ter?a-feira, 19 de mar?o de 2019
Shows

Confira a programação do Pelourinho Dia e Noite

De 09 a 13 de janeiro
Doris Pinheiro , Salvador | 09/01/2019 às 18:31
Orquestra São Salvador
Foto: Anderson Moreira

O Pelourinho Dia e Noite agita o Centro Histórico de Salvador com uma série de ações culturais como  o espetáculo de teatro musical de rua Circuito Jorge Amado, as rodas do Viradão do Samba, os concertos das orquestras do Popelô nas igrejas e no Cruzeiro do São Francisco, os grupos de percussão formados por jovens do Pelourinho,  apresentações especiais de capoeira e shows intimistas na Cruz do Paschoal. Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas.

 

Dia 09/01 – quarta-feira

17h – Popelô - Ensaio de Portas Abertas - com a Orquestra São Salvador, do maestro Fred Dantas, na Igreja da Misericórdia, na Praça Municipal.

Dia 10/01 – quinta-feira

16h – República dos Tambores – desfile percussivo com o grupo do projeto Axé

17h – Popelô - Ensaio de Portas Abertas - com a Sanbone Pagode Orquestra, do maestro Hugo Sanbone, na igreja do Boqueirão, no Santo Antônio Além do Carmo.

Dia 11/01 – sexta-feira

17h30 – República dos Tambores – desfile percussivo com o grupo Meninos da Rocinha

19h – POTI – Polo de Teatro Itinerante – encenação do espetáculo de teatro musical de rua “Circuito Jorge Amado”, do Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus.

20h – Arte no Pascoal  – show “Na Batucada da Vida”, com Juliana Ribeiro e Fernando Marinho.

Dia 12/01 – sábado

9h– Feira da Sé – participação dos grupos de percussão República dos Tambores.

10h – Popelô – ensaio aberto com a Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal); sob regência do maestro Ângelo Rafael – igreja São Pedro dos Clérigos, no Terreiro de Jesus.

12h30 – República dos Tambores – desfile percussivo com o grupo Tambores e Cores.

14h – Viradão do Samba – apresentação do grupo Samba de Verdade, na Prça da Sé.

17h – Popelô – Concerto ao Ar Livre com a Sanbone Pagode Orquestra, do maestro Hugo Sanbone, no Cruzeiro do São Francisco

Dia 13/01 – domingo

12h30 – República dos Tambores – desfile percussivo com o grupo Swing do Pelô

As ações do Pelourinho Dia e Noite

Popelô – As apresentações do Popelô serão realizadas na Catedral Basílica, em igrejas do Centro Histórico e no Cruzeiro do São Francisco, em forma de concertos e ensaios abertos, ambos semanais. Sob a coordenação do maestro Ângelo Rafael, participam das ações a Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal); sob regência do próprio Ângelo Rafael, a Sanbone Pagode Orquestra, do maestro Hugo Sanbone; e a Orquestra São Salvador, do maestro Fred Dantas.

POTI - Polo de Teatro Itinerante  – O espetáculo de teatro musical de rua “Circuito Jorge Amado” transforma as ruas do Pelourinho, o Cruzeiro do São Francisco e o Terreiro de Jesus em palcos onde os personagens mais notáveis de Jorge Amado ganham vida, criam cenas e fazem a plateia se emocionar. Tudo isso em meio a um verdadeiro carnaval promovido pelo cortejo de amigos que arrastam pelas ruas o caixão de Quincas Berro D’Água. 

 

República dos Tambores – Esta é uma ação de caráter artístico e social, e volta a marcar presença com o circuito itinerante de grupos de percussão, tocando no Largo do Pelourinho, no Cruzeiro do São Francisco, no Terreiro de Jesus e nas ruas e ladeiras do Centro Histórico. Esta edição, vai contar com o grupo do Projeto Axé, além dos grupos Tambores e Cores, Swing do Pelô e Meninos da Rocinha do Pelô. 

 

Viradão do Samba – As rodas de samba deste projeto irão promover em três pontos diferentes – Praça da Sé, Rua das Laranjeiras e Largo do Pelourinho –, encontros onde o samba é o rei absoluto. Às terças, às 20h.Os grupos Jota Zô, Samba de Verdade e Bambeia garantem a festa. 

 

Shows Intimistas – As apresentações acontecem na Cruz do Pascoal, no Santo Antônio Além do Carmo, em janeiro e fevereiro de 2019, colocando em cena músicos baianos da melhor qualidade.

 

O Pelourinho Dia e Noite é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Diretoria de Gestão do Centro Histórico.