Shows

EDSON CORDEIRO interpreta fados em apresentação no TCA, sexta

Na sesta-feira, 19, 21h
Da Redação , Salvador | 17/05/2017 às 11:31
Edson Cordeiro
Foto:
Nessa sexta, às 20h, no Teatro Castro Alves, o cantor traz a Salvador a turnê Fado Tropical, que mistura as canções do novo trabalho com músicas que marcaram a carreira do cantor paulista, que completou 50 anos em fevereiro.

A família do cantor veio de Portugal no século XIX e, para ele, cantar a música portuguesa é uma forma de resgatar sua ancestralidade. “Estou cantando aquilo que faz parte de mim e estava adormecido. Para mim, cantar fado é como encontrar um parente distante”, diz, emocionado.

Colônia portuguesa

Edson se lembra de, ainda criança, assistir na TV ao programa Caravela da Saudade, dedicado à colônia portuguesa: “Foi lá que ouvi a voz de Amália Rodrigues, que me converteu definitivamente ao fado”, lembra-se. 

Da portuguesa, morta em 1999, aos 70 anos, o cantor interpreta no disco a canção Estranha Forma da Vida, parceria dela com Alfredo Rodrigo Duarte. Há ainda outras que foram consagradas na voz de Amália, como Foi Deus (Alberto Janes) e Barco Negro (David Mourão Ferreira/Matheus Nunes).

E, para dar um tom brasileiro, há também Fado Tropical, de Chico Buarque, música que batiza o show que será apresentado em Salvador. Edson optou por fazer pequenas mudanças em relação à versão original: “Mandei esta gravação de Fado Tropical para Chico Buarque dizer se aprovava, porque fiz algumas mudanças, adaptando para a forma portuguesa. Por exemplo, em vez de ‘deságuam’, falo ‘desaguam’, como os portugueses costumam falar.