Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

WAGNER diz que saída de Palocci é a delação e triplex é uma invenção

Edital Bahia na Tela será lançado para incentivar o audiovisual pelo governo do Estado da Bahia
14/05/2017 às 18:52
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Dias após Antonio Palocci decidir fazer uma delação premiada, o ex-ministro petista Jacques Wagner disse em Oxford estar tranquilo quanto ao conteúdo possivelmente revelado. Assim como devem estar tranquilos, ele afirmou à reportagem, os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

   2. Wagner, ex-ministro do governo Dilma e ex-governador da Bahia, participava do Brazil Forum, série de debates realizada neste fim de semana em Londres e Oxford.

   3. "Eu não sei o que ele vai falar. Se alguém pode estar tenso, é quem teve relacionamento com ele", disse. "É difícil que o Lula tenha preocupação. O Lula e a Dilma."

   4. "A coisa do Lula não é o patrimônio. É muito mais fazer política. Inventaram um triplex, um sítio. Dizem que há milhões em uma conta no exterior. Cadê a conta?".

   5. Questionado sobre as razões que levaram Palocci -ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil- à delação, Wagner disse não existir surpresa. "No sistema jurídico que vivemos, a delação virou a única saída para não ficar preso por muito tempo."

   6. Réu em dois processos em Curitiba, Palocci teme que suas penas possam ultrapassar os 30 anos de prisão. A negociação do acordo será feita pelos advogados Adriano Bretas e Tracy Reinaldet.

   7. wagner participou de uma mesa com o ex-governador Ciro Gomes (PDT) e Timothy Power, diretor de estudos brasileiros em Oxford.

   8. O tema do debate era o futuro da política após o impeachment e a Lava Jato. No sábado, o juiz Sergio Moro e o ex-ministro José Eduardo Cardozo, do PT, haviam falado entre vaias e aplausos.

   9. "Querem transformar a política em uma torcida organizada de futebol", disse Wagner, criticando a crescente polarização brasileira.

   10. Wagner criticou também a existência do cargo de vice-presidente, que descreveu como "gasto de dinheiro" e "fórum de intriga". No caso do afastamento de Dilma, ele disse que teria sido melhor haver eleições antecipadas.

    11. "Vice-presidente, vice-governador e vice-prefeito só servem para tramar", disse. "Com a rapidez em que a gente chega de avião, não tem sentido ter um vice."

   12. Ciro Gomes, pré-candidato à Presidência, disse ao público -como já havia feito antes- que "o Brasil está sob um golpe de Estado", criticando o afastamento da presidente Dilma Rousseff . "O Brasil é um país autoritário. Nós não temos quase nenhuma tradição democrática."

    13. Ele afirmou que o Brasil "está rachado entre diferenças de opinião e moralismos de goela" e que "a única reforma que Michel Temer não vai poder desfazer é a tomada de três pinos, mais nada."
                                                                         ******
   14. A convite do Grupo Folha, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) será uma das palestrantes de Fórum sobre Exploração Sexual Infantil, que será realizado na próxima quarta-feira (18 de maio), no auditório da Unibes Cultural (da União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social), em São Paulo. Juntamente com a senadora baiana, foram convidadas as deputadas federais Maria do Rosário (PT-RS) e Laura Carneiro (PMDB-RJ).

   15.  O evento tem por objetivo debater como prevenir a prostituição de crianças, abordando ações no Legislativo e Judiciário, redes de proteção a testemunhas e o papel das empresas.

   16. As parlamentares falarão sobre as iniciativas que vêm sendo desenvolvidas no Legislativo federal para garantir os direitos de proteção de crianças e jovens. Durante o Fórum, também serão enfocadas ações de enfrentamento da exploração; o trabalho das redes de proteção à criança; como as empresas podem ajudar; e como superar a cultura do abuso. Os debates serão mediados pela jornalista Joana Cunha, do jornal Folha de S. Paulo.

    17. Em março, o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 21/2017, de iniciativa da deputada Maria do Rosário (PT-RS) e de outros 10 parlamentares, transformado na Lei 13.431/2017, que foi sancionada no dia 4 de abril e publicada no Diário Oficial da União do dia seguinte. 

    18. A nova legislação normatiza mecanismos para prevenir a violência contra menores e também estabelece medidas de proteção e procedimentos para tomada de depoimentos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, a chamada “escuta especializada”. No Senado, Lídice da Mata foi relatora da proposição e, na Câmara, a relatoria sobre o tema coube à deputada Laura Carneiro.

   19. Incentivar a produção de conteúdos audiovisuais baianos é o objetivo do edital Bahia na Tela que será lançado pelo Governo do Estado, através da TVE, nesta segunda-feira (15), às 14h, no Salão de Atos da Governadoria, em Salvador. A cerimônia aberta ao público contará com a presença do governador Rui Costa e do diretor Presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Manoel Rangel.

   20. No mesmo dia a TVE anuncia a exibição de 250 horas de conteúdo audiovisual brasileiro independente inédito na Bahia. São 17 séries de ficção, 19 séries de animação, 48 séries documentais e 10 telefilmes documentários. O conteúdo oferece desde séries de animação e ficção para o público infantil e séries documentais para o público jovem até séries e telefilmes para o público adulto. Entre os conteúdos a serem exibidos na TVE estão seis obras de diretores baianos.

