Saúde

MINISTÉRIO DA SAÚDE DISTRIBUI 9 MIHÕES VACINAS; BAHIA RECEBE 606 MIL

Chega a Bahia o maior lote de vacinas até agora do governo federal que serão entregues ainda nesta quinta aos municípios
Tasso Franco , da redação em Salvador | 01/04/2021 às 12:09
Chega a Bahia o maior lote de vacinas até agora do governo federal
Foto:
   O Ministério da Saúde coordena nesta quinta-feira, 1º de abril, a maior distribuição de vacinas covid-19 de uma única vez desde o início da campanha nacional de vacinação. Serão enviadas para todo o Brasil um total de 9.128.000 milhões de doses – 8.400.000 milhões da Coronavac, do Instituto Butantan, e 728 mil da AstraZeneca/Oxford, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

   Os dois imunizantes são produzidos no Brasil com matéria-prima importada. Além dessas doses, está prevista a chegada, neste sábado, de 2,1 milhões de doses da Fiocruz, totalizando mais de 11 milhões.

   As entregas a todos os estados e Distrito Federal comecem nesta quinta-feira (1/4) e a Bahia já recebeu 606 mil doses, o maior lote recebido até agopra. 

   Nesta leva, a vacina da AstraZeneca/Fiocruz será usada para aplicação da segunda dose em trabalhadores da saúde. Uma parte dos imunizantes do Butantan será destinado para primeira aplicação para o grupo prioritário das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas e idosos entre 65 e 69 anos. A outra parcela deverá ser aplicada como segunda dose em trabalhadores da saúde e idosos entre 70 e 79 anos.

  A estratégia visa completar o esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante e é revisada semanalmente em reuniões tripartites (governos federal, estaduais e municipais), observando as confirmações do cronograma de entregas por parte do Butantan e da Fiocruz, de forma a garantir a disponibilidade da segunda dose no intervalo máximo de quatro semanas e de 12 semanas, respectivamente.

  NA BAHIA 606 MIL DOSES

  Segundo a secretaria de Saúde da Bahia são 561.200 vacinas CoronaVac, produzidas pelo Butantan, e outras 45.700 Oxford/AstraZeneca, enviadas pela FioCruz. Com essas novas doses, a Bahia já recebeu, ao total, 3 milhões de vacinas, o suficiente para imunizar 1,5 milhões de pessoas. Agora, os imunizantes serão distribuídos para todo o estado.