Saúde

Gripário do 16ª Centro de Saúde se destaca no atendimento a Covid-19

Gestão ressalta esforços dos profissionais que garante resolutividade dos casos em tempo hábil
Golden Assessoria , Salvador | 26/01/2021 às 18:13
Gripário do 16ª Centro de Saúde se destaca no atendimento a Covid-19
Foto: Valter Pontes/Secom

O gripário do 16ª Centro de Saúde, no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, tem se destacado pelo alto volume de atendimentos aos pacientes soteropolitanos no combate a Covid-19. Para se ter uma ideia, entre os dias 01 e 24 de janeiro, cerca de 3,5 mil casos foram assistidos no local. Nesse ano, é a unidade que apresenta um maior volume de atendimentos na cidade.


Para o gestor da Fabamed (administradora do gripário), José Rodrigues, o esforço dos profissionais garante resolutividade dos casos em tempo hábil. “Um verdadeiro mutirão assistencial só é possível pela dedicação dos nossos profissionais, no cuidado com o próximo. Entendemos o momento de crise, por isso, prezamos por uma estratégia eficaz nos atendimentos para evitar exposição dos pacientes, bem como dos profissionais. Além disso, garantimos toda a segurança sanitária que é seguida a rigor, com o uso de equipamentos de proteção individuais e higienização constante do ambiente no intuito de minimizar quaisquer riscos à saúde”, explicou.


Rodrigues pede também colaboração da população para só buscar as unidades voltadas para síndromes gripais em caso de sintomas e agravos respiratórios. “É importante salientar que as pessoas assintomáticas não devem se expor ao vírus para procurar uma unidade de saúde sem necessidade aparente, apenas para fazer o teste, por exemplo. Isso gera um tempo maior de espera aos pacientes que aguardam atendimento. Por esse motivo, pedimos aos cidadãos que só busquem as unidades caso tenham algum sintoma respiratório”, finalizou.


Os gripários foram criados pela Prefeitura de Salvador entre as estratégias de enfrentamento e acolhimento aos pacientes COVID. Os equipamentos contêm leitos de enfermaria e de Terapia Intensiva com capacidade para receber até 300 pessoas por dia. Ao todo, além do 16ª Centro de Saúde, a cidade conta com mais quatro gripários localizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) dos Barris, Paripe, Pirajá/ Santo Inácio e em Ilha de Bom Jesus dos Passos.