Saúde

Será realizada em SSA a primeira cirurgia de radioablação da tireoide

O primeiro ato cirúrgico desta natureza será realizado amanhã, 17, às 15 horas, no Hospital Santo Amaro
Mara Santana , Salvador | 16/07/2020 às 19:15

Pacientes baianos portadores de nódulos benignos na tireoide dispõem agora em Salvador, da cirurgia de Radioablação da tireoide. O primeiro ato cirúrgico desta natureza será realizado amanhã, 17, às 15 horas, no Hospital Santo Amaro. Pouco invasiva, risco menor de lesão de nervos, ausência de cicatriz, preservação da função da glândula e não aplicação de anestesia geral são os principais benefícios da ablação no tratamento de doenças que afetam a tireoide, além de eliminar o uso de medicamentos para repor a função tireoidiana para o resto da vida. 

Segundo o cirurgião oncológico Pedro Sacramento Villar Rodrigues a técnica de ablação de tumores por radiofrequência já é conhecida. Entretanto a aplicação em nódulos tireoidianos é relativamente nova. 


“A ablação de nódulos de tireoide é realizada com uma agulha específica que apenas há pouco tempo está comercialmente disponível no Brasil, e em Salvador. Países como a Coreia do Sul e a Itália vêm praticando essa técnica há poucos anos, mas com volume bastante razoável de casos e com excelentes resultados”, relatou o médico.  .


O cirurgião explicou que a técnica consiste, “basicamente, em introduzir uma agulha de radiofrequência que eletrocoagula (queima) o nódulo. Como esta agulha é bastante delicada e com extremidade curta, justamente para conferir maior precisão ao tratamento, a ablação é realizada parte por parte, paulatinamente, ao longo da superfície do nódulo, até sua aplicação total”, informou.


Tireoide


Glândula localizada na região central do pescoço, a tireoide tem o formato de “borboleta” e é responsável pela produção dos hormônios T3 (triodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam em todos os sistemas do nosso organismo. São estes hormônios que auxiliam no estreito controle metabólico, proporcionando, quando em níveis adequados, equilíbrio orgânico. 


Quando a tireoide não está funcionando adequadamente ela pode liberar hormônios em excesso (hipertiroidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo). Assim como outros órgãos, a tireoide é sede frequente de nódulos e cistos.  A maioria dos nódulos de tireoide é benigna, e em 50% dos casos acima dos 40 anos de idade.

 

Em muitos casos nódulos tireoidianos benignos podem ser um problema. Embora não sejam cânceres, e na sua maioria não interfiram na produção hormonal tireoidiana, nódulos benignos grandes podem causar sintomas. 


Alterações na deglutição e mesmo na respiração, devido à compressão exercida por estes nódulos no esôfago, que é o tubo que conduz o alimento da boca ao estômago, e na traqueia, que conduz o ar inspirado aos pulmões, são queixas frequentes de pacientes portadores desta condição. 


De mesmo modo, nódulos aumentados podem causar um efeito estético indesejado no pescoço, evidenciando abaulamento local, simétrico ou assimétrico.


Para estes casos, em que nódulos benignos causam sintomas, a radioablação pode ser realizada visando à diminuição volumétrica destes nódulos, sem interferir na função da tireoide. Isso é feito sem cirurgia e seus potenciais riscos, sob controle ultrassonográfico e com sedação leve apenas.