Saúde

NOB promove 4ª Oficina de Orquídeas para pacientes oncológicos

A orquideoterapia traz inúmeros benefícios para a saúde. A oficina será aberta a pacientes oncológicos e seus acompanhantes, mas as vagas são limitadas
Carol Campos , Salvador | 21/10/2019 às 12:54
Centros médicos de referência em todo mundo buscam, atualmente, um conceito mais ampliado de cura e investem em terapias complementares para dar suporte emocional aos pacientes durante tratamentos convencionais. Considerado terapêutico, o cultivo de orquídeas é um importante aliado para o bem estar e a saúde mental. Para ensinar a cultivar essas plantas e apresentar seus benefícios, o NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia) - Oncoclínicas promove a 4ª Oficina de Orquídeas, que terá como facilitador o orquidófilo, Ednildo Torres. A oficina é aberta a pacientes oncológicos e seus acompanhantes e vai acontecer no próximo dia  30 de outubro, das 15 às 18 horas, na área verde do NOB unidade de Lauro de Freitas (Rua Doutor Barreto, 294, Jardim Pitangueiras). As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas previamente através do telefone (71) 3443-0170 ou e-mail comunicacao@nob-ba.com.br .
O cultivo de orquídeas ameniza o estresse diário, combate à depressão, reduz a ansiedade e traz diversos outros benefícios, tornando as pessoas mais tolerantes e serenas. Para lidar com a plantação, seja de uma ou mais orquídeas, é preciso desacelerar o ritmo, saber esperar, desenvolver a calma, a paciência e a atenção para entender exatamente o que a planta está precisando. O cultivo das orquídeas exige dedicação e cuidado durante meses até florescer.
Segundo o Dr. Eduardo Moraes, médico do NOB/ Oncoclínicas, "o processo de cura também depende da condição emocional e de como o paciente consegue enfrentar a doença. Então, o desafio da medicina humanizada é olhar para o paciente como um todo, de forma integral. As atividades e práticas terapêuticas complementares fortalecem as emoções, ajudam a reduzir efeitos colaterais do tratamento, promovem bem estar e confiança, aumentando, inclusive, a adesão do paciente ao tratamento”.
O especialista, no entanto, ressalta que as terapias complementares não substituem o tratamento médico tradicional, mas, como o próprio nome diz, complementam o tratamento, reduzindo seus efeitos colaterais e propiciando vários benefícios na qualidade de vida, bem estar, comportamento e autoestima do paciente.

 Sobre o NOB

  O NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia) integra o Grupo Oncoclínicas, que reúne mais de 60 unidades de referência no tratamento oncológico no país. Fundado em 1992, o NOB tem sua sede na Avenida Ademar de Barros, 123, no bairro de Ondina, em Salvador, e conta também com unidades em Lauro de Freitas, Centro Médico do Hospital Aliança e Centro Médico do Hospital da Bahia, tendo como missão o acolhimento e a saúde integral do paciente oncológico. Para isso, conta com um corpo clínico formado por diversos especialistas, dentre oncologistas, hematologistas, reumatologistas, algologistas (tratamento da dor), nutricionistas e psicólogos que atuam juntos de forma multidisciplinar, com foco no atendimento humanizado e individualizado para garantir o melhor para o paciente. Sua equipe é altamente qualificada e comprometida com o aprimoramento contínuo.
A instituição possui um centro de pesquisa com inúmeros estudos clínicos desenvolvidos ao longo de anos, o que representa uma arma na luta contra o câncer e traz para a população novas tecnologias no combate à doença. Além disso, conta com a parceria de um centro de referência mundial em tratamento do câncer, o Dana Farber Cancer Institute, afiliado a Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos.