Saúde

ARACI: hospital promove gratuitamente consultas contra glaucoma

Hospital dos Olhos promoveu a blitz
Conceitua , Bahia | 15/02/2020 às 09:32
Blitz dos olhos
Foto: DIV

 

Uma iniciativa do HOF – Hospital dos Olhos promoveu nesta semana numa praça pública de Araci consultas gratuitas de tonometria (medição da pressão dos olhos) para mais de 100 pessoas.

A Blitz dos Olhos, como a ação foi chamada, foi realizada em parceria com a Guarda Civil Municipal e chamou a atenção de muita gente, incluindo de pessoas que não tinham condições de pagar por uma consulta e enxergaram na ação uma grande oportunidade de cuidar da saúde, e totalmente de graça.

O teste da tonometria é de grande importância, pois ele indica se um paciente tem ou não glaucoma, doença ocular causada, principalmente, pela elevação da pressão intraocular, o que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, o glaucoma pode levar à cegueira.

Segundo os organizadores, a ideia é levar a Blitz dos Olhos para outros municípios, já que o HOF é o maior hospital de olhos de toda a região. “A gente sabe que as pessoas ainda têm muita dificuldade e resistência em procurar ajuda médica, e os custos das consultas são também responsáveis por esse cenário. Por isso, além de oferecermos as consultas gratuitamente durante a ação, vamos dar descontos especiais àquelas pessoas que necessitem fazer um procedimento mais completo”, explica Thiago Freire, diretor do hospital.