Shows

CLIPE "TABULEIRO" TEM LANÇAMENTO NAS PLATAFORMAS DIGITAIS ESSA SEMANA

Dia 12 de fevereiro
Tatiane Freitas , Salvador | 10/02/2021 às 11:46
“Tabuleiro”
Foto: Divulgação

Após longos meses sem escola, crianças do bairro do Engenho Velho da Federação mostraram que estão com disposição de sobra para aprender e interagir com seus mestres. Foi isso que o comportamento de cada uma delas revelou durante os três dias de gravação do clipe “Tabuleiro”, ao lado dos músicos Magary Lord e Tedy Santana, seguindo todas as normas de segurança sanitária. O lançamento oficial do videoclipe será nesta sexta-feira (12) nas plataformas de streaming e redes sociais do Projeto Vai Chegar.


“As crianças são realmente incríveis, estavam o tempo inteiro felizes, comprometidas, atentas. Foram três dias de gravação inesquecíveis, marcamos 8h, e 7h20 já tinha criança pronta, perguntando que horas iria começar”, comenta o baterista Tedy Santana, idealizador do projeto Vai Chegar, ele mesmo o fabricante dos tambores artesanais, que levam a marca do projeto e que viabilizam as aulas de percussão.


Ele conta que a ideia do clipe nasceu da vontade de mobilizar as crianças do bairro que, em 2020, ficaram sem as aulas de música e rodas de conversa que o projeto proporciona, e também longe das aulas escolares, por conta da dificuldade de acesso a uma rede de internet nas suas casas. “Quando fomos gravar as vozes delas no estúdio, pedimos para assinarem a ficha técnica, e observamos que um dos meninos, que eu lembro que já escrevia, não conseguiu escrever seu nome no papel. O impacto na educação foi muito grande”, comenta Tedy.


A música “Tabuleiro” é uma parceria entre Tedy Santana, Magary Lord e Marcelo Pinho. Os músicos Alexandre Vieira (contrabaixo), DJ Mangaio, e Marcelo Santolis (guitarra), são convidados do clipe e assinam o arranjo musical. As 85 crianças assumem 30 tambores e coro. O projeto de gravação do clipe “Tabuleiro” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. A produção audiovisual leva assinatura de Mentegira, Ireno Figer, Diego Damasseno e Felipe Prescot.


“Essa garotada está com muita sede de aprender, e nossa ideia com esse clipe foi mostrar que estamos atentos a essas crianças, estamos juntos, buscamos passar uma mensagem de união. Foi muito bom ver elas orgulhosas por tocar um instrumento, por estar participando de um clipe, seguindo orientações de um diretor, compartilhando cenas com Magary Lord, além das interações com os profissionais, a troca de conversa com os músicos e a colaboração exemplar no uso da máscara e do álcool em gel. Foi realmente muito bonito de ver”, comemora Tedy.


SERVIÇO


Lançamento do clipe “Tabuleiro”

12/02 – Plataformas de Streaming : Facebook: fb.com/vaichegar, Instagram: @tamborvaichegar,  YouTube: Vai Chegar

Produção e Coordenação: Tedy Santana e Laurette Perrin – Associação Oficina das Artes

Participação: Jovens do Projeto Vai Chegar, Magary Lord, Alexandre Vieira, DJ Mangaio, Marcelo Santolis

Patrocínio/ Edital: Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal