Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TEMER explica ao representante do Vaticano que reformas não essenciais

Prefeitura inaugura posto biométrico na sede do Prefeitura Bairro Subúrbio/Ilhas, em Paripe
05/05/2017 às 19:46
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Aos poucos a missão Imbassahy em Aparecida vai sendo revelada, por uma maior aproximação do governo federal com a Igreja Católica diante da interlocução fragilizada com as propostas das reformas Trabalhista e Previdenciária, essenciais ao país, mas, criticadas fortemente por setores petistas encastelados na igreja.

   2. O presidente Michel Temer convocou para uma reunião no Palácio do Planalto, nesta semana, o embaixador da Santa Sé no Brasil, o núncio apostólico Dom Giovanni d’Aniello, exatamente para mostrar que as reformas não prejudicam os mais pobres. O encontro se deu ao mesmo tempo em que ocorria em Aparecida (SP) a 55ª Assembleia Geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O governo anda preocupado com oposição dos líderes católicos nacionais a seus projetos reformistas.

   3. Segundo Veja, Temer interrompeu a agenda com deputados para receber em seu gabinete o representante do Vaticano – e do Papa Francisco, que ainda não aceitou convite do presidente para vir ao Brasil neste ano. O presidente fora aconselhado por parlamentares de sua base aliada dois dias antes a buscar um contato direto com o Vaticano, dada a resistência da CNBB às reformas trabalhista e da previdência, a principal do governo.

  4. Temer explicou ao núncio apostólico detalhes da reforma da Previdência e entregou a ele documento com dados em defesa do projeto aprovado na comissão especial da Câmara dos Deputados. O discurso do governo é de que as mudanças são necessárias e protegem a aposentadoria da camada mais pobre da população.

   5. Na sexta-feira anterior, padres e religiosos católicos, como as comunidades eclesiais de base (um dos berços do petismo), marcaram presença nas marchas da greve geral, inclusive na Esplanda dos Ministérios, em Brasília. No fim de março, o Conselho Permanente da CNBB pediu mobilização social e criticou a reforma da Previdência.
                                                                                 ******
   6. Os presidentes da Assembleia Legislativa e do Tribunal Regional Eleitoral, respectivamente deputado Angelo Coronel, e desembargador José Edivaldo Rotondano, inauguram nesta segunda-feira, dia 8, posto para recadastramento biométrico da Justiça Eleitoral que funcionará na sede do Legislativo. A cerimônia se realizará às 14h30min, no Palácio Deputado Luís Eduardo, no piso S2, correspondente ao térreo.

   7. Para o deputado Angelo Coronel a implantação desse serviço em colaboração com o TRE é outro passo que aproxima a Alba dos baianos – além de configurar uma prestação de serviço ao público e garantir a verdade eleitoral da Bahia, oferecendo segurança ainda maior ao processo de votação. 

   8. Em reunião realizada no Ministério Público do Estado (MPBA), na manhã dessa sexta-feira (5), o Governo da Bahia apresentou de forma clara todos dados sobre a integração tarifária entre os sistemas de ônibus e metrô. O encontro foi promovido pela promotora de Justiça Cristina Seixas, com participação de representantes do Governo e da Prefeitura Municipal de Salvador.

   9. O secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, salientou que “a integração tarifária tem sido continuamente cobrada pelo Governo do Estado junto à Prefeitura de Salvador”. Destacou ainda que todo processo já executado “segue com base nos termos dos acordos estabelecidos no quadro do Contrato de Programa e do Convênio Interfederativo, assinados entre as partes antes mesmo da transferência do metrô para o Estado”.

   10. Com o objetivo de intensificar o combate aos focos e criadouros do Aedes aegypti nos bairros prioritários de Salvador, a Prefeitura seguirá nesse sábado (06) com o mutirão de limpeza em São Tomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário.

   11. O ponto de partida será na Escola Municipal Otaviano Pimenta, ao lado da unidade de saúde do bairro, a partir das 08 horas. Durante a ação, os moradores das localidades devem colaborar com a iniciativa descartando entulhos e materiais inservíveis que podem ser colocados em frentes as suas casas para recolhimento.

