Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

RMS 43 ASSASSINATOS EM 8 DIAS. AL deve contribuição na tolerância zero

Prefeitura de Salvador lança a Operação Chuva nesta quinta-feira. Vamos vê se pelo menos manda desentupir os bueiros da cidade.
15/03/2017 às 19:34
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O deputado Luciano Ribeiro (DEM) divulgou uma informação na tribuna da Assembleia Legislativa dando conta de que, entre os dias 6 a 13 de março, axonteceram na cidade do Salvador e sua Região Metropolitana 43 assassinados. O número é impactante, mas, não é novidade. A média de assassinatos na RMS nos finais de semana é de 30 mortos. 

   2. Há todo um esforço do governo para diminuir a violência, o Projeto Pacto pela Vida tem dado sua contribuição nesse sentido, investimentos estão sendo feitos na estrutura da SSP, mas, estranhamente, já que o assunto foi abordado na Casa Legislativa, não há nenhum PL tratando desse tema.

   3. Ora, quando Jaques Wagner critou o programa Pacto pela Vida reuniu os dirigentes máximos dos três poderes - Executivo (ele próprio), Judiciário e o Legislativo - para que atuassem juntos e, de fato, isso vem acontecendo, porém, de forma muito tímida. Não existe nenhum Projeto de Lei de deputados no estilo do que foi aplicado em Medelin, na Colômbia, visando reduzir a violência e combater o crime. Salvador é cidade mais permissiva do Brasil e continua sendo.

   4. A tolerância zero que poderia ser imposta via Projeto de Lei, e o Judiciário também poderia dar sua contribuição, não existe. Veja o seguinte: em Salvador, as casas noturnas, bares, restaurantes, lupanares, etc, funcionavam sem limites para fechar suas portas e os clientes podem beber a vontade e depois sair dirigindo que não acontece nada. As ruas da Pituba são um 'puteiro' à céu aberto.

   5. Os pubs em Londres fecham 23 h; no Canadá, para o cliente comprar uma garrafa de uisque num supermercado tem que se cadastrar. Em Barcelona, cidade turística, os bares e restaurantes fecham meia noite. São João em Barcelona tem fogos de artifícios nas praias e tudo mais. Agora, 3 horas da manhã, ninguém pode ficar mais nas praias. A Policia evacua os locais.

   6. Agora, é só verificar o que acontece em Salvador. Biroscas e casas de shows nos bairros ficam até de manhã e é onde acontecem a maioria dos crimes. E cadê os Projetos de Lei na Assembleia? Cadê a colaboração da Assembleia? Cadê a colaboração do Poder Judiciário?

   7. Quando se fala qualquer coisa nessa direção, não pode, não dá, vai prejudicar, isso e aquilo. Salvador tinha uma orla imunda e com centenas de muquifos e barracas de praia e precisou um juiz federal intervir para que os locais fossem melhorados. Se fosse pelo governo do Estado e pela Prefeitura estavam até hoje por lá. E o que aconteceu? Houve muita chiadeira e depois tudo se organizou com alguma decência.

   8. Então, tá na hora da Assembleia dá sua contribuição ao invés de ficar discutindo reforma da previdência, reforma política, dia dos animais, dia disso, dia daquilo e concedendo medalha. Ontem, houve um almoço do comandante da PM com a direção da Assembleia para - como diria o govrnador Rui - 'afinar a viola'. Mas, a mesma conversa de sempre: ajuda mútua, apoios, etc, agora, nada de objetivo, de efetivo.
                                                                               *****
   9. A Educação Ambiental passa a ser um componente articulado em todos os níveis, etapas e modalidades de todas as redes de ensino (pública e particular) da Bahia. As diretrizes para tanto estão determinadas na resolução nº 11, proposta pelo Conselho Estadual da Educação (CEE), homologada pelo secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, e publicada, nesta quarta-feira (15), no Diário Oficial do Estado.

   10. Com isto, as ações de Educação Ambiental serão ainda mais fomentadas e fortalecidas nas escolas, promovendo o protagonismo estudantil. “O processo de construção da resolução foi feito de forma coletiva, para que o material viesse a ajudar as unidades das redes estadual, municipal e particular, na perspectiva que trabalhem a Educação Ambiental em todos os níveis e modalidades de ensino”, detalha Fábio Barbosa, coordenador da Educação Ambiental e Saúde, da Secretaria da Educação do Estado.

