Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PT quer amedrontar Moro lançando Lula presidente em ação 'queremiista'

Governador Rui Costa lança nesta segunda obra de duplicação da estrada da Cascalheira, em Camaçari
12/03/2017 às 21:26
MIUDINHAS GLOBAIS

   1. Tentando fugir do juiz Sérgio Moro como o diabo foge da cruz, já réu em 5 processos, o ex-presidente Lula da Silva quer criar um fato político, no modelo 'queremista' (movimento politico para manter Getúlio Vargas na presidência, com fim do Estado Novo, em 1945) para amedrontar a autoridade judicial. Não cola. Qujer lançar sua candidatura a presidente pela sexta vez, em abril, antes do seu depoimento a Moro previsto para inicio de maio.

    2. Com esse cronograma, Lula já sentaria na condição de pré-candidato diante do juiz Sérgio Moro, no dia de 3 de maio, para depor na fase final do processo em que é acusado de ter sido beneficiado pela construtora OAS na compra de um apartamento tríplex no Guarujá (SP).

   3. Petistas avaliam que o anúncio da intenção de disputar a eleição de 2018 cria um fato político e, em caso de condenação, reforça o discurso de vitimização e perseguição que o ex-presidente tem adotado desde que passou a ser investigado na Lava-Jato. A condição de pré-candidato ajudaria ainda a mobilizar os simpatizantes do ex-presidente a irem a Curitiba para acompanhar a audiência. 

   4. A CUT planeja organizar caravanas para fazer um espécie de vigília na frente do prédio da Justiça Federal.

   5. — Na minha avaliação, o Lula tem que ser lançado o mais rapidamente possível. Temos que apresentar um projeto alternativo e mostrar que o país pode voltar a crescer — afirmou o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que tenta viabilizar a sua indicação para presidir o PT e nega a intenção de constranger Moro.

   6. Evidente que, para toda ação haverá uma reação, e as forças das ruas no apoio a Moro vão se mobilizar para enfentrar a CUT. Nada disso, no entanto, abala a Justiça Federal.
                                                                             *****  
   7. Detido desde novembro do ano passado, o ex-prefeito de Malhada de Pedras, Valdecir Alves Bezerra, deixou o Conjunto Penal de Vitória da Conquista na manhã deste sábado (11). Ele foi alvo da Operação Vigilante, deflagrada melo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério Público Federal e pela Polícia Federal. 

   8. Durante as investigações, os órgãos identificaram que o grupo direcionava as licitações a empresas ligadas a gestores municipais, superfaturava valores ao adulterar a quilometragem de linhas percorridas e cobravam a prestação de serviço de transporte, em dias sem atividade escolar.

   9. Em alguns casos, destacou a investigação, a quilometragem era cobrada acima do dobro da real distância percorrida pelos transportes escolares.

   10.  “Neste momento o sentimento de toda a equipe jurídica é de dever cumprido. Após cem dias de trabalho árduo, conseguimos a revogação da prisão por meio da decisão técnica e justa proferida pelo Juízo Federal da Subseção de Vitória da Conquista, que permitiu, de tal modo, que o nosso cliente responda as acusações a ele perpetradas em liberdade”, comentou o advogado Clauber Rossi Silva Lobo da equipe do advogado Luciano Pinto Sepulveda. Ceará, como é conhecido o político, não quis comentar sobre o assunto.

   11. Nesta segunda-feira (13), às 9h, em Camaçari, o governador Rui Costa assina autorização para o início das obras de duplicação e pavimentação da estrada da Cascalheira, no trecho do entroncamento da BA-535 e BA-099, em Abrantes. A solenidade ocorre na nova  sede do 10º Grupamento de Bombeiros Militares, na Via Radial A, 193 (em frente ao posto Shell), em Camaçari. 

   12. No local, o governador fará a entrega de equipamentos e veículos para o 10º GBM e aproveitará para visitar a nova sede da entidade. Rui também fará entrega de equipamentos e veículos para o Grupamentos de Bombeiros Militares do município de Salvador. 

   13. Neste domingo, aconteceram anivrsários de dois políticos baianos, o ministro Antonio Imbassahy e a senadora Lidice da Mata.

