Shows

Will Carvalho canta Elis na Cruz do Paschoal

Dia 18 de janeiro
Doris Pinheiro , Salvador | 15/01/2019 às 10:45
Wil Carvalho
Foto: divulgação

O Pelourinho Dia e Noite promove na próxima sexta, 18/1, às 20h, seu segundo show da ação “Arte no Paschoal”. O espetáculo em tom intimista acontece na Cruz do Paschoal, na Rua Direita do Santo Antônio e quem se apresenta é Will Carvalho, com “Elis sob o Canto Negro de Wil Carvalho”, onde a baiana interpreta os grandes sucessos de Elis Regina. No dia 25/1 será a vez de  Pedro de Rosa Moraes cantando Cartola e no dia 01/2 aulinho Boca, que canta a história da música na Bahia.

Elis sob o Canto Negro de Wil Carvalho - Elis gravou um leque grande de compositores passando por Edu Lobo, Gilberto Gil, Cartola, Tom Jobim, Chico Buarque, e alguns desconhecidos na época como Ivan Lins, João Bosco e Belchior, que forneceram ao repertório dela grandes sucessos tais como "Madalena", "O Bêbado e a Equilibrista" e "Como Nossos Pais".

Esse naipe de compositores a conduz a músicas um tanto rebuscadas nas melodias, e que tomaram como apoio um reforço nas harmonias do arranjador Cesar Camargo Mariano, com o qual foi casada. Esse reforço harmônico ampliava as possibilidades melódicas e dava um empurrão na criatividade inventiva da artista.

A ideia do show é manter essa estrutura somando a ela a forte presença rítmica encontrada na música baiana e do Nordeste de um modo geral, e particularmente de Wil Carvalho que traz isso no seu cantar. Músicas como "Romaria" e "Aquarela do Brasil" também farão parte desse repertório tão pop e tão cult desse cenário musical brasileiro. 

Artistas do bairro podem participar – Dentro do “Arte no Paschoal” vai acontecer o Movimento Som do Bairro, que promoverá a apresentação de grupos musicais oriundos do Santo Antônio Além do Carmo. Antes dos shows principais, dois grupos por noite se apresentarão mostrando porque o bairro é um dos mais artísticos da capital.

Para participar do Movimento Som do Bairro basta entrar no site- pelourinhodiaenoite.com.br - e obter todas as informações. Mas é imprescindível que esses grupos possuam alguma sintonia artística com o show principal da noite. Por isso, serão selecionados através de uma curadoria as propostas que mais se aproximarem da MPB, chorinho , jazz, bossa nova...

O projeto Pelourinho Dia e Noite é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Diretoria de Gestão do Centro Histórico.

Confira a programação do Pelourinho Dia e Noite de 15 a 20 de janeiro

O Pelourinho Dia e Noite agita o Centro Histórico de Salvador com uma série de ações culturais como  o espetáculo de teatro musical de rua Circuito Jorge Amado, primeira montagem do POTI – Polo de Teatro Itinerante da Bahia, as rodas do Viradão do Samba, os concertos das orquestras do Popelô nas igrejas e no Cruzeiro do São Francisco, os grupos de percussão formados por jovens do Pelourinho,  apresentações especiais de capoeira e shows intimistas na Cruz do Paschoal. Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas.

 

Dia 15/01 – terça-feira

19h30 – Viradão do Samba – apresentações na Praça da Sé, Rua das Laranjeiras e Largo do Pelourinho com os grupos Jota Zô, Samba de Verdade e Bambeia

Dia 16/01 – quarta-feira

17h – Popelô - Ensaio de Portas Abertas - com a Orquestra São Salvador, do maestro Fred Dantas, na Igreja da Misericórdia, na Praça Municipal.

Dia 17/01 – quinta-feira

11h e 16h – Capoeira Sou Eu – com mestres de capoeira do Pelourinho em rodas itinerantes na Praça Municipal, Praça da Sé e Cruzeiro do São Francisco.

16h – República dos Tambores – desfile percussivo com o grupo do projeto Axé

17h – Popelô - Ensaio de Portas Abertas - com a Sanbone Pagode Orquestra, do maestro Hugo Sanbone, na igreja do Boqueirão, no Santo Antônio Além do Carmo.

Dia 18/01 – sexta-feira

17h30 – República dos Tambores – desfile percussivo com o grupo Meninos da Rocinha

19h – POTI – Polo de Teatro Itinerante da Bahia – encenação do espetáculo de teatro musical de rua “Circuito Jorge Amado”, do Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus.

20h – Arte no Pascoal  – show “Elis sob o Canto Negro de Wil Carvalho”, com  Will Carvalho.

Dia 19/01 – sábado

11h e 16h – Capoeira Sou Eu – com mestres de capoeira do Pelourinho em rodas itinerantes na Praça Municipal, Praça da Sé e Cruzeiro do São Francisco.

10h – Popelô – ensaio aberto com a Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal); sob regência do maestro Ângelo Rafael – igreja São Pedro dos Clérigos, no Terreiro de Jesus.

12h30 – República dos Tambores – desfile percussivo com o grupo Tambores e Cores.

17h – Popelô – Concerto ao Ar Livre com a OCSal – Orquestra de Câmara de Salvador, do maestro Angelo Rafael, no Cruzeiro do São Francisco

Dia 20/01 – domingo

12h30 – República dos Tambores – desfile percussivo com o grupo Swing do Pelô

 

SERVIÇO:

O QUE? “Arte do Paschoal”- “Elis sob o Canto Negro de Wil Carvalho”

QUANDO? Dia 18 de janeiro

HORA? 20H

ONDE? Praça Cruz do Pascoal

INGRESSO: Gratuito