   11. Com o objetivo de melhorar os serviços de saúde para 1,7 milhão de moradores de 33 municípios baianos, o governador Rui Costa assinou, nesta tarde de quarta-feira (15), a autorização para implantação de consócios de saúde para construção de duas policlínicas, uma em Alagoinhas e outra em Simões Filho.

   12. Cada policlínica receberá o investimento de aproximadamente R$ 22 milhões, entre obras e equipamentos, e 100% deste investimento será bancado pelo Estado. Já a manutenção será compartilhada entre o Estado, que financiará 40% dos custos, e os municípios consorciados, que vão cobrir os 60% restantes, proporcionalmente à sua população.

   13. Na próxima quarta-feira (22), às 10h, a comissão que trata sobre as obras da Ferrovia Engenheiro Vasco Neto – antiga Fiol – e Porto Sul, em conjunto com a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, debaterá as ações realizadas pelos governos Estadual e Federal para a retomada das obras da Fiol e o andamento projeto de construção da ponte Salvador-Itaparica.

   14. A reunião, aprovada durante a sessão da comissão da ferrovia desta quarta-feira (15), contará com a presença do vice-governador e também secretário de Planejamento do Estado, João Leão, além de técnicos e diretores da Valec Engenharia – estatal responsável pelas obras da ferrovia.

   15. Novela sem fim. Parece a Lei do Amor, sem pé nem cabeça.

   16. A indústria de Pernambuco cresceu 14.1% em 2016; e a da Bahia descreceu - 15.5%.

   17. Diz-se que na lista da Janot tem Caixa 2 'do bom'; e caixa 2 'do podre'.

   18. Secretário de Turismo da Bahia vai a Óbdios aprender sobre Feira de Chocolate e trazer o modelo para Ilhéus. Era só o que faltava.

   19. O ex-presidente Lula, como sempre, não sabe de nada. Agora, a companheira Dilma diz que é inocente e não sabe de nada sobre acusações contra ela.

   20. Uma tragédia familia na familia Teixeira, com a morte de filha de neto.

   21. Aos poucos, A Tarde 'rifa' a cinquentenária coluna da July. 

   22. Os protestos de hoje mostram que o presidente Temer deve seguir com a Reforma da Previdência. Só tinha sindicalistas e servidores públicos. Os de sempre.

   23. Os secretários da Prefeitura de Ilhéus, Bento Lima, de Administração, e Paulo Sérgio dos Santos, de Indústria e Comércio, estiveram reunidos com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista dos Feirantes e Vendedores Ambulantes de Ilhéus (Sindifeira), Afonso Ramos da Rocha, para discutir sobre melhorias na manutenção da Central de Abastecimento do Malhado, principal feira livre da cidade.
 
   24. Durante o encontro, ocorrido dia 13 último, o secretário de Indústria e Comércio lembrou que a atual gestão tem implementadoimportantes melhorias na área conhecida como Feira do Malhado, como requalificação de passeios para melhor circulação de pedestres e troca de lixeiras para evitar a concentração de resíduos sólidos, principalmente nos fins de semana.

   25. Na edição do Diário Oficial do Estado da Bahia, publicada nesta terça-feira, 15, a Embasa retificou os itens 2.1 e 12.1 do edital de abertura de concurso público divulgado ontem (14). As alterações são referentes ao quadro de vagas para a função de operador de processos de água e esgoto, de nível médio. 

   26. “Na prática, foi corrigida a relação dos municípios para os quais as vagas de operador de processos de água e esgoto se destina”, explica a gerente de administração de carreira e desempenho da Embasa, Nivalda Beuclair.

   27. O prefeito ACM Neto lança nesta quinta-feira (16), a partir das 10h, em coletiva no Sheraton Hotel da Bahia, no Campo Grande, a Operação Chuva 2017. Também está presente o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Gustavo Ferraz. Durante a coletiva, serão apresentados todos os detalhes sobre as ações da Prefeitura para prevenir e enfrentar os efeitos das chuvas na cidade, a exemplo do fortalecimento dos alertas com novos recursos administrativos, tecnológicos e comunitários e do monitoramento em tempo real das áreas de risco. 

   28. Praticamente toda a Prefeitura estará envolvida na Operação Chuva 2017, que conta ainda com o apoio de voluntários. Durante a coletiva, será feito um balanço dos investimentos na área da prevenção, a exemplo das obras de contenção de encostas e aplicação de geomantas, bem como apresentada a estrutura de acolhimento social das famílias que necessitarem do apoio do poder público municipal.