Shows

Domingo (20), feira e show só de mulheres agitam programação do Minavu

Andrea Martins, Rebeca Matta, Jadsa Castro e Lívia Nery sobem ao palco do Cine-Teatro Solar Boa Vista acompanhadas e dirigidas por mulheres
Viva Interativa , Salvador | 16/03/2016 às 10:23
Jadsa Castro
Foto: Gabriela Queiroz
A força feminina na música ganha representantes de peso num show feito só por mulheres que acontece neste domingo (20), às 19h, no Cine-Teatro Solar Boa Vista, como parte da programação do Festival MINAVU. No palco, Andrea Martins, Rebeca Matta, Jadsa Castro, Livia Nery cantam sob direção de Carla Suzart e acompanhadas por Kamile Levek (guitarra), Patricia Teles (bateria), Dani Motta e Illa Benício (percussão) e a violoncelista Fernanda Monteiro como convidada.

“Quando a gente fala de mulher na música, vê-se muito ela sendo a musa, o tema do poeta. Quando há uma mulher assumindo o papel de instrumentista ou de compositora, percebemos que isso nunca é muito bem ressaltado, uma vez que a mulher sempre tem que estar num lugar de diva, de bonita, de cantar muito bem. O Coletivo Minavu quer remover esse estigma e colocar essa mulher em outros espaços, como uma pessoa que pensa a arte”, realça a cantora e compositora Andrea Martins, uma das idealizadoras do Coletivo MINAVU.
 
Responsável pela direção do show, a instrumentista Carla Suzart adianta que o repertório traz arranjos e músicas autorais, imprimindo no espetáculo a alma e o corpo feminino da banda. “Todo conceito do Festival Minavu é a arte de mulher. Vamos estabelecer e enraizar espaços femininos, de arte feita por mulher, afirmar o encontro, fortalecer as relações e fazer brotar a novidade, fazer brotar transformações, afinal a mulher é ser gestante, parteira de nascimentos!”.

“Estou adorando fazer parte desse projeto, não só por sentir essa força feminina que está envolvida tão naturalmente abrindo tantas possibilidades de encontros e de ações criativas estimulantes, mas também por sentir e poder interagir, compartilhar e viver momentos alegres e intensos com artistas que admiro e gosto muito”, comemora a cantora e compositora Rebeca Matta, que promete fazer uma participação à altura de sua inquietação.
 

FEIRA DE EMPREENDEDORAS - Neste domingo (20), também acontece a primeira edição da Feira de Empreendedoras Criativas, das 15h às 21h. Montada na área externa do Cine-Teatro Solar Boa Vista, o evento irá reverenciar a mulher como protagonista de todas as atividades lá presentes, envolvendo 20 expositoras de manufaturas, artesanato e produtos caseiros, quatro artistas visuais, cinco cozinheiras itinerantes e artistas performers convidadas. Realizada em parceria com a Cubo Arte & Cultura, a feira terá estrutura com área de convivência, intervenções artísticas, discotecagem e espaço de serviços.

 
FESTIVAL MINAVU – Durante quatro meses, de março a junho deste ano, o MINAVU, coletivo de mulheres artistas, realiza seu primeiro festival, que busca incentivar, empoderar e conectar mulheres através da arte. O Festival MINAVU, realizado pelo Coletivo MINAVU e a Multi Planejamento Cultural, acontece no Cine-Teatro Solar Boa Vista, promovendo uma ocupação das mulheres em multilinguagens artísticas, além de diálogos temáticos, performances, feiras e shows.

O Festival MINAVU segue com programação até junho e conta com apoio financeiro do Governo do Estado (Edital Agitação Cultural: Dinamização em Espaços Culturais), através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia - SeculBA. 

COLETIVO MINAVU – O ColetivoMINAVU é uma plataforma artística que promove, incentiva e conecta mulheres através da arte. Fundado há 2 anos pelas artistas e produtoras culturais Andrea Martins, Natália Arjones e Renata Bastos, o MINAVU reúne artistas de diversos setores, como música, dança, teatro, cinema, multimídias e qualquer tipo de expressão do “ser mulher”, promovendo trocas, sensibilizando e empoderando novas artistas. Indo além de revelar a expressividade das mulheres no cenário artístico e cultural baiano, o MINAVU tem, o propósito de fomentar o mercado cultural incentivando a atuação de mulheres nas mais diversas funções da produção artística.
 
SERVIÇO
20/3
- 15h às 21h - Feira de Empreendedoras Criativas :: Entrada Gratuita
- 19h Banda MINAVU convida: Andrea Martins + Jadsa Castro + Livia Nery + Rebeca Matta
::R$20 (inteira) e R$10 (meia)
Local: Cine Teatro Solar Boa Vista