Saúde

Clareamento dental: fique por dentro dos tipos e novidades

O clareamento dental é um procedimento que visa restaurar a cor original dos dentes
Laís Matos , Salvador | 29/09/2020 às 19:14
Clareamento dental
Foto: Divulgação

A busca pelo melhor sorriso já deixou de ser um sonho e passou a ser a realidade para muitas pessoas, graças às constantes inovações em tratamentos odontológicos que chegam ao mercado. O clareamento dental é um procedimento que visa restaurar a cor original dos dentes por meio da utilização de agentes clareadores e técnicas diferenciadas e adaptadas para as necessidades de cada paciente.


O procedimento é indicado para pessoas que, com o passar dos anos, passam a sofrer com o amarelamento dos dentes ou que possuem os dentes originalmente escurecidos. "Além da idade, outros fatores contribuem para o escurecimento dos dentes, como má escovação, consumo de alimentos como vinho, suco de uva, refrigerante de cola ou café em excesso, além do uso de medicamentos, entre outros", afirma o dentista da Spazio Oral, José Medeiros Filho.


Veja os tipos e técnicas mais comuns:


1.        Clareamento Caseiro


O procedimento caseiro é um dos métodos mais conhecidos de clareamento dental. Nele, o dentista orienta o processo e indica o desenvolvimento e uso de uma moldeira personalizada de silicone para que o próprio paciente faça a aplicação do gel clareador. Essa técnica é um pouco mais longa do que as realizadas em consultório e pode durar até três semanas, exigindo a colaboração do paciente para um resultado satisfatório do tratamento.


2.        Clareamento no consultório


Neste procedimento, o dentista também utiliza um gel clareador, mas em concentrações mais elevadas do que no método caseiro. Por isso, os resultados costumam ser mais rápidos, sendo possível notá-los em três ou quatro sessões. Na Spazio Oral, é realizado um protocolo de clareamento que associa a técnica caseira com o procedimento realizado no consultório. “O paciente realiza uma etapa do tratamento no consultório e recebe o kit Home White, uma necessaire exclusiva com todos os produtos para continuar o processo e potencializar os resultados, além do pacote de manutenção preventiva do clareamento”, destaca Dylton Neto, dentista da Spazio Oral.


3.        Clareamento a Laser


Este tipo de clareamento é realizado com um gel clareador e potencializado com o uso do laser. O que acontece é que, ao usar essa luz, a permeabilidade do produto aumenta, permitindo que ele atinja espaços ainda mais precisos no esmalte dentário. Por ser mais potente, o tratamento é mais eficaz e também exige menos visitas ao dentista, sendo que em duas a três sessões já é possível notar os resultados.


Para os pacientes que sofrem com problemas periodontais, a periodontista da Spazio Oral Renata Barbosa explica que é completamente possível realizar o clareamento dental desde que a doença esteja controlada e sob acompanhamento profissional. “O procedimento precisa ser realizado com todo o cuidado e preservar o máximo da gengiva. Depois do tratamento, o paciente também precisa ter como prioridade está a atenção redobrada com a medidas básicas de higiene bucal”, explica a dentista.


Pacientes periodontais geralmente têm muitas recessões gengivais, destaca Renata. “No clareamento de consultório é possível proteger essas regiões evitando assim a ocorrência de maior sensibilidade dental durante o clareamento. O clareamento de moldeira não permite a proteção dessas regiões de recessão gengival”.


4.        Clareamento com Luz Ultravioleta


Semelhante ao clareamento a laser, esse procedimento utiliza a luz ultravioleta, que intensifica a ação do gel clareador. Um dos diferenciais é que esse tipo de tratamento, também é capaz de reduzir a sensibilidade dentária após o procedimento. Embora o tratamento dependa muito das características de cada paciente, em geral, a aplicação da luz ultravioleta leva em torno de 20 minutos e os resultados são notados mais rapidamente, entre a segunda e a terceira sessão. 


O clareamento também é uma ótima opção para pacientes que estão finalizando tratamentos ortodônticos, explica a ortodontista da Spazio Oral Júlia Torres. “A ortodontia caminha muito próxima da manutenção estética porque a gente consegue ter pacientes mais motivados com o tratamento ortodôntico. Além disso, o clareamento é indicado após longos tempos de uso de aparelhos dentários, principalmente os fixos, pois ajuda a uniformizar os tons dos dentes e dar o toque final, melhorando a aparência do sorriso”.