Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COMO era SALVADOR no tempo de JERRY ADRIANI e do Balbininho (TF)

Deputado Targino Machado critica reitor da UEFS e diz que Campus de Feira virou centro de uso de drogas em algumas áreas
23/04/2017 às 19:41
 MIUDINHAS GLOBAIS: 

   1. Quase todos cidadãos brasileiros urbanos, especialmente os residentes em capitais, curtiram o som da Jovem Guarda, movimento musicial surgido na década de 1960, uma mistura de música no estilo rock tupiniquim, moda e comportamento. Foi um 'boom' extraordinário e que mexeu com a cabeça da juventude, não tanto em rebeldida como nos Estados Unidos e na Inglaterra, países matrizes do rock n'roll que influcnciaram o mundo ocidental, mas, deu uma agitada sensacional.

  2. Hoje, as pessoas que estão na faixa dos 70 anos ou um pouco mais (meu caso), sentiram bastante a morte, de certa forma até prematura, de Jerry Adriani, 70 anos, um dos ídolos daquela época. O câncer o matou, desde que foi internado na última vez e passou uma mensagem aos seus fãs, em menos de 30 dias. 

   3. Jerry Adriani era mais bonito da trupe. E quase todos nós, que curtíamos o rock nacional, o twist de Cely Campelo e outros, queriamos ser Jerry Adriani, Roberto Carlos e Eramos Carlos. Mais o galã no estilo ítalo-paulistano Jerry Adriano com seus requebros e voz emposta que enloquecia as 'minas', era o nosso espelho.

   4. Salvador, naquela época, era uma cidade provinciana, com algo em torno de 500 mil habitantes e ainda com bondes e os modernos troleibus (elétricos), chegando aos 700 mil habitantes na boca dos anos 1970, cuja vida social se limitava aos clubes da Barra e do centro - Campo Grande e Democratas - e ao Balbininho erguido no governo Antonio Balbino (1955/1959) local onde se realizavam os grandes shows da Jovem Guarda. Balbino também começou a construção do Teatro Castro Alves.

   5. Quando a Jovem Guarda pipocou nos anos 1965/66 a partir de um programa da TV Record de SP tendo Roberto Carlos à frente, a TV Itapoan tinha apenas 5 anos de existência, mas, a música, a moda, o estilo desse pessoal, especialmente as roupas de RC para os homens e as de Vanderléia para as mulheres, eram copiadas com as adaptações. 

   6. Lembro de um show de RC e sua turma no Balbininho em que a moda era uma calça preta fechada de um lado e do outro lado preta com quadrinhos brancos. Tive que me virar nos 30 para comprar uma dessas calças dupla face para também impressionar as 'minas'.

   7. Morei alguns anos no bairro de Roma, berço de Raulzito, de Waldir Serão e seus programas no cine Roma, isso quando cheguei de Serrinha nos anos 1963 e, claro, tive que atualizar meu guarda-roupa adquirindo blusas e roupas mais folgadas e a botinha de roqueiro para ir ao Roma. 

   8. Foi um momento muito interessante, nas festas do Cirex, nas festa do Cabana da Barra, toda uma cultura roqueira que se iniciava no Brasil e que começamos também a ter acesso aos Baetles, Chuky Berry, Elvis Presley e outros.

   9. Os cantores tradicionais de boleros, sambas canções e valsas foram por nós isolados e ficaram restritos aos mais velhos que curtiam o som da época de ouro do rádio, anos 1940/1950, com Emilinha Borba, Cauby peixoto, Nelson Gonçalves, Angela Maria e outros. 

   10. A TV e a Jovem Guarda mexeram de vez na música brasileira e trouxe consigo o ingrediente novo da rebeldia, da forma mais livre e solta de se vestir, de mudanças radicais nos cortes dos cabelos e assim por diante. Tudo isso adcionado a uma época de transformações internacionais com o papa João XXIII modernizado a igreja, os jovens se rebelando na França e a ditadura militar no Brasil matando e esfolando.

   11. A Jovem Guarda tornou-se o primeiro movimento musical no país que pôs a música brasileira em sintonia com o fenômeno internacional do rock da época, catalisado especialmente pelos Beatles.
Muita gente passou inclusive a aprender a tocar violão/baixo e a falar inglês.

   12.  Hoje, traço essas linhas para lembrar que Jerry Adriani era um dos ídolos mais queridos desse momento. (TF)
                                                                                     *****

   13. Lembrando com a ajuda da Wikipédia de outros nomes: Roberto, Erasmo e Wanderléa, Ronnie Von, Eduardo Araújo e Sylvinha Araújo, Wanderley Cardoso, Martinha, Vanusa, Rossini Pinto, Leno e Lílian, Evinha (Trio Esperança), Deny e Dino, Paulo Sérgio, Dick Danello, Reginaldo Rossi, Sérgio Reis, Antônio Marcos, Márcio Greyck, Kátia Cilene, Sérgio Murilo, Waldirene, Arthurzinho, Ed Wilson, Ronnie Cord, Jorge Ben Jor, Tim Maia, Bobby de Carlo, George Freedman, além de bandas como Golden Boys, Renato e Seus Blue Caps, Lafayette e seu Conjunto, Os Incríveis, Os Vips, Os Jovens, The Pops e The Fevers.

