Shows

NATAL ORQUESTRADO na Igreja de São Francisco, centro histórico

Domingo, 10, 11h
JS ,  Salvador | 08/12/2017 às 11:31
Maestro Fred Dantas e a Orquestra São Salvador
Foto: Anderson Moreira


 
Tem Natal Orquestrado no próximo domingo, 10.12, na Igreja de São Francisco, das 11h às 12h, com a Orquestra São Salvador, regida pelo maestro Fred Dantas. No repertório, em arranjos instrumentais de Fred Dantas, algumas das mais conhecidas músicas do ciclo natalino no Brasil: Noite Feliz, Gingle Bells, Papai Noel, de Assis Valente, Merry X'tmas,  de John Lennon e a composição A Estrela do Oriente, de Fred Dantas.

As igrejas do Centro Histórico de Salvador abrigam, em forma de  residência artística, o Popelô - Polo de Orquestras do Pelô, ação do Pelourinho Dia e Noite, da prefeitura de Salvador, que dá apoio ao amadurecimento da pesquisa musical singular feita na capital baiana pelas orquestras, e que pretende sedimentar o gênero próprio de música que é produzido por elas na cidade, através de ensaios abertos, concertos e missas orquestradas.

Assim, sob a coordenação do maestro Ângelo Rafael, os ensaios  de portas abertas, são realizados às segundas na Igreja do Boqueirão, das 17h às 19h, com a Orquestra Afrosinfônica do maestro Bira Marques; às terças na Igreja da Misericórdia, das 17h às 19h, com a  Sanbone Pagode Orquestra do maestro Hugo Sanbone; e aos sábados na Igreja de N. Sra. do Carmo, das 10h às 12h, com a Orquest ra de Câmara de Salvador – OCSal, do maestro Ângelo Rafael.


 Os grupos participantes são:

Ø  Orquestra Afrosinfônica – sob a direção do M° Bira Marques, dedica-se a um repertório autoral afro-brasileiro com uma arquitetura sinfônica, sob influência de Moacyr Santos e Abigail Moura, além de reconhecidos compositores do século XX, a exemplo de Gershwin, Debussy, Stravinsky, etc.

Ø  Orquestra de Câmara de Salvador – sob a direção do M° Angelo Rafael, está voltada à música de concerto, interpretando obras de grandes mestres da música, tais como: Vivaldi, Bach, Mozart, Villa-Lobos, Mignone, Guerra-Peixe, bem como ao precioso repertório da MPB, com arranjos para composições de Caetano Veloso, Gerônimo, Luiz Gonzaga, Tom Jobim, dentre out ros.

Ø  Orquestra São Salvador do M° Fred Dantas – sob a direção do M° Fred Dantas, dedica-se ao desenvolvimento de um repertório brasileiro em três vertentes: pesquisa histórica (com obras de Carlos Gomes, Nerpomuceno, etc.); pesquisa etnográfica (chulas, cantos de trabalho, etc.) e desenvolvimento da música de vanguarda com obras atonais e polirrítmicas do próprio maestro Dantas.

Ø  Sanbone Pagode Orquestra – sob a direção do M° Hugo Sanbone, está voltada para um repertório autoral, tendo como ponto de partida os padrões rítmicos do pagode baiano, utilizando técnicas contemporâneas de composição e também o conceito da criação espontânea do jazz, abrindo espaço para a improvisação musical.n>

Considerando que Salvador possui o DNA das principais influências musicais da cultura brasileira – o que legou a ela a já citada diversidade musical – o POPELÔ fomentará um processo de residência artística cuja troca de saberes e conteúdos técnicos, musicais, artísticos e humanos dão a linha mestra desse potente intercâmbio cultural, beneficiando diretamente o mercado de trabalho, o turismo, a economia e, acima de tudo, a comunidade soteropolitana!