Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BRASIL completa 517 anos e Cabral nunca foi reconhecido aqui e Lisboa

Carla Sueli, a Carla Minhoca, acusada de tráfico de pessoas na Itália foi solta e responde processo em liberdade. Voltou para o Brasil, mas, que voltar para a Itália.
22/04/2017 às 19:43
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. NESTE 22 de abril comemora-se (ou comemorava-se) o descobimento do Brasil pela esquadra de Pedro Álavares Cabral e também o dia da Terra. A rigor, Cabral descobriu o Brasil por acaso, daí que muitos historiadores usam o termo achamento em vez de descobrimento. E o planeta Terra, a rigor, deveria se chamar Planeta Água porque 3/4 de sua superfício são de água e não de terra.

   2. Cabral nunca foi reverenciado como deveria salvo em datas fechadas como quando aconteceu os 500 anos do achamento do país pelos portugueses. Ano 2000, quando houve mais protestos do que comemorações. Agora, completa-se 517 anos, quase a mesma idade da Baía de Todos os Santos, que completou em 1º de novembro último 516. E Salvador, ainda não tinha esse nome, da Vila do Caramuru, completou 507 anos.

   3. Já comentamos aqui que as personalidades históricas da Bahia nunca foram devidamente homenageadas. A lista é grande: Cabral, Caminha, Thomé de Souza, Pereira Coutinho, Caramuru, Pero de Campo Tourinho, Jorge Figueredo Correa, Luis Dias, Duarte da Costa, Mém de Sá, Pero Fernandes Sardinha e outros. Cabral, então, coitado, é um mero desconhecido.

   4. Em Portual, também, Cabral é um 'banana' se comparado com Vasco da Gama, considerado o grande navegador português. A missão de Cabral que achou o Brasil ia para as Índias Ocidentais, bancada pelo rei dom Manuel. E foi. Quando passou por Porto Seguro rezou missa e deixou dois grumetes e levou dois nativos e uns papagaios para Lisboa. Era prova de que tinha achado um novo local, que sequer sabia (óbvio) que era um Continente.

   5. Seguiu para as Índias, daí que nossos nativos são chamados de índios, indigenas. Deixou Lisboa com 14 naus e voltou com 4 naus. Um desastre. Chegou vivo e o grande feito, na época não foi levado em conta a dimensão do Brasil porque não se sabia o seu tamanho, foi o achamento do Brasil. Cabral morreu quase no anonimato. Assim como, Thomé de Souza, o primeiro governador da Bahia.

   6. Hoje, era para o presidente Temer e parte da equipe estar em Porto Seguro. Mas, esses politicos brasileiros atolados em corrupção e na Lava-Jato não gostam e nem sabem cultuar a história. 
                                                                        ******
  7. Em um novo projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia, o presidente da Comissão da Saúde da ALBA, deputado Alex da Piatã (PSD), pretende buscar a regulamentação da profissão de condutor de ambulância no Estado. De acordo com o político, a proposição tem por objetivo de valorizar o trabalho desempenhado pelos motoristas.

   8. “A categoria dos condutores de ambulância demonstram uma série de ações que os diferenciam dos demais motoristas, dignas de serem levadas em consideração”, afirmou o parlamentar.

   9. Na justificativa da matéria, Alex da Piatã disse que o condutor de ambulância, para o exercício legal da profissão, recebe treinamento específico que garante ao mesmo o conhecimento de técnicas que podem salvar vidas em caso de transporte de pacientes.

   10. Carla Sueli da Silva, ex-bailarina do Fantasmão e de Silvanno Salles mais conhecida como Carla Minhoca, vive dias difíceis. A moça responde em liberdade a um processo por tráfico internacional de pessoas e prostituição.

   11. Detida no dia 20 de fevereiro pela polícia italiana - em cumprimento a mandado emitido pela justiça brasileira em caráter internacional - a moça passou 44 dias na prisão daquele país antes de ter sua liberdade concedida por falta de provas. “Foram dias horríveis. Chorei muito e tive que me virar para sobreviver. Fiz unhas e cabelos em troca de comida”, conta.

   12. De volta ao Brasil, Carla revela que as ‘supostas’ provas apresentadas pela Justiça brasileira foram encontradas no email dela e, na verdade, referiam-se a transações bancárias decorrentes de uma indenização trabalhista.

   13. Segundo o advogado da bailarina, Gabriel Bonfim, o processo está próximo ao arquivamento por falta de provas, mas ele não pretende que o assunto se esgote. “Vamos pedir indenização por danos morais e materiais, já que Carla teve sua carreira destruída e hoje passa por dificuldades”, adiantou.

   14. Carla quer voltar para Bréscia onde mora com o marido DJ. É boba de ficar no Brasil nada.

   15. Temer diz que a corrupção não vai parar o país e defende papel desempenhado pelo juiz Sérgio Moro.

   16. Léo Pinheiro entrega documentos a Justiça para provar que triplex Guarujá era de Lula, o "amigo". Hoje, claro, inimigos.

   17. Mário Kértész, na delação da Odebrecht chamado de "Roberval Taylor" fez recenemente entrevistas com Lula e Wagner. Interessante.

   18. Quem vai derrubar Nicolás Maduro, o ditador da Venezuela, é a fome. O povo não tem o que comer e está saqueando de padarias a mercadinhos. O único produto forte da Venezuela é o petróleo e não dá para beber óleo.

   19. Corpo artístico do Teatro Castro Alves (TCA), a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) reúne músicos dedicados e possui uma trajetória de sucesso. A companhia foi criada em 30 de setembro de 1982 e, desde 2011, tem como regente titular e curador artístico o maestro Carlos Prazeres. 

   20. Graças a projetos como o Cine Concerto, a Osba teve um aumento de 192% no público nos últimos cinco anos. "O Cine Concerto foi um projeto que mudou a cara da Orquestra Sinfônica da Bahia. Os músicos fantasiados provam para o público que a orquestra é uma coisa dinâmica e divertida. Ao mudar essa imagem, o nosso público cresceu", afirma Prazeres. 

   21. Tá parecendo aquela coisa do cara ter 1% na pesquisa e passou para 2% subindo 100%. A OSBA se arrasta para sobreviver. Põe um concerto da OSBA a R$180,00 preço de um show no TCA para ver o que acontece!

   22. O Centro de Referência Lélia Gonzáles (CRLG) completou 11 anos de atuação no acolhimento à mulheres vítimas de violência doméstica em Lauro de Freitas. A unidade implantada no município em 2006, primeira gestão da prefeita Moema Gramacho, oferece apoio psicológico, jurídico e social além de proporcionar ocupações terapêuticas a todas que buscam os suportes que o equipamento oferece.

   23. A secretária de Políticas para Mulheres, Bárbara Chaves, considera o CRLG um dos principais pontos da rede de apoio às mulheres. Sua proposta é ampliar os serviços, além do atendimento já oferecido, e os mecanismos de autonomia financeira que possam ajudar a mulher a romper o ciclo de agressão. ”Estudos mostram que muitas mulheres só conseguem romper esse ciclo quando sentem que terão uma renda para o sustento delas e dos filhos”

   24. Somente nos três primeiro meses deste ano, a unidade já atendeu mais de 500 usuárias. De acordo com a coordenadora do Centro, Sulle Nascimento, o número de mulheres acolhidas já supera os atendimentos de todo o ano de 2016. “O equipamento foi completamente desativado e desassistido pela gestão anterior. Ao chegarmos aqui encontramos um cenário de caos. As instalações do prédio totalmente destruídas e sem corpo técnico para atender à crescente demanda”.