Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PACTO PELA VIDA vai a Eunápolis e faltam ações efetivas dos 3 poderes

Fiscais da Vigilância Sanitária de Salvador precisam ir ao local na Feira de São Joaquim onde vende-se peixes
19/03/2017 às 19:42
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O governador Rui Costa inicia a agenda da semana visitando duas cidades do extremo sul. Na manhã desta segunda-feira (20), Rui participa da reunião regional do Pacto Pela Vida com representantes das forças de segurança da região. A reunião do Pacto pela Vida será realizada no Hotel Oceania e não é aberta à imprensa. O atendimento aos jornalistas acontece ao final do encontro, às 12h.

   2. O governador criou esse Pacto Itinerante (a Assembleia na época de Marcelo Nilo também tinha uma ALBA itinerante) para apenas difundir o programa uma vez que, na prática, não resolve nada, nem cria os mecanismos da proposta inicial do Pacto que era ações conjuntas entre os três poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário. Já comentamos aqui que não há, nenhum PL na Assembleia, que seja estruturante, que encare a questão da violência de frente.

   3. O último PL votado foi o da criação do Fundo Penitenciário que é apenas complementar para que a Bahia receba recursos do Ministério da Justiça para a SEAP. Na semana passada foi aprovado um PL do deputado Leur Lomanto Jr que proibe motociclistas usarem capacetes fora das motos. Pois bem, dois motociclistas usando capacetes entraram numa academia de Catu e mataram uma jovem com 12 tiros. E depois, sumiram do mapa.

   4. Sabem com foi que, em Medelin, na Colômbia, deixou de haver crimes praticados por motociclistas? Por lei, todos foram obrigados a serem cadastrados na Policia e usarem um colete com nome e número, e mais indentificação idêntica no capacete.

   5. Agora, se for fazer isso na Bahia vão dizer que cerceia a liberdade, que é inconstitucional, que é um abursdo e pronto. 
                                                                              *****

   6. Após agenda em Eunápolis, Rui segue para Porto Seguro, onde entrega viaturas da Polícia Civil e dos Bombeiros em cerimônia às 13h30 no aeroporto da cidade.

   7. A Polícia Militar da Bahia promoverá o desenvolvimento da Campanha Março Mulher 2017 através de ações protagonizadas pela Operação Ronda Maria da Penha (ORMP) a partir desta segunda-feira (20). Na oportunidade também será celebrado um ano de instalação da unidade operacional especializada na defesa da mulher baiana na sede localizada no bairro de Periperi.

   8. Entre 20 e 24 de março, sempre das 8h30 às 12h30, a ORMP oferece a oficina “Espelho” a 100 policiais militares femininas dos comandos regionais da capital e RMS e do Comando de Policiamento Especializado. A oficina objetiva instrumentalizar o efetivo feminino da PMBA para atuar na prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher e ocorrerá diariamente no auditório do DISEP de Periperi.

   9. “Espelho” é um jogo de tabuleiro (autoral) que é jogado durante a oficina e de forma lúdica ensina dois pontos fundamentais na prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher: os tipos de violência tipificados na lei e como reconhecê-las no cotidiano; e a composição da rede de enfrentamento à violência contra a mulher e como utilizá-la. Nas palavras da comandante da Operação Ronda Maria da Penha, major Denice Santiago, “... um clube da Luluzinha para dialogar sobre a violência doméstica e familiar contra as mulheres. ”

   10. Em parceria com a Operação Ronda Escolar serão ministradas palestras de prevenção à violência contra a mulher nos bairros onde há maior índice de registro de ocorrências dessa natureza. Serão realizadas em instituições de ensino nos bairros de Itapuã, Periperi e Brotas. A ação já ocorreu no bairro de Itapuã em 16/3 e ocorrerá nos dias 23 e 30 em Periperi e Brotas, respectivamente.
                                                    ******
   11.  Reunindo quatro jornalistas, além de um recente fenômeno midiático da música local, o Etnomídia promove duas mesas de debates sobre mídia e relações raciais na terça-feira, 21 de março 2017, a partir das 14h no auditório da Faculdade de Comunicação (Facom) da UFBA - Universidade Federal da Bahia, campus de Ondina, em Salvador, Bahia.

   12. As jornalistas Maíra Azevedo, bem-sucedida nas redes sociais com a personagem "Tia Má", Suzana Varjão, até recentemente coordenadora em Brasília da ANDI Comunicação e Direitos - Agência Nacional dos Direitos da Infância e Juventude, ex-editora do Caderno 2 de jornal A Tarde, e Sueide Kinté, expert em mídias sociais e coordenadora da campanha "Mais Amor Entre Nós" falarão de suas visões sobre o tema, como profissionais negras atuantes no mercado.

