Saúde

ESPANHA TEM NOVO RECORDE DE MORTES PELO COVID-19: 950 ÓBITOS

Com informações do El Periódico
Da Redação , Salvador | 02/04/2020 às 10:02
Socorro a infectado na Catalunha
Foto: El Periódico
A Espanha quebrou um novo recorde na quinta-feira no número de mortes por dia devido ao coronavírus. De acordo com o saldo diário do Ministério da Saúde, houve 950 óbitos nas últimas 24 horas, o número mais alto até o momento, com 86 a mais do que no dia anterior. E a taxa de crescimento na contagem fatal quase não sofreu queda, na quarta-feira foi de 10,5% e nesta quinta-feira foi de 10,4%. [Siga as últimas notícias do coronavírus na Espanha ao vivo.]

Além disso, no cálculo dos infectados, a desaceleração também é pequena, passando de 24% de crescimento de 8,1% para 7,9% nesta quinta-feira. Isso se traduz em 8.102 novos positivos, 383 a mais que no dia anterior, até 110.238 infectados no total.

Apesar disso, o Ministério da Saúde sustenta que a Espanha "atingiu o pico" de infecções, que a curva "se estabilizou e a fase de desaceleração" da epidemia está começando, nas palavras do ministro Salvador Illa. Por sua parte, o diretor do centro de emergências de saúde, Fernando Simón, afirmou que "o foco não está mais no auge, porque já estamos nele e em algumas comunidades autônomas está diminuindo". O problema está nos hospitais, como ele reconheceu.

Hospitalizado

Nesse sentido, se a Health foi parabenizada na quarta-feira pela menor pressão sofrida pelos centros hospitalares, com aumentos percentuais variando de 18% em 25 de março a 4% daquele dia, nesta quinta-feira, a tendência quebrou e O percentual aumentou um pouco, especificamente um ponto, o que significa 2.695 novos hospitalizados, para 54.113.