Shows

Salsabaiana retorna ao Coliseu Rio Vermelho em nova temporada

Dia 26 de setembro
Viva Interativa , Salvador | 13/09/2019 às 14:35
Jorge Zárath
Foto: Claudio Colavolpe
Eram para ser quatro edições, mas o sucesso do projeto SALSABAIANA fez o evento ser estendido para seis grandes noites, entre os últimos meses de julho e agosto, que lotaram o Coliseu do Rio Vermelho sob o comando do cantor e compositor Jorge Zárath. Foi o termômetro que o músico precisava para lançar uma nova temporada, que começa próximo dia 26 (quinta-feira), sempre a partir das 21h, agora com o Coliseu ampliado após reforma. Os shows convidam à dança a partir de uma mistura rítmica que une música latina com a sonoridade percussiva baiana.
Rumba, mambo, merengue e ijexá mesclam-se numa fusão rítmica explosiva sem deixar ninguém parado. Destaque para o time de nove músicos convidado por Jorge Zárath para, junto com o músico “uruguaio-baiano”, dar vida ao movimento que, pertinentemente, ganhou o nome de SALSABAIANA. “Ritmos caribenhos são apresentados numa versão bem original, ao tempo que nascem releituras para canções de sucesso da Bahia. Os arranjos combinam a sonoridade percussiva da música de Salvador com claves do mambo, do son, da rumba e do merengue” explica Zárath.
Já na primeira temporada, o evento demarcou sua vocação como reduto de dançarinos e amantes da dança, proposta que tem à frente o reconhecido coreógrafo Jorge Silva. Nas próximas edições, antes de cada show, aulas de ritmos como gafieira, samba e salsa acontecerão na pista de dança como aquecimento para a noite. “Queremos unir a proposta de entretenimento à de valorização cultural da dança e dos ritmos que estão ali sendo executados”, realça Zárath.
Os convidados são outro ponto alto da festa. A cada encontro, Zárath chama ao palco artistas que dialogam com a mistura rítmica que inspira o projeto. Filhos de Jorge, Mambolada, Estakazero, Ana Mametto, Araketu, Groove da Lys, Confraria da Música e Denny Denan participaram da primeira temporada. Para as noites que virão, nomes como Durval Lelys, Luiz Caldas, Saulo, Jau, Márcia Freire, Márcia Short, Tatau, Ninha e Magary Lord estão na lista do anfitrião.  
A direção musical da banda é do maestro Reudes Nogueira, o mesmo que esteve na regência da Salsalitro nos anos 90. Ele também assume a bateria. No baixo, Eduardo Martins; no piano, Irlando Rodrígues; na percussão, Ito Araújo, Júnior Didóra e Eduardo Varjão (Duda Man); nos trompetes, Marobinha e Pequeno; no trombone, Alex Cachoeira.
“A diferença da Salsalitro para a Salsabaiana é que agora a salsa está misturada com outras referências musicais, e eu estou muito feliz porque essa é a música que traz a minha verdade e a minha identidade. Eu sou isso, essa mistura da Bahia com o restante da América Latina, que resulta numa potente fusão rítmica”, resume Zárath.

 

SERVIÇO

Show: SALSABAIANA com Jorge Zárath e convidados

Data: Quinta-feira 26/09/2019 (Estreia 2ª Temporada)

Local: Coliseu do Rio Vermelho

Horário: 21h

Ingressos: R$ 30

Lista amiga: R$ 20

Endereço: Praça Colombo, 80, Rio Vermelho

Reservas e lista: 99218-8758

Classificação: 18 anos