Saúde

VALENCIA, NA ESPANHA, POROMOVE NOVAS RESTRIÇÕES DIANTE AVANÇO COVID

[Multas de até 60.000 euros por quebrar a proibição do coronavírus] (Com informações do ABC)
Da Redação , Salvador | 24/01/2021 às 12:29
Moncada, Região Metropolitana de Valencia, ES
Foto: Tasso Filho
A Generalitat Valenciana (Espanha) mais uma vez reforçou as restrições para enfrentar a pandemia do coronavírus, dado o aumento das infecções e da pressão da saúde nas últimas semanas. Com as novas medidas, são proibidas as aglomerações de não conviventes em residências e as grandes cidades ficam confinadas ao perímetro nos fins de semana e feriados.

As novas limitações entrarão em vigor nesta segunda-feira, 25 de janeiro, e permanecerão em vigor até 15 de fevereiro. O anúncio foi feito neste domingo pelo presidente da Generalitat, Ximo Puig, após reunião realizada neste domingo com a ministra da Saúde, Ana Barceló, a subsecretária, Mònica Almiñana, e a secretária regional de Saúde Pública e Sistema Único de Saúde, Isaura Navarro.

Especificamente, como a ABC vem noticiando, essas restrições, que serão publicadas neste domingo no Diário Oficial da Generalitat Valenciana (DOGV), limitam as reuniões a coabitantes no espaço privado e a duas pessoas que podem ser de dois núcleos coexistência diferente no espaço público.

De acordo com esta medida, os encontros familiares ou sociais no domicílio limitar-se-ão a um mesmo núcleo de convivência, com exceções como a criação ou o cuidado de idosos, encontros de trabalho ou institucionais e atividades na área educacional.

Relativamente ao espaço público, sejam espaços fechados ou ao ar livre, as reuniões familiares ou sociais estarão limitadas a um máximo de duas pessoas, exceto no caso de coabitantes. Nesse caso, também se aplicam as exceções de reuniões de trabalho ou institucionais, atividades na área educacional e de atendimento a pessoas vulneráveis.

Da mesma forma, também decreta o fechamento do perímetro municipal de cidades com mais de 50.000 habitantes durante fins de semana e feriados. Será aplicado das três da tarde de sexta-feira às seis da manhã da segunda-feira seguinte.

Esta limitação afetará as cidades de Valência, Alicante, Elche, Castellón, Torrevieja, Torrent, Orihuela, Gandia, Paterna, Benidorm, Sagunt, Alcoy, Sant Vicent del Raspeig, Elda-Petrer e Vila-real.

O novo decreto incluirá também o confinamento do perímetro da Comunidade Valenciana, que se estenderá até o próximo dia 15 de fevereiro.

Neste momento, de acordo com a última atualização do Ministério da Saúde em 22 de janeiro, a incidência acumulada nos últimos quatorze dias na Comunidade Valenciana cresceu para 1n245,48 infecções por 100.000 habitantes, o valor mais alto desde o início da pandemia.

Três em cada dez testes são positivos

A pressão de saúde dos hospitais valencianos também disparou nas últimas semanas, com um crescimento de pacientes de 86,62% na enfermaria e 85,33% na UTI desde 7 de janeiro passado.

Especificamente, neste momento a Comunidade Valenciana tem 4.811 pessoas internadas com coronavírus em hospitais, das quais 695 estão na UTI. Em relação à ocupação dos leitos, na Terapia Intensiva, os pacientes com Covid-19 já ocupam 58,65 por cento dos leitos; enquanto na fábrica há uma ocupação de 39,96% desses pacientes.