   21. A pedido do ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, a cidade de Feira de Santana foi escolhida para o lançamento do Dia “D” de mobilização contra a gripe, neste sábado, 13, que pretende vacinar, até o dia 26 de maio, 54,2 milhões de pessoas que integram o público-alvo em todo o país.
Imbassahy, juntamente com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, deram a largada na campanha, recebendo uma dose da vacina, na sede da secretaria municipal de saúde, onde ocorreu o evento.

   22. “A escolha por Feira foi uma deferência ao nosso estado e a essa cidade (Feira) tão bem administrada por José Ronaldo, um grande prefeito” comentou.

   23.  Em retribuição, o prefeito agradeceu ao ministro Imbassahy por manter abertas as portas do seu gabinete, em Brasília, aos prefeitos que o tem procurado. “Nossa disposição é a de atender a todos que trabalham de forma séria”, respondeu o ministro.  

   24. Da programação constou ainda a entrega, ao Hospital Dom Pedro Alcântara, da estrutura do aparelho acelerador linear do Plano de Expansão da Radioterapia, que torna a cidade uma das referências em tratamento de radioterapia na Bahia. A aquisição atendeu a um pedido de José Ronaldo a Imbassahy, um investimento de quase R$ 5 milhões. O acelerador permitirá aumentar o número de atendimentos por mês em 74 municípios da região.

   25. A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia analisou os números da Bahia levantados pelo suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que investiga aspectos de relações do trabalho e sindicalização.

   26, Em 2015, a Bahia possuía cerca de 3,1 milhões de trabalhadores no setor privado e empregados domésticos com 16 anos ou mais de idade, dos quais 2,7 milhões (86,2%) exerciam atividade no setor não agrícola e 428 mil (13,8%) atuavam no setor agrícola. Deste contingente, aproximadamente 131 mil trabalhadores baianos possuíam algum tipo de impeditivo financeiro para deixar o trabalho (cerca de 4,2% do universo pesquisado), seja relacionado com dívida com o empregador por alimentação (88 mil), transporte (72 mil), instrumento de trabalho (43 mil, aluguel (9 mil) ou outro tipo de débito (13 mil).

   27. Cerca de 90% dos trabalhadores entrevistados na Bahia declararam que o número de horas efetivamente trabalhadas estava em sintonia ao que foi anteriormente pactuado com o empregador, e aproximadamente 94% declararam que o rendimento recebido estava em sintonia com o que fora pactuado. Já em relação ao nível do salário e dos complementos/gratificações salariais que recebiam, 49,1% dos trabalhadores do estado se revelaram satisfeitos ou muito satisfeitos.

   28. No quesito auxílio-alimentação, do montante de 1,1 milhão de trabalhadores beneficiados na Bahia, 59,9% se posicionaram como satisfeitos ou muito satisfeitos. Tais percentuais no Brasil e no Nordeste, contudo, revelaram-se superiores, 66,1% e 61,7% respectivamente.

   29. A proporção de empregados do setor privado e trabalhadores domésticos satisfeitos ou muito satisfeitos quanto à jornada de trabalho se mostrou maior na Bahia (68,1%) que no Nordeste (67,2%), apesar de ambos percentuais estarem abaixo da média brasileira (72,4%).

   30. No ano de 2015, cerca de 1,4 milhão de trabalhadores baianos com 16 anos ou mais estavam sindicalizados, basicamente como membros de sindicatos de empregados urbanos (57,7%). A razão principal da associação era a defesa dos direitos dos trabalhadores por parte dessa instituição, em que pese a baixa utilização dos serviços destas entidades: apenas 20,3% dos sindicalizados na Bahia utilizavam os serviços oferecidos pelo sindicato.

  31. Quanto à participação do sindicato ativo em negociação ou dissídio coletivo sobre benefícios (cartão ou vale refeição, transporte ou alimentação, auxílio creche, auxílio saúde, etc.), observou-se que, na Bahia, 61,5% dos sindicalizados afirmaram que sim, os sindicatos os haviam representado, enquanto no Brasil, 56,9% dos sindicalizados asseguraram o mesmo.

   32. Quanto à participação do sindicato ativo em questões pautadas na jornada de trabalho (horário de trabalho, folgas, horas extras etc.), 48,8% dos trabalhadores sindicalizados baianos consideraram o sindicato atuante – contrastando com 44,3% no Nordeste e 43,0% no Brasil.

   33. Notória foi a visão em relação à influência sobre os rendimentos. As respostas dos associados sobre a participação do sindicato ativo em negociação ou dissídio coletivo sobre rendimentos monetários (salários, remunerações, gratificações, etc.) extrapolaram os 90,0% nas três regiões em análise.

   34. Sobre os trabalhadores não sindicalizados, a pesquisa revela que a não associação foi motivada principalmente pelo desconhecimento de sindicato que representasse a categoria. Para a Bahia, o percentual foi de 26,2%.