Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CASARÕES NO COMÉRCIO a cada dia desabam e população teme tragédia

O brasileiro, gozador como é, vai passar o final de semana fazendo churrasco e sacaneando com o governo
18/03/2017 às 19:09
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Esse conjunto de casarões na Praça Cairu com Santos Dumont e Portugal está desabando já faz anos e a cada dia cai mais um pedaço, de janelas, de paredes, de portas, da azulejaria, e ninguém consegue fazer nada. Na época dos 8 anos do governo João Henrique, o então gestor de um programa de revitalização do Comércio, Marcos Cidreira, anunciou que seria erguido nesse espaço do prédio azulejado um Hilton Hotel.

   2. JH fez mais propaganda deste hotel do que se imagina e o tal do Hilton não saiu do papel e da propaganda. O prefeito ACM Neto transferiu o réveillon que era no Farol da Barra para a Praça Cairu e nessa época do ano, temendo que uma parede dessas desabe na cabeça de algum folião, porque o réveillon é carnavalizado, manda colocar uns tapumes em volta dessas prédios e depois da festa retira.

   3. Esse prédios são tombados pelo IPHAN e sabe Deus quem são os proprietários. Como não têm recursos para pagar o que devem em IPTU e outros, e como o IPHAN também não recupera esse tipo de prédios, só monumentos religiosos em sua maioria, fica essa carcaça ameaçando desaber de vez numa dessas temporadas de chuvas.

   4. É triste vê uma situação dessas. Na Santos Dumont tem outro conjunto que só tem a carcaça e no Comércio, como um tempo, tem dezenas de prédios carcomidos e próximos dessa situação.

   5. O que fazer nesses tempos de resiliências e outras bobagens? O mais sensato, já que o Comério está todo desfigura, era colocá-los no chão e leiloar as áreas para empreendedores.
                                                                                       ******
   6. Para homenagear as mulheres, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promoveu, nas tardes dos dias 16 e 17 de março, o seminário Produção Científica Feminina na Bahia: Pesquisas e Pesquisadoras. O evento evidenciou parte do que é produzido nos diversos Programas de Pós Graduação do Estado no que concerne às Mulheres.

   7. O público debateu temas como mulheres chefes de família, mulheres negras na Salvador da primeira República, política de cotas, além de conhecer a história de Carolina Maria de Jesus, através da análise do livro "Quarto de Desejo, de Carolina Maria de Jesus". A obra, lançada pela Livraria Francisco Alves, em agosto de 1960, ganhou oito edições e vendeu mais de 100 mil exemplares, além de ter sido traduzido para 13 idiomas e vendido para mais de 40 países. 

   8. O governo trabalha para reduzir os impactos da operação "Carne Fraca" no mercado interno e externo. A União Europeia e os Estados Unidos pediram informações. Neste sábado (18), técnicos e diretores do Ministério da Agricultura fizeram várias reuniões.

   9. Amanhã, o presidente Michel Temer vai se reunir, no Palácio do Planalto, para discutir o assunto com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Segundo informou o Ministério da Agricultura, a reunião servirá para "adotar novas medidas que tragam maior segurança à população e também ao consumidor do mercado externo em função da Operação Carne Fraca".

   10. O encontro terá a participação dos presidentes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne, Antonio Camardelli, da Associação Brasileira da Proteína Animal, Francisco Turra, além do presidente da Confederação Nacional da Agricultura, João Martins.

   11. O ministério afirmou ainda que na segunda-feira (20) haverá outra reunião no Palácio do Planalto, com o presidente Temer, o ministro Blairo Maggi e embaixadores de países importadores de carne brasileira.

   12. O Brasil é o segundo maior produtor de carne bovina do mundo e o maior exportador. O setor vendeu para mais de 150 países no ano passado e agora se preocupa com os impactos negativos do esquema de venda de carne adulterada, revelado pela Polícia Federal.

   13. A sorte do Brasil é que não há outros países exportadores de carne. Agora, que o Brasil, mais uma vez, faz um papelão isso não se tem dúvida.  

   14. O vereador Hilton Coelho (PSOL) opina que o ambiente escolar deve garantir a liberdade de pensamento e o acesso a todos os saberes respeitando a diversidade cultural do nosso país. “Votei contra o projeto de indicação que institui na rede municipal o ‘Escola Sem Partido’, aprovado pela Câmara na sessão ordinária de quarta-feira (15). 

