Saúde

FEIRA: QUEM VACINA CONTRA COVID TEM QUE ESPERAR 15 DIAS PARA H1N1

Em Feira, 1ª etapa, 12/4 a 10/5 crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde
Tasso Franco , da redação em Salvador | 11/04/2021 às 17:53
1ª etapa, 12/4 a 10/5 crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde
Foto: PMFS
  Aqueles que fazem parte do público alvo da campanha de vacinação contra a influenza (H1N1) devem ficar atentos para as precauções. A recomendação é que devem priorizar a vacinação contra a Covid-19 e aguardar 15 dias para ser vacinado contra a gripe. E quem for vacinado contra a influenza, deve também aguardar o mesmo intervalo para receber a vacina da Covid. 

Quanto aos que apresentaram sintomas da Covid, ou que tiveram diagnóstico para a doença, devem aguardar 30 dias para serem vacinados contra a influenza. O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas vacinas simultaneamente, devido à falta de estudos sobre a coadministração. 

Nesta campanha as Unidades de Saúde da Família irão vacinar a população exclusivamente contra a H1N1. Já as Unidades Básicas de Saúde estarão empenhadas apenas na vacinação contra a Covid-19.

Nos distritos terão dias específicos para a vacinação contra a gripe e contra a Covid, dessa forma: segunda, quarta e sexta a aplicação será exclusiva contra a influenza. Terça e quinta vacinação contra a Covid-19. 

Fazem parte do público alvo da campanha de vacinação contra a gripe — que segue entre os dias 12 de abril a 09 de julho — crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mulheres em período pós parto, povos indígenas e trabalhadores da Saúde. 

Os grupos prioritários serão distribuídos em três etapas, de forma escalonada. Idosos com 60 anos ou mais e os professores fazem parte da segunda etapa. E por fim, os demais grupos prioritários (confira o calendário de vacinação abaixo). 

A imunização contra a gripe vai prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19. 

Confira as etapas:  

1ª etapa — de 12 de abril a 10 de maio: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde  

2ª etapa — de 11 de maio a 8 de junho: idosos e professores  

3ª etapa — de 9 de junho a 9 de julho: demais grupos prioritários