Saúde

Lauro: Prefeitura em Ação realiza triagem para cirurgia de catarata

A seleção será realizada neste sábado(14)
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 13/09/2019 às 10:51
Pacientes a partir de 60 anos, moradores de Lauro de Freitas, podem participar da triagem para o mutirão de cirurgias de catarata e retina. A seleção será realizada neste sábado (14), das 8h às 14h, durante o “Prefeitura em Ação” que nesta 6ª edição acontece no Residencial Dona Lindu, na Itinga.
De acordo com a coordenadora executiva da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), Elisa Daltro, a meta é zerar a fila de pessoas que esperam a realização do procedimento na Regulação Municipal. Elisa explica que o único tratamento para catarata é o cirúrgico. “O objetivo da cirurgia, simples, rápida e feita sob anestesia local, é substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recupera a função perdida”, explicou.
Os pacientes farão os exames durante o Prefeitura em Ação. “O diagnóstico de catarata é feito pelo oftalmologista. Valendo-se de um exame minucioso, ele verificará se o cristalino possui alguma lesão - a pupila torna-se branca, porque a lente que era transparente fica esbranquiçada”, completou Elisa.
Já a retina (membrana de neurônios que recobre todo o fundo do olho) recebe as imagens e as decodificam para serem transmitidas para o cérebro. A retina necessita estar colada com a parede ocular, da qual se alimenta para sobreviver. Quando esta membrana se descola, o paciente observa moscas volantes, raios, flashes, pontos tipo vagalume ou até mesmo escurecimento de parte da visão (como uma cortina).
O diagnóstico do descolamento de retina é feito com exame clínico chamado oftalmoscopia indireta com dilatação pupilar e será realizado no Prefeitura em Ação.  Para participar da triagem, os pacientes acima de 60 anos devem estar munidos de documento com foto e cartão do SUS.

MAIS SERVIÇO

A marcação para cirurgia de catarata é a novidade do Prefeitura em Ação do Dona Lindu. Mas a triagem para outros tipos de cirurgias já veem acontecendo desde a primeira edição do projeto – geral, ginecologia, urologia, proctologia, pequenas cirurgias. Além disso, são realizados serviços de infraestrutura e limpeza, atualização do bolsa família e cartão SUS e atendimento odontológico.