   12. “O deputado federal (PTB-BA), Benito Gama está fazendo esse esforço enorme político no contexto da reforma política”, disse o presidente do Tribunal Superior Eleitora (TSE), ministro Gilmar Mendes ao destacar o empenho do parlamentar no Congresso Nacional, para garantir mudanças positivas nas regras do sistema eleitoral brasileiro durante a inauguração do  posto de cadastramento biométrico na Prefeitura-Bairro do subúrbio localizada no bairro Paripe, em Salvador-BA nesta sexta-feira (5).

   13. Benito Gama participou da inauguração juntamente com o prefeito, ACM Neto, a secretária de Política para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador, Taissa Gama. Na oportunidade, o presidente do TSE, Gilmar Mendes afirmou que todas as medidas foram tomadas para adequação dos dados biométricos na Justiça Eleitoral.

   14. Estão abertas as inscrições para a I Semana de Engenharia Unijorge, que acontece de 9 a 13 de maio no campus Paralela. A iniciativa é voltada para estudantes, professores e profissionais da área e contará com palestras, visitas técnicas, jogos e uma programação para aprimorar o conhecimento e promover a troca de experiências.

   15. Em seis dias dedicados ao microempreendedor individual, o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio, a 9ª edição da Semana do MEI. Com orientação empresarial e 9 mil vagas gratuitas em capacitações, ofertadas em 85 municípios baianos, o evento traz como novidade a dedicação de 48% de sua grade de capacitações para temas ligados à inovação. 

   16. A programação completa pode ser conferida no hotsite www.semanadomei.com.br, onde também é possível realizar inscrições.

   17. Sete de Maio é o Dia Municipal de Combate à Poluição Sonora. Visando conscientizar a população sobre o uso de equipamentos sonoros em automóveis, residências e estabelecimentos comerciais (bares e restaurantes), a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) realiza neste sábado (6, a partir das 19h, uma operação especial em diferentes pontos da capital baiana. A concentração da operação será na Praça Wilson Lins, na PItuba, às 19h.

   18. Durante a ação, agentes do órgão irão fiscalizar o uso desses equipamentos em consonância com a Lei 5.354/ 1998, que prevê o nível máximo 60 decibéis (dB) entre 22h e 7h. Já no período de 7h às 22h, o limite é de 70 dB. 

   19. A Operação Sílere é realizada com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Transalvador, Guarda Municipal Civil e Polícia Militar. Desde o inicio de 2017, a Coordenadoria de Poluição Sonora já atendeu mais de duas mil denúncias pelo 156, o Sistema Fala Salvador.

   20. Dentro das comemorações do centenário de nascimento do educador baiano Adroaldo Ribeiro Costa, o vereador Edvaldo Brito promoverá sessão especial na Câmara em homenagem ao ilustre baiano, que foi também advogado, jornalista, teatrólogo, cronista, escritor e compositor. 

   21. A sessão ocorrerá no dia 25 de julho, data em que, há 74 anos, era lançado o programa radiofônico Hora da Criança, o primeiro destinado ao público infantil no nosso país, permanecendo no ar até 1978.
20. O governador Rui Costa entrega nesta segunda-feira (8), às 8h30, obras e serviços no Hospital Roberto Santos e em seu entorno, em Salvador. A agenda começa na área externa do hospital, onde Rui entrega as obras de urbanização e a nova via de acesso à unidade.

    22. Em seguida, na Rua 25 de Maio, atrás do hospital, o governador inaugura a Base Comunitária de Segurança de Narandiba. A estrutura vai atender as comunidades do Cabula VI, Doron e Saboeiro, alcançando 43 mil moradores da região. Logo após, serão entregues a sede da Associação de Moradores do Entorno do Hospital Roberto Santos e uma quadra poliesportiva.

   23. Apresentação de fanfarra e até mesmo paródia sobre o cadastramento biométrico, produzida pelos alunos da Escola Municipal Fernando Presídio, marcaram o clima de cidadania e compromisso com o país na inauguração do posto biométrico do eleitor na Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas, na Rua Pará, 15, Paripe. 

   24. A cerimônia, realizada nesta sexta-feira (5), contou com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice, Bruno Reis; do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes; e do presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE), José Edivaldo Rocha Rotondano; demais autoridades, imprensa e população.
 
   25. Na ocasião, também foi assinado o convênio para a instalação de outros nove postos de atendimento biométrico, localizados nas Prefeituras-Bairro do Centro, Cajazeiras, Itapuã, Ribeira, Rio Vermelho, Cabula, São Marcos, Liberdade e Valéria. A intenção é de que o serviço seja implantado por completo até o fim deste mês de maio.