Shows

Madrigal da UFBA é a atração da Série Lunar de setembro

Dia 11 de setembro
ABI Bahia , Salvador | 02/09/2019 às 13:01
Madrigal da UFBA
Foto: divulgação
As apresentações da Série LUNAR, projeto criado pela Associação Bahiana de Imprensa (ABI) em parceria com a Escola de Música da UFBA (EMUS), estão movimentando a cena cultural do Centro Histórico de Salvador. O evento chega à sua quarta edição com um concerto do Madrigal da UFBA, grupo vocal profissional criado há 65 anos. O Madrigal apresentará o recém-lançado Concerto Songs e Chansons, sob a regência do Maestro Rafael Garbuio. A série acontece no Auditório Samuel Celestino, na Sede da ABI, às 19h do dia 11 de setembro.
O Concerto Songs e Chansons estreado pelo Madrigal da UFBA em agosto de 2019, traz o seu repertório dedicado à música romântica do século XIX nos limites do século XX – período estético compreendido como a transição entre a música romântica e a música moderna do século XX. Através da escrita de dois compositores europeus significativos, o inglês Edward Elgar e o francês Gabriel Fauré, o repertório desse evento apresenta a essência da escrita coral em conjunto a uma escrita instrumental pianística complexa e de alto valor artístico. O grupo contará com a participação do pianista Hammurábi Ferreira.
Madrigal da UFBA – é um grupo vocal profissional, fundado em 1954 pelo maestro H. J. Koellreuter. O grupo constitui um importante núcleo de extensão, veículo de comunicação cultural entre a universidade e a comunidade. Desde a sua fundação, tem realizado inúmeros concertos, participando das montagens de grandes obras do repertório erudito mundial. Participou de importantes eventos e tem realizado inúmeros concertos em diferentes ambientes – teatros, praças públicas, parques, igrejas, escolas etc., apresentando-se com fins beneficentes em hospitais, orfanatos, asilos e abrilhantando, ao longo da sua trajetória, congressos, simpósios, seminários, datas cívicas e religiosas. Além da rotina de concertos, o Madrigal atende aos alunos dos cursos de Composição, executando as suas peças, de Regência e Canto, possibilitando-lhes aprimoramento e prática musical indispensáveis à formação do músico.
Em seu acervo, de importância cultural e histórica, o Madrigal tem obras que provavelmente não poderão ser encontradas em outros locais, visto que existem inúmeros manuscritos originais e arranjos dedicados exclusivamente ao grupo, incluindo várias estreias mundiais e as primeiras execuções modernas de peças históricas recuperadas. Ao longo de sua história foram realizadas mais de 3 mil apresentações, sendo dirigido por inúmeros maestros. Atualmente, o Madrigal da UFBA conta com a direção artística de José Maurício Brandão e a regência de Rafael Garbuio.
As edições anteriores da Série Lunar a Orquestra de Violões da UFBA, o Quarteto Gamboa e a cantora Ana Paula Albuquerque. O ciclo segue trazendo grupos da EMUS/UFBA até dezembro, sempre nas noites de lua cheia, com o objetivo de que os convidados possam desfrutar da magnífica vista do oitavo andar no prédio da ABI. As próximas datas são: 16 de outubro, 13 de novembro e 11 de dezembro.

 

Serviço

 

4ª edição da Série Lunar - com Madrigal da UFBA

Dia 11/09, às 19h

Local: Sede da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) – Rua Guedes de Brito, 1 – Edifício Ranulpho Oliveira, Praça da Sé (Centro)

Informações: abi.site@hotmail.com | (71) 98791-7988

Entrada franca