Shows

FESTIVAL NACIONAL DE DANÇA acontece em Salvador em junho

De 14 a 17 de junho
DORIS PINHEIRO , Salvador | 25/05/2017 às 20:03
Ana Botafogo
Foto: DIV
Tudo pronto para a edição 2017 do Ballace, Festival Nacional de Dança, que nos dias 14,  15, 16 e 17 de junho será realizado em Salvador.  A abertura oficial acontece a partir das 17h do dia 14.06 (quarta-feira), no Teatro da Cidade, com um coquetel para imprensa e convidados, no Foyer, seguido do Pocket Talk Show “Vida de Bailarina”, com Ana Botafogo, que terá entrada franca. Nos dias 15,16 e 17 o Festival, projeto idealizado e dirigido pela profissional de dança Anna Cristina Gonçalves, prossegue no palco do Teatro da Cidade, Colégio Villa, na Avenida Paralela. Os ingressos custam R20,00 e R$ 10,00 e estarão à venda na bilheteria do teatro.
 
Iniciado em 2006, o Ballace busca promover e divulgar a dança na Bahia, e para tanto monta uma ampla estrutura para apresentações de palco, oficinas, cursos e palestras que abordam os diversos aspectos da arte. Durante o Festival serão realizadas, por exemplo as Master Classes, sempre a partir das 10h30, durante os três dias.  Destaque também para a Sessão de Dança Contemporânea, que será aberta no dia 15/6, às 18h, por Maxmiler Junio (BH), melhor bailarino de Joinville em 2016 e para a Sessão Clássica, com os talentosos e prestigiados Guilherme Maciel e Carolina Pegurelli (SP), no dia 15/06, às 14h.
 
REVELAÇÕES
Durante o concurso professores das maiores companhias do Brasil observam os jovens bailarinos em busca de revelar os maiores talentos. Os selecionados ganham bolsas de estudo para o Miami City Ballet e se classificam para audições do YAGP – Nova York. O Ballace, Festival Nacional de Dança edição 2017 tem patrocínio de O Boticário e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Apoio cultural da Só Dança, Capezio e Ipar. Realização da Pinaúna Editora.
 
“A Bahia é artística e todo baiano dança”, ressalta Anna Cristina Gonçalves que afirma que o festival surgiu para estimular e desenvolver talentos que brotam nas escolas e nas ruas. “O Ballace já é esperado a cada ano como oportunidade de crescimento através de cursos, oficinas e palestras, além das apresentações onde os destaques recebem troféus e prêmios em dinheiro. O mais gratificante entretanto, é acompanhar o desenvolvimento dos bailarinos e dos grupos ano a ano”, conclui a idealizadora que recebe todos os anos no evento um grande público que vem de todos os estados do Brasil e do interior da Bahia para concorrer, aprender e se aperfeiçoar.
 
GRANDES NOMES
Ana Botafogo, que já se transformou na madrinha do Ballace já confirmou presença. Mas nesta edição também participam outros grandes nomes da dança no Brasil : Alica Arja, diretora artística, coreógrafa, professora, responsável pelas Relações Internacionais na América do Sul do Miami City Ballet; Caio Nunes, presidente do Sindicato dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro, bailarino, coreógrafo, professor, mestre, diretor, jurado em concursos e mostras de dança, especialista em dança que trabalha na Rede Globo de Televisão; Tutto Gomes, professor, coreógrafo, ator, bailarino e preparador físico;   João Wlamir, jurado, coach de ballet clássico e representante do Instituto Passo de Arte para escolha de participação/seletiva  para o YAGP - Rio de Janeiro; Maxmiler Junio, professor e bailarino; Edith Méric, dançarina e coreógrafa premiada, diplomada pelo Estado Francês; Gilmar Sampaio, bailarino, meitre de balé e coreógrafo; Jorge Texeira, bailarino e coreógrafo premiado internacionalmente; Nilmara Rocha, fundadora e diretora da Koru Cia de Dança, bailarina, interprete criadora, professora, coreógrafa e pesquisadora; Tania Agra, bailarina, figurinista, professora e coreógrafa.