Saúde

ITÁLIA TEM 969 MORTES E 66.414 PESSOAS INFECTADAS PELO CORONAVIRUS

Situação mais grave no mundo é na Itália diante do grande número de mortos. Com Il Manifesto.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 27/03/2020 às 17:52
Há hipótese de acúmulo de resultados para números tão altos hoje
Foto: DIV

Números da Proteção Civil atualizados na sexta-feira às 18 na Itália. As vítimas em um dia são 969 (50 relacionadas a ontem, mas contadas hoje), é o número mais alto desde o início da epidemia. O número total de mortes é 9.134.
Existem 589 recém-chegados. O atualmente positivo 66.414.

86.498 contraíram o vírus desde o início do surto. A tendência dos dados que descrevem o surto italiano de Covid-19 não muda substancialmente. Há 662 vítimas em 24 horas, 21 a menos que ontem - mas faltam dados no Piemonte. Mil pessoas são curadas. A pressão continua nas unidades de terapia intensiva que tiveram que encontrar 123 novas camas ontem.

Onde isso não foi possível, os doentes foram transferidos para outro lugar. Dois até em Dresden, na Alemanha, que continua a receber um pequeno número de pacientes da Itália. Em comparação com os dias anteriores, a única mudança importante, para pior, é a das novas infecções, que aumentaram 6200 unidades.

O aumento de infecções está concentrado na Lombardia: 2543 testes positivos de ontem, 1643 no dia anterior. "A hipótese é que houve um acúmulo de resultados de zaragatoas feitas nos dias anteriores", sugeriu Agostino Miozzo, vice-chefe da Proteção Civil. Também ontem ele substituiu o chefe Angelo Borrelli, negativo no teste, mas ainda na cama com gripe. A cifra já havia sido antecipada pelo governador regional Attilio Fontana já no início da tarde, mas sem dar explicações: «Só posso dizer que estou pessoalmente preocupado». O número de mortos entre médicos ainda aumenta e chega a 40 vítimas, de seis mil profissionais de saúde infectados.

O aumento no número de infecções pode ser causado pelo aumento adicional da atividade de diagnóstico. Ontem foram fabricados 36 mil tampões, seis mil na Lombardia. No entanto, as notícias da província de Bergamo mostram que os casos que escapam aos testes todos os dias são muitos.

Fontana rejeitou o remetente da acusação de ter feito poucos testes, alegando seguir as diretrizes da Organização Mundial da Saúde à risca: "os tampões devem ser reservados para os sintomáticos", reiterou o governador. A ajuda para o diagnóstico pode vir dos novos testes rápidos aprovados pela Organização Mundial da Saúde, disse Ranieri Guerra, vice-diretor da OMS que ontem participou do boletim diário junto com os líderes da Proteção Civil.

As boas notícias vêm do Hospital Pediátrico Bambino Gesù, em Roma: uma das 6 crianças hospitalizadas positivas se recuperou. As outras 5 crianças positivas estão em boas condições e estáveis. Enquanto os mais jovens parecem estar indo bem, os lugares que mais preocupam as instalações sanitárias são os repousos. Como na Espanha e nos Estados Unidos, e como já experimentamos em navios de cruzeiro, os lugares onde um grande número de idosos está concentrado são os mais perigosos.