   14. Neste final de semana, em Salvador, os shoopings estiveram lotadíssimos. Seria um fim da crise ou a cliente foi apenas passear.

   15. Quem entende futebol: o Barcelona dá 6x1 no PSG e, hoje, perdeu no campeonato espanhol.

   16. A segunda edição do Procon Comunidade na Estação da Lapa vai se estender por mais uma semana. Os consumidores que passarem pelo local até entre segunda-feira, 13, e sexta-feira, 17, terão atendimento do órgão de defesa do consumidor e poderão esclarecer suas dúvidas. Para ser atendido, o consumidor precisa estar munido do documento de identificação, além do documento que comprove a relação de consumo com o fornecedor, como contrato ou nota fiscal.
 
   17. Depois do sucesso da primeira edição, realizada em janeiro, com 1.320 atendimentos, a Estação da Lapa cedeu o espaço mais uma vez com o objetivo de colaborar com o trabalho do Órgão, que visa tirar as dúvidas dos consumidores e harmonizar as relações de consumo com os fornecedores.
 
   18. O Procon Comunidade, ação desenvolvida pela Diretoria de Ações Educativas do Órgão, estende o atendimento aos consumidores, realizando ações em diversos pontos de Salvador, como Centros Sociais Urbanos, Rodoviária e até Shoppings, atendendo os que passam pelo local e precisam de um intermédio para a resolução de problemas relacionados ao consumo.  

   19. Depois de registrar o melhor janeiro desde 2012, as exportações baianas recuaram 18% em fevereiro em relação ao mês anterior e 13,5% em relação a igual mês de 2016, alcançando US$ 462,6 milhões. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan).

   20. Apesar do aumento nos preços de algumas commodities já ter reflexos positivos nas vendas externas, como no caso dos derivados de petróleo e petroquímicos que tiveram aumento de 844,2% e 12,8% em suas receitas no mês, os embarques de produtos básicos recuaram 42,5%, resultado direto do fraco volume embarcado de soja, algodão e milho, depois da mais severa estiagem porque passou a região produtora no estado.

   21. Embora tenham ocorrido chuvas na região neste início de ano, o oeste do estado ainda sofre com os efeitos da estiagem e atrasos na colheita. A expectativa porém é que os resultados da safra de grãos a ser colhida neste ano tendam a recompor as perdas do ciclo anterior, incrementando os embarques ao exterior em decorrência da melhora no regime de chuvas e da consequente produtividade média das lavouras.

   22. Contribuiu ainda para a queda das exportações em fevereiro, a redução do volume físico embarcado em 9%, principalmente de produtos agrícolas, metalúrgicos, celulose e pneumáticos, esses três últimos segmentos, afetados pela perda de rentabilidade nos embarques, por conta da valorização do real frente ao dólar - a valorização nominal do real de 21,1% e a elevação de 3,1% no custo de produção não foram compensadas pelos preços de exportação – além da redução dos preços médios de exportação, em média 5% comparados ao mesmo mês do ano anterior, revelando que há uma recomposição apenas parcial nos preços das commodities, especialmente as minerais, concentrada em menos produtos, e com magnitude mais modesta.

   23. As importações também voltaram a cair em fevereiro (-23%) depois de dois meses de alta consecutiva, alcançando US$ 417,6 milhões. Com a queda registrada no mês passado, põe-se em dúvida uma possível retomada da atividade econômica, sobretudo na indústria. As compras de bens intermediários (insumos e matéria primas) tiveram redução de 10,5%, enquanto que as de combustíveis recuaram 38,1% comparadas a igual mês do ano passado.

   24. A destacar as compras de bens de capital, que positivamente continuaram em crescimento pelo décimo mês consecutivo. Em fevereiro o aumento foi de 8%, puxado por células solares, moldes para borracha e equipamentos elétricos.

   25. No bimestre, tanto importações quanto exportações apresentaram resultados positivos. As exportações acusam crescimento de 3,4%, enquanto que as importações o aumento chega a 51,2%. O maior crescimento das importações, no primeiro bimestre, veio de bens intermediários e de combustíveis com alta de 61,3% e de 59,2% sobre igual período do ano passado. Na mesma comparação, houve ainda queda de 24,2% nas compras de bens de consumo e de 17,8% dos bens de capital.