Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

A GRAVATA DA INSENSATEZ NA CCR/METRÔ merece apuração da Assembleia

Câmara dos Deputados destrava projeto das medidas contra a corrupção no Brasil
19/02/2017 às 18:41
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A Comissão de Direitos e Defesa das Mulheres da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Luiza Maia (PT), tem nesta segunda-feira, 20, o dever de convocar a direção da CCR/Metrô para dar explicações sobre a agressão sofrida por uma senhora, de média idade, por parte de seguranças da Estação de Transbordo dos ônibus Integração, em Mussurunga. 

   2. Um segurança aplica um golpe no pescoço da senhora, a popular 'gravata', imobilizando-a, enquanto outro agente, uma mulher, prende seus pulsos.

   3. O fato aconteceu no sábado e a ação dos seguranças se deveu porque a senhora teria furado a fila, o que é contestado pela senhora, em áudio gravado por um outro passageiro, dando conta de que ela saira da fila por algum momento, e retorna ao lugar de origem, o que provocou o indicente. 

   4. O que causa espanto é a maneira como os seguranças trataram a senhora, numa agressividade a olhos vistos, sem a menor necessidade.  

   5. Em nota, a empresa explica: "A CCR Metrô Bahia repudia qualquer ato de violência. Até que as circunstâncias do ocorrido no Terminal Mussurunga sejam totalmente esclarecidas, a concessionária afastou os colaboradores da  função e vai tomar as medidas administrativas necessárias".

   6. É um caso grave. A Comissão de Direitos da Mulher pode, ainda, convidar a senhora para dar um depoimento na Assembleia. 
                                                            ******
   7. O debate sobre foro privilegiado para parlamentares volta a ganhar uma nova dimensão depois que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), autorizou a tramitação do PL contra a corrupção. O PL é popular é tem 2 milhões de assinaturas e estava travado no Congresso. 

   8. Vários fatores levaram a presidência da Câmara tomar essa decisão. Um deles foi a declaração do ministro do STF, Luis Roberto Barroso, sobre sua limitação, porque está prestes a ser divulgada uma série de delações premiadas de executivos da Odebrecht, que transformarão em alvos de investigações centenas de parlamentares e ex-parlamentares.

   9. Qual é a abrangência da relação do foro privilegiado a esses iluminados é isso que o STF quer verificar. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, reuniu-se com o ministro do STF, Luis Fux, autor da liminar que devolveu a Câmara o projeto que estava no Senado, por alegar vicios em sua tramitação.

   10. A expectativa é grande, provavalmente após o Carnaval, uma vez que na próxima semana, o reinado de Momo encurta o andamento de ações nas Casas Legislaticas - Câmara e Senado - e também nas instâncias do Poder Judiciário.

   11. O Brasil, no entanto, não pode ficar a mercê do foro privilegiado de quem cometeu ilicitos. Vale lembrar que até mesmo o presidente Michel Temer e vários dos seus assessores estão no listão da Odebrecht. 
                                                                               *****
   12. A Prefeitura de Salvador faz a última vistoria das estruturas dos circuitos oficiais do Carnaval nesta segunda-feira, a partir das 9h30, no Campo Grande (concentração em frente à Sala de Imprensa Oficial, na Praça Dois de Julho, atrás do Camarote Oficial). O prefeito ACM Neto vai comandar a operação, que contará ainda com a presença dos órgãos de fiscalização e daqueles envolvidos na organização da festa. 

   13. O Carnaval começa oficialmente na próxima quarta-feira (22), mas nesta terça (21) já acontece uma grande festa no palco de uma cercejaria montado no Farol da Barra, área que também será vistoriada nesta segunda pelo prefeito e sua equipe. 

   14. As ocorrências de roubos contra instituições financeiras na Bahia tiveram queda de 36,4% na comparação entre o período de 1º de janeiro a 12 de fevereiro de 2017 com o ano passado. Foram registrados 7 casos neste ano, contra 11 computados pela polícia em 2016.

   15. O trabalho de combate a quadrilhas especializadas neste tipo de crime é realizado de maneira integrada pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) da Polícia Civil, com unidades da Polícia Militar e a Superintendência de Inteligência da SSP. No ano de 2016, comparado com 2015, a redução foi de 54, 4%. Foram 252 casos registrados em 2015, enquanto que em 2016 a polícia computou 115 ocorrências.

