Shows

Sarau do Projeto TAMAR destaca a Antologia do Violão Tenor

Dia 19 de janeiro
Flavia Maciel , Salvador | 14/01/2019 às 17:14
Eduardo Brandão e Julio Caldas
Foto: divulgação

Os músicos e pesquisadores Julio Caldas e Eduardo Brandão se unem em duo, neste sábado (19/01), a partir das 19 horas, para apresentar o repertório de choro que tornou o violão tenor bastante utilizado na música brasileira. O show “A Antologia do Violão Tenor” acontece dentro do projeto Sarau no TAMAR, na Praia do Forte, que une música, gastronomia e projeção de vídeos com o objetivo promover a conservação das tartarugas marinhas. O ingresso custa R$ 5.

Surgido por volta de 1920, nos Estados Unidos, o violão tenor é uma espécie de Banjo Tenor montado no corpo de um violão. Inicialmente foi bastante utilizado na música country, como o bluegrass. Nos anos 1930, passou a ser utilizado nas execuções de música popular brasileira, fazendo parte da harmonização de conjuntos vocais e conquistando, assim, um significado especial ao se tornar o instrumento preferido dos músicos solistas do gênero do Choro. “O violão tenor é um instrumento de cordas com características parecidas ao do violão e do bandolim, com proporções um pouco menores, 4 cordas e afinação lá, ré, sol, dó", explica Julio Caldas, que no show toca o violão tenor ao lado de Eduardo Brandão no violão 7 cordas.

Eduardo Brandão explica que “a ideia central desse show é apresentar uma antologia do instrumento, tocando os grandes compositores que ajudaram a imortalizar o violão tenor e, também, tocar novos temas que foram compostos para este instrumento”. Durante o show, os músicos apresentarão composições de Garoto (Anibal Augusto Sardinha), Alvaro Brochado, Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Pedro Amorim, entre outros.

O Projeto TAMAR protege as tartarugas marinhas no Brasil há 38 anos, através de pesquisa e conservação, inclusão social, sensibilização e educação ambiental. Através das apresentações musicais busca chamar a atenção e ampliar a mensagem da preservação para toda a população.

Eduardo Brandão – Instrumentista dedicado ao violão de 7 Cordas. É graduado em Licenciatura em Música pela UCSal. Atua no cenário musical há mais de 10 anos, tendo feito parte da dupla Eduardo 7 cordas e Lu Cavaquinho, que se apresentou no Projeto Pelourinho Dia e Noite e na abertura do show de Ivan Lins, no TCA; do grupo Marcos Saback Trio; da gravação do CD de Zelito Miranda em homenagem a Genival Lacerda; se apresentado no Festival Chietinstrada Burskers, na Itália, nas edições V, VI e VII, além de participar da banda de Fred Menendez, no Projeto Domingos Instrumentais entre os anos de 2010 e 2014.

Julio Caldas – Multi-instrumentista e pesquisador dos instrumentos de cordas populares radicados no Brasil, entre eles o violão tenor, o bandolim e o cavaquinho. Graduando em Música pela UNEB, atua no cenário musical há mais de 20 anos, tendo se apresentado ao lado de grandes nomes da música brasileira, em importantes eventos e produzido álbuns solos e de diversos artistas e grupos musicais. É produtor do Circuito Guitarra Baiana, da Mostra de Guitarra Baiana e do Trio de Guitarra Baiana, realizados desde 2009. Foi premiado com o Troféu Dodô e Osmar como melhor instrumentista de guitarra baiana, em 2015 e indicado ao Troféu Caymmi como artista revelação. Por duas vezes foi finalista do Festival de Música Educadora FM com suas composições para o grupo Viola de Arame. Produziu o álbum Abre Caminho, de Mariene de Castro, que ganhou o Prêmio TIM de Música, (2005), na categoria Melhor Disco Regional, o álbum Lua Bonita, de Socorro Lira, vencedor do Prêmio de Música Brasileira (2012), também na categoria Música Regional e, também, o álbum Terreiros, de Roque Ferreira, indicado ao mesmo prêmio, na categoria Samba (2016), dentre outros.

 

Veja: https://youtu.be/S5DFVa8MlT8

 

SERVIÇO:

O quê: Serenata no Tamar, com Julio Caldas e Eduardo Brandão

Quando: 19/01 (sábado), às 19h

Onde: Projeto Tamar – Praia do Forte

Couvert artístico: R$ 5,00

Contato: Julio Caldas (71 99603 4095) / Flávia Maciel (71 98702 1291)