Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

LULA dizia ansioso para encontrar Moro, mas, quer adiar o encontro

O curso de Medicina da Universidade Salvador – UNIFACS está com inscrições abertas para o vestibular. Serão 90 vagas oferecidas e os interessados podem se inscrever até 7 de julho.
09/05/2017 às 12:18
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Há pouco tempo o ex-presidente Lula dizia que estava ansioso para ter logo o encontro com o juiz Sérgio Moro para defender-se de acusações da Operação Lava Jatoe mostrar que nada tinha contra a sua honra. Recentemente, diante pedido da PF para organizar melhor a segurança em Curitiba, uma vez que se anunciava caravanas petistas no apoio a Lula, o juiz Sérgio Moro adiou a audiência de 3 para 10 de maio. Lula então ironizou dizendo que o problema não era dele e sim do juiz.

   2. Agora, que a audiência está marcada para quarta-feira, 10, os advogados de Lula alegam que não houve tempo de analisar todos os documentos de acusação e querem um prazo mais elástico para o seu cliente depor.  Veja abaixo os argumentos de Lula e seus advogados. 

   3. A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu por meio de habeas corpus a imediata suspensão do processo criminal em que ele é réu por corrupção e lavagem de dinheiro no caso tríplex – imóvel no Guarujá, litoral de São Paulo, que o Ministério Público Federal diz pertencer a Lula, o que sempre foi negado por ele. 

   4. A defesa alega ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), sediado em Porto Alegre, que não dispõe de tempo suficiente para analisar o conteúdo de uma “supermídia” com 5,42 gigabytes com documentos que a Petrobras anexou aos autos – estima-se que o arquivo tenha 100.000 páginas.

   5. O ex-presidente vai ser interrogado nesta quarta-feira pelo juiz federal Sergio Moro. Na ação, ele é acusado de ter recebido 3,7 milhões de reais em propinas da OAS que, em troca, teria fechado três contratos com a estatal petrolífera, supostamente por ingerência do petista. Se a Corte federal acolher a liminar, o interrogatório de Lula terá de ser adiado.

   6. A defesa quer que “seja concedido prazo razoável para a análise dos documentos, além da apresentação da íntegra da relação antes requerida e deferida pelo Juízo, com a eventual renovação dos atos processuais subsequentes que tenham sido prejudicados pela decisão ilegal”.

   7. Segundo os advogados de Lula – os criminalistas Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira -, os documentos da Petrobras foram solicitados desde 10 de outubro de 2016, mas “foram levados – em parte – ao processo somente nos dias 28 de abril e 2 de maio de 2017, por meio digital”.

   8. Ora, esses processos contra Lula (são 5 ao todo) já vem rolando há anos e o que se denota é que o ex-presidente usa os artifícios de clientes poderosos e que vão descobrindo brechas aqui e acolá para não haja julgamento algum. Ou seja, ir empurrando pra diante até chegar as eleições de 2018 e safar-se dos processos.
                                                                        *****
   9. O prefeito de Salvador, ACM Neto, e a secretária municipal de Educação, Paloma Modesto, assinam nesta terça-feira (9), às 9h, a ordem de serviço para construção da nova Escola Municipal Bela Vista do Lobato (Rua Beija Flor, s/n, Conjunto Bela Vista do Lobato, bairro Alto do Cabrito). 

   10. Fundada em 1992, a escola funcionava em uma estrutura de pré-moldado e se encontrava em situação precária, com sérios problemas estruturais. O prédio foi completamente demolido e a unidade realocada temporariamente para um imóvel alugado e adaptado para a atividade. 

   11. O projeto da nova estrutura que será construída prevê um prédio de dois pavimentos com cerca de 780 metros quadrados. Além das salas de aula, a escola terá áreas de lazer e outros equipamentos. Será uma escola totalmente nova e de melhor padrão de qualidade, com mais conforto para os estudantes. Com capacidade para atender cerca de 360 alunos, a unidade vai oferecer turmas de pré-escola (alunos de 4 e 5 anos) e do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano). 

   12. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), entregou 840 cisternas no município de Quijingue, no semiárido baiano, nesta segunda-feira (8). O conjunto de cisternas vai beneficiar mais de 75 comunidades rurais, permitindo o acesso à água de qualidade para o consumo humano. 

   13. “Às vezes, uma pequena decisão política pode salvar a vida de muita gente. Estamos aqui para celebrar essa alegria, mas vamos voltar outras vezes para ampliar esse programa”, afirmou o titular da SJDHDS, Carlos Martins, durante a entrega na comunidade do Tatu.

   14. As cisternas receberam R$ 2,3 milhões em investimentos. Elas representam um elemento de combate à estiagem, uma vez que Quijingue é um dos 214 municípios baianos que se encontram em situação de emergência por conta da seca. 

   15. “O que eu tinha aqui era um tanque pequeno. Agora tudo mudou e, com certeza, a vida melhora. Os meninos vão para escola sem se preocupar se tem ou não água”, destacou Dona Maria, uma das beneficiadas. 

