Shows

Juventude do Engenho Velho da Federação grava clipe com Magary Lord

Dias 26 e 27 de janeiro
Tatiane Freitas , Salvador | 21/01/2021 às 15:57
Juventude do Engenho Velho da Federação grava clipe com Magary Lord
Foto: Divulgação

Não se pode deixar que o distanciamento social furte a esperança dos jovens. Esse é o pensamento que vem movimentando a gravação do clipe “Tabuleiro”, marcada para acontecer nos próximos dias 26 e 27 de janeiro (terça e quarta-feira) no bairro do Engenho Velho da Federação. Crianças e adolescentes do bairro, com idades entre 3 e 18 anos, irão a participar ao lado do baterista Tedy Santana e do músico Magary Lord. O clipe envolve a participação de 30 jovens tocando tambores. Todos eles são integrantes do Projeto Vai Chegar, realizado pela Associação Oficina das Artes, que, em 2020, teve suas atividades paralisadas por conta do isolamento social.


“A ideia é reunir esses jovens para um momento de união e renovação de esperanças, já que estivemos distantes no último ano, sem aulas de música e rodas de conversa, que são tão importantes para que se sintam valorizados nas suas individualidades e confiantes no futuro”, comenta Tedy Santana, baterista e idealizador do projeto Vai Chegar, ele próprio sendo o fabricante dos tambores artesanais Vai Chegar, que viabilizam as aulas de percussão.


O projeto de gravação do clipe “Tabuleiro” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal, e será gravado seguindo todas as normas de segurança sanitária previstas por lei. O lançamento está previsto para o dia 7 de fevereiro (domingo) com projeção em telão na Rua das Palmeiras, no Engenho Velho da Federação, das 9h às 15h. Já nas plataformas de streaming, o lançamento acontece no dia 12 de fevereiro (sexta-feira).


A música “Tabuleiro” é uma parceria entre Tedy Santana, Magary Lord e Marcelo Pinho. Os músicos Alexandre Vieira (contrabaixo), DJ Mangaio, e Marcelo Santolis (guitarra), são convidados do clipe e assinam o arranjo musical. As crianças assumem os tambores e coro, sendo elas as personagens principais do enredo. As filmagens acontecerão nas ruas do bairro e numa oficina de carros, alugada para ser a locação onde acontece o momento clímax da produção.


O roteiro narra o cotidiano de Lelê, personagem protagonista do clipe. Lelê não é interpretada por uma criança, mas por cada uma delas, valorizando suas singularidades. Jogos e brincadeiras musicais pontuam o caminho de Lelê ao longo do dia  até o ensaio nas escadas da rua para a grande celebração final. A última cena mostra os jovens tocando tambor e cantando junto com Magary Lord e os músicos, para ilustrar a força do colaborativo.


Vai Chegar – “A música é o grande convite, e foi por meio dela que iniciei esse trabalho social no meu bairro. Mas logo percebi que a música era mesmo só a porta de entrada, porque as necessidades das crianças e jovens eram outras. E assim nasceu esse espaço pensado para agregar mais jovens à prática artística, mas que se tornou muito mais que isso, vindo a se consolidar como um espaço de troca, de escuta, de amizade, de tolerância, de colaboração e de fé no futuro”, conta Tedy Santana.


Tedy é morador do Engenho Velho da Federação desde criança até os dias de hoje. É no bairro que ele atua artisticamente e mantém o ateliê, onde realiza a confecção dos tambores. O Projeto Vai Chegar e a Associação Oficina das Artes nasceram pelos trâmites oficiais em 2016, mas há muito mais tempo o músico, que é baterista profissional com reconhecimento internacional, já é mentor de grupos de crianças e adolescentes do bairro no intuito de acolhê-los através da música.


“O meu instrumento oficial é a bateria, só que se trata de um instrumento caro, de difícil acesso, o que dificultava envolver muitos jovens em torno desse aprendizado. Foi então que comecei a produzir tambores artesanais para possibilitar a reunião de mais crianças em torno da percussão e deu certo. Já formamos dois adolescentes no ofício de fabricar tambores, e hoje muitos tambores do projeto têm a mão dos jovens, o que orgulha muito cada um deles. Tudo gira em torno de eles acreditarem que podem fazer acontecer e que vale a pena eles correrem atrás das possibilidades”, arremata.


Desde que iniciou seu trabalho social, Tedy Santana estima já ter atendido cerca de 300 crianças e adolescentes através do Projeto Vai Chegar.

 

SERVIÇO

Gravação videoclipe “Tabuleiro”

Música: “Tabuleiro” (Tedy Santana, Magary Lord e Marcelo Pinho)

Onde: Engenho Velho da Federação

Dias: 26 e 27 de janeiro (terça e quarta-feira)

Coordenação: Tedy Santana – Associação Oficina das Artes

Participação: Jovens do Projeto Vai Chegar, Magary Lord, Alexandre Vieira, DJ Mangaio, Marcelo Santolis

Patrocínio/ Edital: Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal

Lançamento:

07/02 - Rua das Palmeiras – Engenho Velho da Federação I Horário: 9h às 15h

12/02 – Plataformas de Streaming : Facebook: fb.com/vaichegar, Instagram: @tamborvaichegar.

 

*As etapas de gravação e lançamento do videoclipe aplicarão as normas sanitárias conforme as leis