Saúde

Comunicado das Obras Sociais Irmã Dulce aos usuários

Os atendimentos de 1ª consulta estão temporariamente interrompidos
Adriana Patrocinio , Salvador | 19/03/2020 às 15:12

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde e a Nota Técnica 01 da Secretaria Estadual da Saúde acerca do combate à propagação do coronavírus (Covid-19), as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) comunicam ao público as seguintes medidas:

 

 

 

 

 

1.    Devido à grande demanda e filas de espera por cirurgias no Estado da Bahia (cerca de 10 mil pessoas em lista de espera somente no Hospital Santo Antônio), serão mantidas neste momento apenas as cirurgias oncológicas e as eletivas que atendam aos seguintes critérios:

 

 

 

  • Pacientes acima de 18 anos e abaixo de 50 anos;  
  • Sem doenças crônicas, a exemplo de Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Melitus, Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Cardiopatias etc;  
  • Sem necessidade de UTI para o pós-operatório;  
  • Procedimentos de menor complexidade;  
  • Procedimentos com baixo tempo de permanência hospitalar.  

A avaliação dos critérios especificados acima será realizada pela equipe médica, que dará preferência para os pacientes já cadastrados nas filas de pré-agendamento cirúrgico e com avaliação pré-anestésica.

 

 

 

2.    Os atendimentos de 1ª consulta estão temporariamente interrompidos.

 

 

 

3.    O ambulatório manterá apenas os atendimentos necessários à sustentação das cirurgias acima mencionadas, a exemplo de pré e pós-operatórios. Também atenderá os usuários da clínica oncológica e procedimentos necessários para diagnóstico e tratamento dos pacientes internados.

 

 

 

4.    Os pacientes que realizam acompanhamento na instituição e necessitam de renovação de receita controlada contarão com ao menos uma referência de cada serviço para atendê-los nos dias habituais de funcionamento do ambulatório da especialidade.

 

 

 

5.    Quanto à renovação de receita controlada para os idosos e pacientes com comorbidades, ficam mantidas as orientações acima, destacando que não precisarão comparecer para atendimento, podendo ser representados por familiar com grau de parentesco comprovado por documento com foto.

 

 

 

6.    O laboratório interromperá os atendimentos eletivos, provenientes de demanda espontânea, preservando apenas aqueles relacionados à oncologia, ao suporte das cirurgias que serão mantidas conforme item 1 e aos pacientes internados.

 

 

 

7.    O serviço de Bioimagem manterá apenas os atendimentos relacionados à oncologia, ao suporte das cirurgias que serão mantidas conforme item 1 e aos pacientes internados.

 

 

 

8.    O serviço de Endoscopia atenderá apenas os pacientes internados.

 

 

 

9.    Os serviços de Fisioterapia ambulatorial estão temporariamente interrompidos.

 

 

 

10.  As visitas hospitalares estão suspensas para os idosos, sejam estes pacientes da Geriatria e/ou de outras unidades de internação. Aqueles que possuem acompanhantes, as visitas estão temporariamente suspensas. Para os demais pacientes, a rotina de visitas será a seguinte:

 

 

 

·         Enfermarias e UTI Pediátrica: 1 visitante por paciente, no horário das 13h30 às 17h30;

 

·         UTI´s Adulto: 1 visitante por paciente, no horário das 15h às 17h.

 

 

 

 

 

11.  As terapias e/ou atividades em grupo, a exemplo do Grupo Renascer, Centro Dia e outros estão interrompidas.

 

 

 

 

 

Notas:

 

I - As medidas entram em vigor a partir do dia 18 de março e serão reavaliadas conforme o andamento dos fatos em torno da pandemia do coronavírus, podendo ser revisadas a qualquer tempo.

 

 

 

II – As medidas acima adotadas decorrem da necessidade do cumprimento das orientações da Secretaria Estadual da Saúde do Estado da Bahia (Nota Técnica 01), do Conselho Federal de Medicina e do Ministério da Saúde.