juninas na Praça Luis Nogueira, durante o São João. 

   27. O vereador Sidninho (PTN), reforçou nessa segunda (15), a denúncia dos pais de alunos de escolas municipais de Salvador,  indignados com a falta de uniforme que até agora não chegou até os estudantes. 

   28. “Conversamos na semana passada com a secretária Paloma Modesto que reconheceu a deficiência mas não estipulou prazo para solucionar o problema. Como é que as crianças ficam?”, pergunta Sidninho que é presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal.

   29. O vereador Paulo Magalhães Jr. requereu, junto ao prefeito ACM Neto, a construção de uma creche municipal no bairro de Vila Canária. O ofício pede a viabilidade da obra no espaço já definido, que contem cerca de 500m², localizado na Rua Direta da Vila Canária, próximo ao largo. 

   30. “ O bairro tem uma escola municipal que não supri a necessidade da região. Quem tem condições se esforça e paga a mensalidade de uma creche particular, quem não tem, deixa de ser inserido no mercado de trabalho para cuidar dos filhos, o que termina gerando um ciclo de desemprego e falta de renda. Como representante da comunidade, confiei ao vereador Paulo Magalhães Jr. o pedido da construção dessa tão sonhada creche”, disse a líder comunitária, Maria da Conceição Santana. 

   31. Para o vereador Paulo Magalhães Jr. obras no segmento da educação serão sempre prioridades no cumprimento do seu mandato.  "Hoje as crianças que possuem até 5 anos não têm nenhuma instituição de ensino pública para frequentar no bairro, o que gera um déficit educacional, além do aumento da taxa de desemprego. 

    32. A população vê a necessidade da obra, que atenderá moradores de Vila Canária, Dom Avelar, 7 de abril, Jardim Cajazeiras e Castelo Branco. Eu vou intermediar o pedido, com a certeza da presteza e bom senso do prefeito ACM Neto, que também prioriza a educação em sua gestão", afirma o edil.