Shows

A série NEOJIBA no TCA traz o maestro suíço Rainer Held como regente

Dia 15 de novembro
Neojiba , Salvador | 12/11/2018 às 09:36
Held conduziu os jovens do programa NEOJIBA no concerto Bahia & Suíça
Foto: Lenon Reis

Passadas as comemorações pelos 11 anos dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, a série NEOJIBA NO TCA retorna à Sala Principal dia 15 de novembro. No palco do Teatro Castro Alves, estarão duas das principais formações do Programa: a Orquestra Juvenil da Bahia e o Coro Juvenil do NEOJIBA. 

 

Neste concerto, o maestro convidado será o suíço Rainer Held, que participa do evento graças ao apoio da Pro Helvetia, agência de fomento às artes e cultura suíças. Esta não é a primeira parceria entre o programa NEOJIBA e Held. O regente, que se dedica especialmente às obras orquestrais e corais compostas por seus compatriotas, conduziu também o concerto que celebrava a relação musical entre a Bahia e a Suíça, em agosto de 2017.

 

O concerto marca a primeira apresentação do Coro Juvenil depois da conquista do primeiro lugar no Festival Internacional de Corais de Curitiba, o Cantoritiba. Na abertura do concerto, os jovens coralistas unem-se à Orquestra Juvenil para apresentar Nänie, canto elegíaco de Schiller musicado por Johannes Brahms, e as Danças Polovetsianas, suíte da ópera Príncipe Igor, de Aleksandr Borodin.

Depois de passar pela Alemanha de Brahms e a Rússia de Borodin, o repertório retorna à Suíça – mas também ficando na Bahia – com o Concerto para piano, percussão e orquestra, do "suíço- baiano" Ernst Widmer. “Widmer foi um grande compositor, professor e multiplicador. Nesse sentido, existe, sim, uma ligação entre o que ele fazia e o que o NEOJIBA busca fazer”, comenta o maestro e diretor musical do Programa NEOJIBA Eduardo Torres sobre o compositor que lecionou nos Seminários Livres de Música da Bahia e, além de professor de inúmeros compositores, maestros e instrumentistas, foi diretor da Escola de Música da UFBA e membro da Academia Brasileira de Música. Torres, ao piano, e Fábio Santos, Aquim Sacramento, Celso Teixeira e João Victor Melo – todos do naipe de Percussão da Orquestra Juvenil da Bahia – serão solistas nesta peça.

Programa NEOJIBA

Os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) têm como objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. Criado em 2007 a partir da iniciativa de seu diretor fundador, o maestro e pianista Ricardo Castro, o Programa NEOJIBA tornou-se uma das ações prioritárias do Governo do Estado da Bahia. Vinculado à Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social), beneficia cerca de 6,5 mil crianças, adolescentes e jovens, direta e indiretamente, em todo o estado.

 

SERVIÇO

NEOJIBA no TCA

Orquestra Juvenil da Bahia

Coro Juvenil do NEOJIBA

Solistas: Eduardo Torres, Fábio Santos, Aquim Sacramento, Celso Teixeira e João Victor

Melo

Regência: Rainer Held

Teatro Castro Alves

15 de novembro (quinta), às 19h

R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia)

PROGRAMA

Carl Rütti – Segantini-Passacaglia

Johannes Brahms – Nänie, Op.82

Aleksandr Borodin – Danças Polovtsianas

Ernst Widmer – Concerto para piano, percussão e orquestra  op. 160 

Eduardo Torres (piano), Fábio Santos, Aquim Sacramento, Celso Teixeira, João Victor

Melo (percussão)