   13. O pesquisador e jornalista Edson Cardoso, por quatro anos assessor especial da ex-ministra da Seppir Luiza Bairros, é também um dos convidados da atividade. Que terá ainda a participação de MC Beijinho, que "estourou" neste Verão com uma música surpreendentemente depois de ser detido pela polícia e, ainda dentro do camburão, filmado pelas câmeras da TV Record local, sacou uma música que disputou como a melhor do último Carnaval baiano.

   14. Aberta ao público em geral, a atividade é gratuita e marca os 20 anos em que o Etnomídia, em 1997, foi criado na Facom. Por iniciativa de Fernando Conceição, à época professor substituto, trata-se do primeiro grupo de estudos e pesquisas em mídia e relações étnico-raciais a oficialmente funcionar numa academia brasileira.

   14. Parece-nos que neste debate todo mundo fala a mesma linguagem e está faltando alguém para fazer o contraditório.

   15. Com o intuito de garantir a qualidade dos pescados e frutos do mar comercializados na capital baiana, sobretudo no período que antecede a Semana Santa quando os produtos são mais consumidos, a Vigilância Sanitária de Salvador intensifica as operações de fiscalização nos estabelecimentos do município.

   16. Fiscais do órgão realizaram inspeções no Mercado do Peixe Água de Meninos para verificar as condições higiênico sanitárias dos boxes onde são comercializados os pescados, além de averiguar a procedência dos produtos e se os mesmos estão acondicionados de acordo com as normas vigentes.

   17. Durante a operação, dois estabelecimentos foram notificados por inadequações de alguns documentos obrigatórios para o funcionamento e desconformidades da estrutura física dos locais de venda. 

   18. “De modo geral houve uma melhora, principalmente na organização dos ambientes, nas condições de limpeza e conservação das câmaras frigoríficas. Continuaremos com o monitoramento dos locais para garantir aos consumidores de Salvador a qualidade dos produtos usados na Semana Santa”, explicou a fiscal de Controle Sanitário da Visa do Distrito Sanitário do Centro Histórico, Fátima Silvana Queiroz.

   19. Seria interessante que fizessem uma visita ao local onde vende-se peixe em São Joaquim. Até chorume corre entre as valas.

   20. Dia de São José o santo não pingou uma gota d'água em Salvador.

   21. Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, comete erro ao dizer que, o que está em jogo diante do escândalo da carne contaminada, é a reputação das empresas no exterior. Ora, o que está em jogo é a saúde de quem consome esses produtos, segundo a PF, adulterados, contaminados e outros.

   22. Com os antigos líderes políticos brasileiros envolvidos em atos de corrupção ou citados em listas de propinas, como queiram, emergem Bolsonaro e João Doria como alternativas para 2018.

   23. Representantes de movimentos sociais do campo e da cidade, lideranças de várias matrizes religiosas, autoridades políticas e militantes que enfrentaram a ditadura militar marcaram presença na sessão especial que concedeu o título de cidadã baiana à socióloga e ativista social Eliana Bellini Rolemberg. A atividade foi promovida pela deputada estadual Neusa Cadore e teve como foco o debate sobre “Democracia e Direitos Humanos”.
 
   24. Natural de São Paulo, a ex-presa política Eliana Rolemberg chegou à Bahia em 1979, após viver quase 10 anos de exílio na França. Depois de passar por vários movimentos sociais, se tornou diretora da Coordenadoria Ecumênica de Serviços (CESE), onde teve um papel de destaque no fortalecimento do diálogo inter-religioso no Brasil. Nos últimos anos, tem se dedicado à construção do Marco Legal das Organizações da Sociedade Civil.

   25. Prestigiaram o evento os secretários de estado Bruno Dauster (Casa Civil), Julieta Palmeira (Políticas para as Mulheres), Fabya Reis (Promoção da Igualdade Racial), além dos deputados estaduais do PT Maria Del Carmen, Luiza Maia, Fátima Nunes, Bira Coroa e Marcelino Galo, e os vereadores de Salvador Marta Rodrigues (PT), Aladilce Souza (PCdoB) e Sílvio Humberto (PSB). Lideranças históricas de organizações como Articulação do Semiárido Brasileiro, Cáritas, Rede Pintadas, Projeto Axé, Grupo Tortura Nunca Mais, Movimento Sem Terra, também estiveram presentes.