segunda-feira, 19 de novembro de 2018
Shows

ILHÉUS: Eloah Monteiro e A Banda Quente na escadaria da catedral

Dia 28 de setembro
Da Redação , Salvador | 13/09/2018 às 10:10
Dia 28 setembro
Foto:

Estreia no próximo dia 28, sexta-feira, “Eloah Monteiro e A Banda Quente”, grupo autoral independente de mulheres afro-brasileiras da cidade de Ilhéus. O show é gratuito, aberto ao público e tem início às 17h, em frente à escadaria da Catedral de São Sebastião, em Ilhéus. O repertório da apresentação é formado por 15 composições de Eloah Monteiro arranjadas em parceria com a Banda Quente, 4 parcerias entre a cantora e outros compositores, e uma versão de Dindi, canção de Tom Jobim. Além de Eloah (voz e violão), fazem parte da Banda Quente, Izadora Guedes (pandeiro, flautas e efeitos) e Ticiana Belmonte (Octapad eletrônico, percussão e efeitos).

Segundo as produtoras do evento, um dos principais objetivos da Banda Quente, além de fomentar e difundir a música que o mesmo compõe e desenvolve, é dar continuidade a um trabalho autoral genuinamente sul-baiano, protagonizado por mulheres musicistas desde o seu nascimento, ocorrido há um ano. “A Banda Quente vem para enriquecer o cenário cultural brasileiro com sua ousadia, sua sonoridade, seu conceito”, afirma Ticiana Belmonte, Diretora Musical do trabalho que, ainda segundo ela, “se caracteriza pela diversidade de ritmos que utiliza para transitar entre temas emblemáticos do universo feminino contemporâneo, tudo isso acrescido da versatilidade estética da intérprete e compositora que Eloah também representa e do swing e inventividade múltipla de Izadora”, conclui.

Fruto de um trabalho colaborativo realizado por mulheres, o concerto conta com o auxílio luxuoso de Evani Tavares (atriz, professora de Artes da UFSB e ex-integrante do Bando de Teatro Olodum), responsável pela Direção Cênica. O figurino é assinado por Raquel Prudente, figurinista grapiúna com mais de 20 anos de experiência.

O lançamento da nova “guig” de Eloah está confirmado e será na sexta-feira, 28, às 17h, na Praça da Catedral - Ilhéus/BA. Chega para contar uma novidade ao público, para dizer que o projeto cresceu, incrementou o formato voz e violão do primeiro concerto da cantora, recebeu reforço da Banda Quente e artistas convidadas, de novas parcerias, e que se consolidou como a única banda autoral exclusivamente feminina da cidade. Gabriela Maja, Laís Marques, Josi do Acordeon, Júlia Guedes,  Orquestra Gongombira e Balé Gongombira fazem parte das convidadas que vão abrilhantar ainda mais o show de estreia do trio de mulheres.

O show de lançamento de "Eloah Monteiro e a Banda Quente" é indicado para todas as idades, apreciadores da música autoral, e costuma provocar maior identificação entre as mulheres. É uma produção independente realizada pelo Criadouro Soluções Culturais em parceria com Má Reputação Produz e com apoio da Secretaria de Cultura de Ilhéus, Papirus Livraria, Grupo Cultural Dilazenze e Organização Gongombira de Cultura e Cidadania.

 

Ficha Técnica

Direção Musical - Ticiana Belmonte

Direção Artística – Izadora Guedes

Direção Cênica - Evani Tavares

Voz, violão e composição – Eloah Monteiro

Octapad eletrônico, percussão e efeitos – Ticiana Belmonte

Pandeiro, flauta e efeitos – Izadora Guedes

Figurino – Raquel Prudente

Convidados – Caetano Monteiro, Pedro, Stella Ribeiro, Gabriela Maja, Laís Marques, Josi do Acordeon, Júlia Guedes, Orquestra Gongombira, Balé Gongombira

Iluminação – Paulo Rosário

Produção Executiva – Eloah Monteiro

Maquiagem – Guto Pacheco

Roteiro, Conceito e Arranjos - Coletivos
Identidade Visual: Ione Maria