Shows

Série NEOJIBA no TCA estreia peça premiada de compositor baiano

DIa 16 de maio
Neojiba , Salvador | 07/05/2019 às 16:48
Orquestra e Coro Juvenil da Bahia
Foto: Karol Azevedo

O terceiro concerto da série NEOJIBA no TCA 2019 leva ao palco do Teatro Castro Alves a Orquestra Juvenil da Bahia e o Coro Juvenil do NEOJIBA, duas das principais formações do programa. O concerto acontece na quinta-feira, 16 de maio, às 19h, e apresenta Soteropolitana, do baiano Luã Almeida, seguida por obras de Igor Stravinsky, Giuseppe Verdi e George Gershwin.

O destaque fica por conta da estreia em Salvador da premiada Soteropolitana, composição de Luã Almeida, ex-integrante da Orquestra Juvenil da Bahia e compositor formado pela Escola de Música da UFBA, executada pela Orquestra Juvenil sob regência de Helder Passinho. Inspirada em um dos bairros mais percussivos de Salvador, o Candeal, a peça remete ao ritmo conhecido como “tamanquinho”, popularizado pela banda Timbalada. Em fevereiro deste ano, Soteropolitana foi ganhadora do IV Concurso de Composição do festival Gramado in Concert, no Rio Grande do Sul, após competir nacionalmente com 40 compositores. 

Na sequência, o Coro Juvenil se junta à orquestra para a Sinfonia dos Salmos, de Igor Stravinsky, uma das grandes obras-primas do século XX. Conduzida por Eduardo Torres, esta apresentação conta com as participações especiais dos pianistas Artur Marden (Brasil) e Viola Cartoni (Itália), renomados músicos que, além de apresentações nesta temporada da série, ministram, em Salvador, aulas para os integrantes dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia.

A segunda metade do concerto ocorre sob a batuta de Eduardo Salazar, que rege a Orquestra Juvenil na abertura da ópera A Força do Destino, de Giuseppe Verdi, e de Um Americano em Paris, de George Gershwin. 

Programa NEOJIBA


Os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) têm como objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. Criado em 2007 a partir da iniciativa de seu diretor fundador, o maestro e pianista Ricardo Castro, o Programa NEOJIBA, gerido pelo Instituto de Ação Social pela Música (IASPM), tornou-se uma das políticas públicas prioritárias do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social), e beneficia cerca de 6,5 mil crianças, adolescentes e jovens, direta e indiretamente, em todo o estado.

NEOJIBA NO TCA

Orquestra Juvenil da Bahia e Coro Juvenil do NEOJIBA

Regência: Helder Passinho, Eduardo Torres e Eduardo Salazar

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho, s/n - Campo Grande

16 de maio (quinta-feira), às 19h

R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia)

Repertório 

Soteropolitana (Luã Almeida) 

Sinfonia dos Salmos (Igor Stravinsky), com participação de Artur Marden e Viola Cartoni

A Força do Destino – abertura da ópera (Giuseppe Verdi)

Um Americano em Paris (George Gershwin)