   16. "Estamos entre os três estados que alcançaram as maiores reduções de roubos a bancos em 2016 e continuamos com o mesmo foco neste ano. Acabamos de inaugurar uma Base Avançada do Grupamento Aéreo da PM em Barreiras para fortalecer o combate a estas quadrilhas", ressaltou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

   17. O titular da pasta ainda acrescentou que algumas instituições firmaram parcerias com a SSP e que as imagens dos circuitos de câmeras já são acessadas através do Centro de Operações e Inteligência. "Em 2017, vamos expandir este serviço de monitoramento. É muito importante a sociedade se conscientizar da importância de cada um fazer o seu papel para que consigamos avançar sempre, melhorando a Segurança Pública na Bahia", afirmou Barbosa.

   18. O deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, Alex da Piatã (PSD), apresentou projeto de lei que visa obrigar a disponibilização de ar condicionado nas ambulâncias baianas. 

   19. De acordo com o texto do PL, a regulamentação visa garantir, por parte do poder público ou da iniciativa privada, a aquisição de novos veículos de transporte de passageiros enfermos com o ar-condicionado e que os antigos, que já circulam, tenham até três anos, após a sanção da proposição, para novos aparelhos serem adicionados ou as ambulâncias sejam substituídas por outras que possuem o ar

   20. Para Alex, autor da lei do Passe Livre das ambulâncias nos pedágios e do projeto que vista instituir o dia do condutor de ambulância, argumenta que só quem já passou pela situação sabe o desconforto que é ser transportado em uma ambulância sem climatização. 

   21. O Gabinete Português de Leitura vai sediar o primeiro “Minicurso de Introdução à Língua Yorùbá na Comunicação, Tradição Orixá e Cultura. O principal objetivo é familiarizar o aluno com a Língua Yorùbá-Nagô, utilizada nas cerimônias do Candomblé ao tempo em que se articula o aprendizado da comunicação básica, de modo a ser entendido e entender o seu interlucutor Afro-ocidental correlato. 

   22. O condicionamento necessário para que esse objetivo maior seja alcançado passa necessariamente por uma imersão na Cultura Yorùbá-Nagô. O método seguido enfatiza a familiarização básica com a Língua Iorubá.As aulas serão desenvolvidas em 6 (seis) encontros/aulas divididos em módulos de 4 (quatro) horas de duração cada, perfazendo um total de 24 (vinte e quatro) horas-aula + 6(seis) horas de atividades programadas = 30 horas (certificado). 

   23. Como objetivos específicos estão: capacitar os alunos tornando-os capazes de explicar os cânticos em língua yorùbá, usando os textos litúrgicos mais conhecidos do Candomblé de Queto ou Candomblé Nagô; introduzir nos alunos conhecimentos fundamentais para a conversação em Língua yorùbá no nível de iniciantes.

   23. A prefeita Moema Gramacho avaliou como “muito positiva” a reunião realizada com o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, e o superintendente José Anselmo Lopes Cunha. O foco é  fortalecer a parceria com a instituição.
 
   24. Moema parabenizou e agradeceu a equipe da Caixa pela parceria durante os oito anos de suas gestões anteriores (2005 a 2012) e que está sendo renovada nesta nova fase. “Na reunião conseguimos colocar em pauta a possibilidade de trazer para o município mais unidades do Minha Casa Minha Vida, através do Minha Casa Entidades, e garantir um acompanhamento próximo por parte da CEF na execução dos convênios”, declarou a prefeita.

   25. O governador Rui Costa enviou, nesta sexta-feira (17), à Assembleia Legislativa Projeto de Lei que altera o Prêmio por Desempenho Policial (PDP). A nova proposta diminui o número de faixas de premiação para quatro, ao mesmo tempo que possibilita que um maior número de unidades e seus policiais que passem a ser beneficiados nas faixas com os maiores valores do Prêmio.
 
    26. Uma das novidades é que, com a mudança, todas as unidades que atingirem 100% da meta de 6% de redução dos crimes violentos letais intencionais receberão o valor máximo (PDP 1). Pela lei em vigor, apenas os 10 primeiros colocados têm direito ao valor mais alto.
 
    27. As unidade que alcançarem pelo menos metade da meta, passarão a receber o PDP-2 (antes recebiam o PDP-4). Outra importante alteração é que, se o projeto for aprovado, a unidade que alcançar entre 20% e 50% passará a ser contemplada com o prêmio, na categoria PDP-3.
 
   28. O texto também traz mudanças para as unidades especializadas, como o Departamento de Repressão ao Crime Organizado, e as Companhias Independentes de Policiamento Especializado que atualmente têm seus resultados vinculados ao desempenho do Estado. A ideia é que seus resultados sejam relacionados aos das áreas integradas onde atuam, facilitando seu acesso à premiação, dando-lhes a possibilidade de receber o PDP-1 ou PDP-2.