Shows

JAM NO MAM ESTREIA TEMPORADA 2021 COM PATROCÍNIO DO INSTITUTO CCR

Dia 31 de julho
Darana RP , Salvador | 28/07/2021 às 15:12
JM3
Foto: Lígia Rizério

Os admiradores do projeto JAM no MAM finalmente terão a oportunidade de reviver a experiência, já que neste sábado (31) as apresentações voltarão a acontecer, ainda sem a presença do público, com transmissão ao vivo pelo canal do JAM no MAM do Youtube. A última apresentação do projeto foi ainda no formato presencial, em fevereiro de 2020. De lá para cá, os músicos da Geleia Solar, banda base do JAM, ainda não tocaram no espaço e com a dinâmica do projeto no Museu de Arte Moderna da Bahia. A retomada tem o patrocínio do Instituto CCR e o apoio da CCR Metrô Bahia, repetindo uma parceria que aconteceu em 2017.

 

A programação do JAM no MAM online já está definida até dezembro de 2021. Com a estreia neste sábado (31), as sessões musicais acontecem também no segundo e último sábado de cada mês, entre agosto e dezembro, sempre das 18h às 21h. “Estamos muito animados com a retomada do JAM no MAM, é uma oportunidade de levar este projeto que tem o talento e a beleza da Bahia para os baianos e, com a internet, para todos os cantos do mundo”, revela Álvaro Britto, gestor de comunicação da CCR Metrô Bahia. Quem acompanhar as apresentações pela internet vai conferir o mesmo cenário e clima que marcam o projeto na história da cultura de Salvador, incluindo os improvisos musicais presentes no 20 anos de história da iniciativa.

 

A música instrumental baiana ganha mais um espaço de destaque, ainda que estejamos em tempos difíceis de pandemia. Para as próximas edições, músicos profissionais ou em formação que quiserem tocar – e trocar – com os músicos da JAM poderão passar uma DM para o Instagram da JAM (@jamnomam) ou escrever para o e-mail jamnomam@gmail.com, e uma triagem dos pedidos será feita levando em conta o calendário e a dinâmica de cada sessão. A ideia é provocar sempre interações musicais que possibilitem a fãs da JAM de todo o mundo conferir de suas casas o clima de improvisação e virtuosismo que é uma das características do projeto.

 

As transmissões tem direção de Sofia Federico e Kico Povoas e a estreia contará com a participação do pianista e arranjador Bira Marques, do trompetista Fernando Isaia e do percussionista Tiago Nunes tocando junto a uma Geleia Solar formada por Alexandre Vieira (baixo), Bruno Aranha (teclado), Fernando Miranda (trompete), Gabi Guedes (percussão), Ivan Huol (bateria), Jordi Amorim (guitarra), Lorena Martins (bateria), Lucas Decliê (sax), Matias Traut (trombone) e Rowney Scott (sax).

 

A temporada 2021 da JAM no MAM é apresentada pela Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Instituto CCR, no trecho da concessionária Metrô Bahia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realizada pela Huol Criações, a JAM conta também com o apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, do Museu de Arte Moderna da Bahia e do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura. O Instituto CCR é uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada em 2014, com o objetivo de estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de dez anos pela empresa, por meio de suas concessionárias. Na Bahia, o Grupo CCR conta com a CCR Metrô Bahia, responsável pela do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.

 

Seguem dois vídeos interpretados pela banda Geleia Solar (a banda base da JAM no MAM). Os vídeos são das músicas “Alma Brasileira”, de Zeca Freitas, e “Trilhos Urbanos”, de Caetano Veloso. Acho a interpretação de Alma Brasileira mais expressiva para representar o que é a JAM no MAM – projeto de valorização da música instrumental baiana.

Link para download: https://we.tl/t-AVXt2e5GCF

 

Serviço

Temporada 2021 do JAM no MAM

Estreia: 31 de julho, das 18h às 21h.

Transmissão: Acesso livre pelo canal do Youtube da JAM no MAM – www.youtube.com/jamnomam

 

Datas da temporada:

- 31 de julho;

- 14 e 28 de agosto;

- 11 e 25 de setembro;

- 09 e 30 de outubro;

- 13 e 27 de novembro;

- 11 de dezembro.