ter?a-feira, 10 de dezembro de 2019
Shows

Santini & Trio faz show em Feira de Santana após turnê internacional

Dia 15 de agosto
Da Redação , da redação em Salvador | 11/08/2019 às 11:20
Santini
Foto:
S
Depois de uma turnê bem-sucedida em Portugal, a banda Santini & Trio volta às terras brasileiras e se apresenta gratuitamente na quinta-feira (15), às 21h, na Cúpula do Som, no município de Feira de Santana. A apresentação acontece depois do grupo ter realizado, no período de 30 de junho a 10 de julho, shows nas cidades de Lisboa, Aveiro, Coimbra, Cascais Ansião e Sintra. A viagem ao continente Europeu é resultado do projeto Santini & Trio Circula em Portugal, aprovado na 1ª Chamada do Edital de Mobilidade Cultural 2019 da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). A iniciativa teve o apoio do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura (SecultBA) e Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Durante o encontro, o grupo feirense vai contar tudo que viveu durante 11 dias de muita troca de experiências, boas conversas e shows. Segundo o compositor, guitarrista e criador da banda, Rony Santini, a  viagem para Portugal “foi uma experiência incrível” proporcionada pelo Edital de Mobilidade da Secult, que levou uma banda baiana a conhecer outro país, outra cultura. “Tudo isso que aconteceu em nossas vidas não teria sido possível se não fosse o apoio do Governo. Só tenho a agradecer ao Governo do Estado da Bahia através da Secult, pelo Edital de Mobilidade Artística, e a todos envolvidos neste projeto. Que continuem fazendo e oportunizando artistas pra desbravarem sua música, sua arte e mostrarem a sua voz”, disse.

Santini & Trio Circula em Portugal é um projeto de música instrumental autoral do guitarrista e compositor Rony Santini, acompanhado pelos músicos Anderson Silva (contrabaixista), Rogério Ferrer (Multi-instrumentista) e Flaviano Gallo (baterista), vencedores com dois troféus pelo Prêmio Caymmi de Música - como melhor banda e melhor instrumentista para Flaviano Gallo. A ideia do grupo é mostrar o jazz influenciado por ritmos como o ijexá, o samba, samba de roda e bossa nova. A programação na Europa contou com apresentações em casas de Jazz, teatro, conservatório, escola de música, participações em Jam Sessions e também rodas de conversas com o tema: "O Jazz Contemporâneo - Técnicas de improvisação e ritmos brasileiros".        

Turnê em Portugal - As apresentações da Santini & Trio aconteceram em cidades portuguesas como Cascais (04 e 05/07) – no Cascais Jazz Club, com duas apresentações, a primeira participando de uma Jam Session, interagindo com vários músicos de todo o mundo, e no segundo dia com um show. No dia 07, o grupo se apresentou na vila portuguesa de Ansião, no pátio Municipal, homenageando João Gilberto com releituras como “Chega de Saudade” (Vinicius de Moraes e Tom Jobim) e “Estate” (Bruno Martino), e ainda foram homenageados pelo prefeito local, que ressaltou a qualidade musical da banda bem e a receptividade do público.

A banda esteve no Conservatório de Sintra no dia 08, numa roda de conversa, com o tema: "O Jazz Contemporâneo - Técnicas de improvisação e ritmos brasileiros”, onde houve uma boa integração e interação com alunos, desde crianças a adultos, encerrando com coro infantil cantando a “Râ” de João Donato, logo depois aconteceu um show aberto ao público. No Salão Brazil em Coimbra (09/07), a banda realizou um show ímpar com a presença de vários brasileiros e de públicos que acompanharam o grupo em shows anteriores. Para encerrar, a banda se apresentou em Lisboa (11/07), no Lx Factory, com um show ao ar livre, muito ijexá, baião, forró e a presença de músicos, apreciadores da boa música.



Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br




Serviço

Banda Santini & Trio

Quando: 15 de agosto (quinta-feira), às 21h

Onde: Cúpula do Som (Rua Domingos Barbosa de Araújo, 750, Centro, Feira de Santana - BA