Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BRASIL sonha com politico no modelo Macron. Isso algum dia acontecerá?

Capoeirista destacado pelos pares, Ailton Fiuza da Conceição, mais conhecido como Mestre Dedé, será homenageado pela Câmara Municipal de Salvador com a Medalha Zumbi dos Palmares
07/05/2017 às 20:09
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A pergunta que muitas pessoas faziam, hoje, no Brasil, é se a politica nacional pode gerar um Emmanuel Macron, jovem francês que aos 39 anos de idade elegeu-se presidente da França, ou se os brasis terão que votar nas mesmas caras de sempre, manjadas, algumas envolvidas em atos de corrupção e outras que fazem da politica uma profissão? O efeito Macron pode chegar ao Brasil?

  2. Que não se duvidade. O Brasil passa por um momento critico na politica, sem novas lideranças capacitadas, com os políticos antigos desacreditados, um Congresso sem a menor credibilidade e um Judiciário que passou a defender poderosos já condenados em primeira instância pela Justiça Federal euma República Sindical com 15.000 sindicatos.

   3. Entre as novas lideranças o que se vislumbra pela frente são as prováveis figuras de João Dória (PSDB), prefeito de SP; e Jair Bolsonaro, deputado federal pelo PSC. Os demais comentados possíveis pré-candidatos, de Isamel a Lula; de Marina Silva e Ciro Gomes são velhos conhecidos da politica profissional, roda de um mesmo moinho, pensamentos antigos, uma turma que ainda está com a cabeça no século XIX.

   4. É possível surgir um Macron, um centrista apegado a programas que possam resolver os problemas nacionais e deixer esse toma lá da cá vergonhoso no Congresso e nas Instituições? Dificil. Mas, não impossivel. A França também estava assim entre Hollande/Skarkosy/Jean-Luc Meléchon/François Filon e surgiu Macron. 

   5. O candidato independente  Emmanuel Macron foi eleito por 65,9% dos votos. Marine Le Pen recebeu 34,1% de apoio no segundo turno das eleições na França, neste domingo.

   6. Quase 12% dos votos no segundo turno das eleições  foram nulos e brancos, segundo as primeiras projeções dos institutos de pesquisas publicadas após o fechamento das urnas, o que representa um recorde nos pleitos do país durante a V República. De acordo com o Instituto Ipsos, os votos brancos e nulos – que são contabilizados na participação, mas não no resultado – totalizaram 4,2 milhões de pessoas.

   7. Os quase 12% registrados hoje ficam muito acima dos 5,82% do segundo turno das eleições presidenciais de 2012, quando o socialista François Hollande venceu o conservador Nicolas Sarkozy.

   8. Outra novidade é a professora Brigitte Macron, a qujal está na vida de seu marido desde que ele tinha 15 anos – primeiro como professora, depois como companheira sentimental e agora como sua primeira-dama. E ela estará ao lado de Emmanuel Macron quando o centrista pró-União Europeia (UE), de 39 anos, assumir o cargo como o presidente mais jovem da história da França, depois de ter vencido a eleição deste domingo.

   9. Segundo Veja, elegante e esbelta, Brigitte Macron, de 64 anos, é a colaboradora mais próxima de seu marido e ele lhe prometeu um papel oficial no palácio presidencial. “Todas as noites conversamos e repetimos o que ouvimos um sobre o outro”, disse Brigitte à revista Paris Match no ano passado. “Eu tenho que prestar atenção em tudo, fazer o máximo para protegê-lo”.

  10. Brigitte já saiu na capa de quase uma dúzia de revistas, e esteve ao lado de seu marido em muitos comícios lotados, enquanto o mundo acompanhava com fascínio o romance pouco ortodoxo do casal.

   11. Mas antes disso tudo ela foi esposa de outro homem e mãe de três filhos, e ensinava francês, latim e teatro. Brigitte estava no caminho para uma vida confortável, embora um tanto convencional.

   12. Brigitte Trogneux nasceu em 13 de abril de 1953 em Amiens, no norte da França, que também é a cidade natal de Emmanuel Macron, em uma família próspera que dirige um negócio conhecido de pastelaria e chocolate.

