Shows

Sarau Noite Griô leva histórias e ancestralidade à Casa da Música

Dia 15 de dezembro
Ascom Cultura , Salvador | 12/12/2018 às 20:36
Teatro Griô
Foto: Ismael Silva

Noite de encontro para ouvir e narrar histórias e cantigas. Ação criada pelo grupo Teatro Griô, aberta a todos que queiram vivenciar o encantamento proporcionado pelos narradores de histórias – também conhecidos como Gente das Maravilhas – o Sarau Noite Griô acontece sábado, 15 de dezembro, das 17h às 21h, na Casa da Música, espaço cultural administrado pela SecultBA na Lagoa do Abaeté. A entrada é franca.

O Teatro Griô é um grupo que tem como fonte de inspiração a Tradição Oral e a arte dos narradores, brincantes e palhaços, com sua simplicidade, humor e poesia. Criado há 20 anos pelos artistas Rafael Morais e Tânia Soares, o grupo realiza diversas apresentações artísticas no Brasil e exterior, nos mais variados espaços cênicos, como teatros, centros culturais, praças e ruas. O grupo desenvolve pesquisas e metodologias próprias, além de espetáculos, oferece cursos e oficinas artísticas para pessoas com ou sem experiência de todas as idades.

Esta é uma das ações do projeto “TEATRO GRIÔ EM FLOR – Apoio às atividades artísticas de criação, formação, pesquisa, qualificação, aperfeiçoamento técnico, intercâmbio e manutenção do repertório do grupo Teatro Griô”. Este projeto propõe o apoio ao trabalho ininterrupto desenvolvido pelo Teatro Griô, grupo concebido em 1998, com metodologias próprias, a partir da interação estética entre o Teatro, a Tradição Oral, a Arte dos Narradores Tradicionais e dos Palhaços, da Cultura da Infância, da Literatura Oral e do Teatro de Rua. O projeto tem o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

Espaços Culturais da SecultBA - A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador - Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados - e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturais.wordpress.com.

 

SERVIÇO

 

Noite Griô (Noite de Encontro entre narradores e público);

ONDE: CASA DA MÚSICA - Lagoa do Abaeté;

QUANDO: 15 de dezembro, sábado – das 17 às 21 HORAS;

QUANTO: ENTRADA FRANCA