   16. O líder do DEM na Câmara Municipal de Salvador, vereador Aleluia, participa na tarde desta terça-feira (9), às 15h, da Comissão da Camara dos Deputados que discute o projeto Escola Sem Partido, em Brasília. A sessão será transmitida pela TV Câmara.

   17. Aleluia apresentou projeto de lei que versa sobre o projeto na Câmara de Salvador, mas já conseguiu a aprovação de um projeto de indicação que pede a afixação em sala de aula de cartaz que explicite os direitos dos alunos.

   18. "É muito importante essa discussão que vem ocorrendo em todo o país. O interesse é realmente resguardar o verdadeiro ensino, no qual não há cerceamento de pensamento nem boicote de bibliografia não alinhada ao pensamento hegemônico de esquerda. 

   19. Levarei à Câmara dos Deputados argumentos sólidos em favor do projeto, que visa também proteger os estudantes da coação de professores por motivos de religião, de moral e de política", comentou o vereador democrata.

   20. A Fundação Procafé realizará mais duas edições do Dia de Campo As tecnologias que você pode ver destinadas a produtores rurais, técnicos, estudantes e outros profissionais que atuam na cafeicultura. A primeira edição será no próximo dia 10 de maio, quarta-feira, na Fazenda Experimental de Franca, SP, a partir das 8h; e a segunda será realizada nos dias 31 de maio e 1° de junho, na Fazenda Experimental de Varginha, MG, também a partir das 8h. O melhoramento genético do cafeeiro, adubação organomineral, poda e avisos fitossanitários são temas de destaque na programação dos Dias de Campo.

   21. Os interessados em participar poderão realizar a inscrição pelo site da Fundação Procafé, ou no local do evento, e levar 1kg de alimento não perecível para doação. Para saber mais sobre as inscrições e os locais de realização dos Dias de Campo - Fazendas Experimentais da Procafé, acesse o endereço eletrônico - www.fundacaoprocafe.com.br e/ou entre em contato com a Fundação Procafé pelo e-mail rosiana@fundacaoprocafe.com.br e telefone (35) 3214-1411.

   22. Ao participar hoje (08) da solenidade de lançamento do Programa Despertar, que tem como objetivo promover a educação voltada para a responsabilidade social e ambiental, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, destacou o valor da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), idealizador da iniciativa, e com o Sindicato Rural de Ilhéus, que apoia a iniciativa.

   23.  “Fiz questão de estarmos inseridos neste projeto porque é com a formação da consciência dos nossos jovens que construiremos uma Ilhéus mais cidadã e sustentável”, afirmou.

   24. O lançamento contou om a presença de dezenas de professores da rede municipal, além da secretária municipal de Educação, Eliane Oliveira, e a deputada estadual, Ângela Sousa. Um seminário de formação de professores será realizado até amanhã (9), no Palácio Paranaguá, para, em seguida, a metodologia ser colocada em prática nas escolas da rede.

   25.  Na foto enviada pela Secoma a sala tá meio vazia.

   26. O curso de Medicina da Universidade Salvador – UNIFACS está com inscrições abertas para o vestibular. Serão 90 vagas oferecidas e os interessados podem se inscrever até 7 de julho. As inscrições custam R$ 300 e as provas acontecem no dia 16 de julho (domingo).

   27. O curso obteve no 5 no processo de avaliação do Ministério da Educação em que foram avaliadas: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura. Durante a visita in loco, mais de 70% dos itens avaliados, receberam nota máxima. Os indicadores biblioteca, corpo docente, laboratórios, metodologia de ensino e política de apoio aos alunos tiveram destaque na avaliação.

   28. O objetivo do Curso de Medicina da UNIFACS é de formar médicos com sólido conhecimento geral e formação humanista, crítica e reflexiva, aptos a exercer a profissão com responsabilidade e princípios éticos, capazes de contribuir para o aperfeiçoamento do sistema de saúde. Mais informações: www.unifacs.br/vestibular.

   29. Com o tema "A comunicação transforma o mundo”, a FTC Salvador promove, entre os dias 09 e 11 de maio, mais uma edição da Semana de Comunicação. O evento irá contar com palestras e mesas redondas com profissionais do mercado de Comunicação baiano, além de oficinas sobre Produção de Moda, Telejornalismo, Vídeo Mapping e Cinegrafia. Os interessados podem realizar as inscrições, gratuitamente, através do e-mail: tvftcba@gmail.com.

   30. Dentre os assuntos a serem abordados no evento, estão as “Novas perspectivas da Comunicação; “A Bahia na rota do desenvolvimento de conteúdo”; “Estratégia em Redes Sociais”, “As boas conquistas do profissional de comunicação” e “Estratégia e Expansão do consumo pelo viés das redes sociais”. A programação completa pode ser conferida em portal.ftc.br.

   31. A Semana de Comunicação da FTC tem o apoio da Associação Brasileira de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (ARFOC Brasil), ARFOC-Bahia, Sindicato dos Jornalistas da Bahia (SINJORBA) e Sindicato das Agências de Propaganda (Sinapro).