   14. Fenômeno midiático que arrastou multidões, também designado como iê-iê-iê, em alusão direta à expressão yeah-yeah-yeah presente em sucessos dos Beatles, a Jovem Guarda era vista com restrições por setores da crítica, uma vez que sua música era considerada alienada pelo público engajado, mais afeito, primeiro à bossa nova e, depois, às canções de protesto dos festivais.
                                                                             ********
   15.  Acontece de 2 a 4 de maio, no Centro Universitário Estácio da Bahia, a Semana de Comunicação 2017. As atividades e palestras serão realizadas no auditório S1 do campus Gilberto Gil, no Stiep, das 18h30 às 22h. Promovido pela Estácio em parceria com a Prime, o evento é gratuito e aberto ao público em geral, e as inscrições podem ser feitas através do site: www.palestrasprime.com.br.
 
   16. Segundo Antoniella Devanier, coordenadora do curso de jornalismo da Estácio, essa é uma semana de interação com o mercado de Comunicação, tanto da área de Publicidade quanto da área de Jornalismo e Marketing. “Serão abordados aspectos importantes da atuação profissional, além de informar sobre os aspectos jurídicos que norteiam as atividades da área de Comunicação Empresarial e Institucional”, completa Antoniella.
 
   17. O evento terá início no dia 2 de maio com a palestra “Uso de tweets e fanpages na comunicação empresarial: aspectos legais”, proferida pela jornalista e coordenadora do curso de Jornalismo do Centro Universitário Estácio da Bahia, Antoniella Devanier. Em seguida, o publicitário Américo Neto, sócio da agência Viamídia, proferirá a palestra “5 pilares para a produção de conteúdo”.

   18. A Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) abre no dia 11 de maio as propostas das empresas que concorrem à licitação para concessão de uso de área destinada exclusivamente à exploração comercial e gestão do espaço publicitário nas unidades da Rede SAC. O licitante será escolhido pelo critério de maior oferta, com preço mínimo mensal estipulado em R$ 100 mil. O aviso da licitação foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de 8 de abril.

    19. A iniciativa, pioneira no Estado da Bahia, tem o intuito de proporcionar mobilidade, agilidade e eficiência na operação dos espaços publicitários dos 30 postos, na capital e no interior, e visa rentabilidade financeira permanente e otimização dos custos de manutenção das unidades, de forma a desonerar o Governo do Estado.

    20. O Dia Nacional da Empregada Doméstica (27 de abril) ganha a cada ano mais destaque na sociedade brasileira. Na Câmara Municipal de Salvador, a categoria será homenageada em sessão especial, na segunda-feira (24), às 18h, no Plenário Cosme de Farias. A vereadora Aladilce Souza (PCdoB), presidente da Comissão da Mulher do Legislativo Municipal, requereu a atividade.

    21. De acordo com a parlamentar, “além de celebrar os direitos consolidados, como a PEC das Domésticas, promulgada em 2013, vamos lembrar a importância da valorização destas trabalhadoras”.
17. Dez dias após a inauguração, a agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), do município de Cícero Dantas, contabilizou, na manhã desta quinta-feira (20), 50 atendimentos aos cidadãos da região. 

   22. Funcionando de segunda a sexta-feira, das 7 às 13h, o posto já registrou, em sua maioria dos pedidos, demandas voltadas para aposentadoria rural, por idade. A notícia foi comemorada pela deputada estadual Fátima Nunes (PT-BA), que enfatizou a importância da sucursal na cidade.  

   23. “Essa agência chegou em boa hora! A população de Cicero Dantas antes precisava se deslocar até Ribeira do Pombal para buscar atendimento. Hoje, temos esse serviço, facilitando o acesso no próprio município. 

   24. Nosso prefeito, Ricardo Almeida, entregou este grande benefício aos conterrâneos, justamente em um momento de retirada de direitos, que estamos vivendo no Brasil. Precisamos melhorar ainda mais a vida do povo que tanto luta por seus direitos e conquistas”, declarou a parlamentar.

   25. Voltando a demonstrar muita preocupação com os problemas enfrentados pelos feirenses, no que diz respeito à insegurança que se instalou na Universidade Estadual de Feira de Santana, o deputado estadual Targino Machado (PPS), na Assembleia Legislativa, criticou a postura do reitor, por proibir a entrada de policiais no local. 

   26. “O reitor Evandro Nascimento Silva, talvez por não compreender a dinâmica dos fatos, que saltam aos olhos da sociedade, que é a crescente ascensão da violência, insiste em manter a proibição da entrada das polícias no campus da Uefs, que não faz mais sentido nos dias hodiernos”.

   27. Para o deputado, esta proibição só fazia sentido nos tempos da ditadura, que na época protegia o ambiente universitário das perseguições que existiam. “Manter esta proibição extemporânea é tornar-se sócio ou cúmplice dos crimes que lá ocorrerem, notadamente pela incapacidade da administração do reitor de garantir a segurança de todos que frequentam o campus.”

   28. O parlamentar denunciou um ambiente criado na universidade, chamado de Espaço Cultural, conhecido pelos estudantes como “senzala” que, na verdade, funciona como espaço para consumo de drogas. Targino citou uma entrevista dada em rádio pelo coronel que comanda a PM na região leste baiana, alertando a população sobre o crime já instalado dentro do campus. 

   29. Na entrevista, o coronel disse que “o campus da Uefs serve como esconderijo de ladrões, que ao serem perseguidos pela PM, pulam o muro para entrar no campus da Uefs e se protegerem.”