   15. A oposição votou contra, ou seja, não houve unanimidade. Ele atenta contra a democracia e caso o prefeito ACM Neto o adote tomaremos todas as medidas necessárias para impedir sua execução, inclusive judicializando a questão. É um projeto autoritário, ligado a defensores de ditaduras e torturas. Ele censura os professores e robotiza os estudantes”, critica com veemência o parlamentar.
 
   16. “O artigo 206 da Constituição Federal garante a pluralidade de ideias no ambiente de ensino. Querem acabar, na prática, com um projeto pedagógico que faz da escola um espaço para todas as diversidades de pensamento. Não sabem conviver com a democracia. Durante a ditadura militar brasileira, as escolas se tornaram um dos alvos privilegiados da caça às bruxas desse regime autoritário. 

   17. Os professores eram denunciados por prática de ‘doutrinação marxista’ e muitos foram presos. Será que é isso que deseja o vereador Aleluia (DEM), o deputado federal Bolsonaro (PSC-RJ), Feliciano (PSC-SP) e gente deste perfil autoritário?”, questiona o vereador do PSOL.

   18. Hilton chegou atrasado porque a vereadora Marta Rodrigues já entrou na Justiça.

   19. O vereador Alexandre Aleluia diz que seu projeto é democrático e quem tem postura radical e autoritária é Hilton.

   20. O governo diz que a inflação está sob controle, na casa de 4.5% ao ano, em 2016 foi 6.5%, no entanto aumento o gás de cozinha em 9.8%. Que critério é esse? Já chega da carne contaminada, agora é o gás caro!

   21. Adoro ler a coluna da July porque lá não tem crise. Só gente viajando pra Paris, Londres, recebendo em suas casas, tudo numa boa.

   22. E o frei Paulo, da Igreja de NS do Resgate, vai de encontro aos ensinamentos do papa Francisco que abraça o ecumenismo.

  23. Audiência Pública, quarta dia 22/03, às 10hs - Missão Chinesa e Ponte Salvador - Itaparica, âmbito das Comissões Infraestrutura e FIOL. Convocação pela Presidência da Assembleia.

  24. Após a morte de diversos gatos por envenenamento no Mercado de Artesanato de Ilhéus, no sul da Bahia, na última quarta-feira (15), o deputado estadual Marcell Moraes (PV), e o vereador ilheense, Paulo Meio Quilo (PV), cobraram empenho das autoridades locais na captura dos autores do crime. De acordo com Marcell Moraes, que encontra-se no município para acompanhar os desdobramentos do caso, os responsáveis precisam ser punidos exemplarmente para coibir a ocorrência de novos episódios de violência contra os animais.

   25. "O tratamento cruel aos animais não pode continuar sem que haja meios eficazes de combate à prática. A Justiça precisa ser contundente na punição dos criminosos para que a impunidade não incentive a realização de novos casos como esse que aconteceu em Ilhéus", explicou.

   26. O projeto de lei que dispõe sobre a concessão do benefício da meia passagem escolar no sistema de transporte público metroviário intermunicipal de passageiros foi enviado pelo Governo do Estado no último dia 13 de março à Assembleia Legislativa da Bahia para apreciação dos deputados. 

   27. A proposição tem por objetivo regulamentar a concessão do benefício da meia passagem escolar na utilização do sistema metroviário intermunicipal, garantindo a integração dos meios de transportes municipais e intermunicipais da Região Metropolitana de Salvador por meio de cartão eletrônico único. 

   28. Segundo o projeto de lei, o benefício se estende ao sistema de transporte público metroviário intermunicipal de passageiros, o serviço prestado isoladamente pelo modal metroviário ou conjuntamente pelo modal metroviário e pelo serviço de ônibus integrado. Fazem jus ao benefício da meia passagem escolar os estudantes regularmente matriculados em instituições reconhecidas por órgãos oficiais, que atendam aos requisitos e nas formas determinadas.

   29. A proposição prevê o uso de um cartão eletrônico que dará o direito à meia passagem podendo permitir, conforme o caso e sem prejuízo da legislação em vigor, a integração com linhas municipais do município de Salvador ou com linhas metropolitanas, sendo vedada, neste caso, a concessão de mais de um cartão por beneficiário. 

   30. O benefício da meia passagem escolar será exercido unicamente através de cartões eletrônicos identificados e pré-carregados e caberá ao prestador de serviço metroviário ou a quem lhe faça as vezes, a gestão do cadastro de entidades de ensino e dos respectivos estudantes, emissão, operacionalização e comercialização dos créditos eletrônicos de viagem, de acordo com o que for estabelecido em regulamento.