Saúde

PROGRAMA ENFERMAGEM SOLIDÁRIA PRESTA ATENDIMENTO ÀS VÍTIMAS DAS CHUVAS

O programa atende por um chat, das 9h às 21h, disponível no canto inferior do site do Cofen (www.cofen.gov.br)
Ascom Coren-BA , Salvador | 11/01/2022 às 18:13
Programa Enfermagem Solidária presta atendimento às vítimas das chuvas
Foto: Divulgação

Com o objetivo de proporcionar acolhimento aos profissionais de enfermagem e à população da Bahia atingidos pelas chuvas do final de 2021, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) reeditou o Programa Enfermagem Solidária. Gerido pela Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental, com apoio de dezenas de voluntários especializados, o programa atende por um chat, das 9h às 21h, disponível no canto inferior do site do Cofen (www.cofen.gov.br).

 

“Este serviço é um desdobramento das ações que o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), junto com a Equipe de Resposta Rápida do Cofen, realizou na Bahia, com presença na base de apoio montada pelo Governo do Estado em Ilhéus, região sul da Bahia, em missão para apoiar os esforços em prol das vítimas das chuvas. Durante este período, além de visitar profissionais de enfermagem atingidos, com donativos, as equipes percorreram hospitais de diversos municípios da região, que foi a mais abalada pelas enchentes e tempestades”, ressalta a presidente do Coren-BA, Giszele Paixão.

 

Criado em março de 2020, em apoio às equipes na linha de frente do combate à covid-19, o Enfermagem Solidária foi reativado no início de 2021, com o recrudescimento da pandemia, em decorrência do estresse vivenciado pelos profissionais do Amazonas após a situação sanitária na região se agravar, e havia suspendido o atendimento via chat em novembro. “Nosso objetivo é garantir o acolhimento aos profissionais em situação de emergência, por meio da escuta ativa, e continuar prestando apoio”, afirma a presidente do Cofen, Betânia Santos, que anunciou o acolhimento focado também em Minas Gerais.

 

 

Com o objetivo de oferecer conforto especial a quem sofre com as recentes chuvas na Bahia e em Minas Gerais, é oferecido um “abraço a distância”, como explica a coordenadora da Comissão de Saúde Mental do Cofen, Dorisdaia Humerez. “A Enfermagem Solidária, nesta situação de catástrofe, apoia quem perdeu seus bens, os quais muitas vezes conseguiu com muita dificuldade. Não temos, na saúde mental, resposta. Acolhemos emocionalmente, abraçamos a distância, ouvimos a dor e tentamos compreender ao máximo para ajudar a buscar as possibilidades que a pessoa tem para se reconstruir”, diz Dorisdaia.