   13. No início da década de 1990, ela foi surpreendida por um jovem que estava atuando em uma produção de “Jacques e seu Amo”, de Milan Kundera. Era Emmanuel.
                                                                     ********
   14. Capoeirista destacado pelos pares, Ailton Fiuza da Conceição, mais conhecido como Mestre Dedé, será homenageado pela Câmara Municipal de Salvador com a Medalha Zumbi dos Palmares. O vereador Sílvio Humberto (PSB) propôs a outorga da honraria. A sessão solene acontece nesta segunda-feira (8), às 19h, no Plenário Cosme de Farias.

   15. Soteropolitano, nascido em 26 de setembro de 1955, Mestre Dedé comanda o Grupo de Capoeira Kilombolas, considerado um dos mais tradicionais da Bahia.

   16. A Transalvador abriu o retorno localizada logo após o Shopping Paralela, na Avenida Luis Viana Filho, que havia sido fechado esta semana a pedido da CCR Metrô. O órgão verificou que os moradores da região do Trobogy estavam sendo prejudicados, sobretudo nesse período chuvoso, quando o trânsito se mais lento. 

   17. Com o fechamento do retorno, os moradores do Trobogy precisavam ir até o viaduto da Avenida Orlando Gomes para retornar à Paralela no sentido Centro. 

   18. Por solicitação do deputado estadual Heber Santana (PSC), a Assembléia Legislativa da Bahia realiza nesta segunda-feira (8) às 10 horas, sessão especial para homenagear os cronistas esportivos da Bahia. Ex-atleta da divisão de base do Galícia e do Vitória, Heber Santana diz que a qualidade dos cronistas esportivos baianos é indiscutível.

   19.  Dentre muitos outros profissionais, a sessão especial visa homenagear nomes como Márcio Martins, presidente da Associação Baiana dos Cronistas Esportivos (ABCD), Eliseu Godoy, José Atayde, Edson Almeida, Fábio Gomes, Tony Carneiro, Djalma Costa Lino, Edson Marinho, Silvio Mendes, Toni Silva, Raniere Alves, Zé Eduardo (Bocão), Raimundo Varela, Ivanildo Fontes, Expedito Magrine, Chico Queiroz, Paulo Cerqueira e Silva Rocha.

  20. O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia ( Detran-BA) realiza, nesta segunda-feira (8), às 16h, no auditório da sede do órgão, na Avenida ACM, em Salvador, o evento Compromisso Maio Amarelo. Instituições públicas e privadas irão reafirmar o apoio ao movimento mundial pela redução no número de acidentes de trânsito e novos parceiros assinarão o termo de adesão à causa. 

   21. Durante o evento, será apresentada a programação do Detran para o Maio Amarelo e um balanço das atividades do Pró-Vítimas, programa de atendimento a vítimas de acidentes e familiares.

   22. Muitos estudantes da rede estadual terão os pais, mães e responsáveis como companhia a caminho da escola, desta segunda-feira (8) até sexta (12). É que as escolas estaduais da capital e do interior estarão realizando as eleições para o Colegiado Escolar, que é composto por representantes dos estudantes, professores, funcionários e das famílias. A missão do conselho é contribuir para a gestão democrática e participativa das escolas, visando a união de todos pela melhoria da Educação.

    23. “O Colegiado é extremamente importante, por meio do qual, todos os segmentos podem dar sugestões, acompanhar e fiscalizar as ações pedagógicas e administrativas da escola. Inclusive é uma forma de os pais estarem mais presentes no cotidiano da escola onde seus filhos estudam podendo, portanto, contribuir com a direção da escola, fortalecer a gestão e, consequentemente, a Educação”, afirma o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

    24. A eleição é promovida pela Secretaria da Educação do Estado e cada escola escolherá um dia da semana para o pleito. Urnas serão disponibilizadas, nos três turnos, nas unidades escolares. Para a formação do colegiado, a votação é por segmentos. Só o diretor da unidade escolar tem representação garantida. As unidades escolares já têm a lista dos votantes.