Saúde

HGRS sediará I Simpósio Multidisciplinar de MAV Cerebral da Bahia

Evento acontece no dia 31 de agosto
ASCOM HGRS , Salvador | 27/08/2019 às 12:37
I Simposio de MAV Cerebral
Foto: divulgação
Maior hospital público do Norte-Nordeste do Brasil, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, sediará o I Simpósio Multidisciplinar de MAV Cerebral da Bahia no dia 31 de agosto, às 8h. A ação, que se propõe a apresentar uma visão contemporânea do tema, é uma iniciativa integrada dos serviços de neurocirurgia e de radiologia intervencionista da instituição. 
Condição rara – com menos de 150 mil casos, ao ano, no país – a malformação arteriovenosa (MAV) surge por um desvio do desenvolvimento normal dos vasos do sistema nervoso, que resulta na comunicação direta entre as veias e as artérias. A doença costuma ser encontrada, fortuitamente, em exames de imagem de rotina.
As malformações arteriovenosas são avaliadas de forma multidisciplinar, ou seja, por um grupo de médicos. Assim, neurocirurgião, radiologista intervencionista e radioterapeuta analisam o caso para decidir, junto com o paciente, o melhor tratamento, levando em conta, também, o grau da MAV.
Foi o caso da esteticista Luciana Cabral, que, após ser diagnosticada com MAV, precisou se submeter à neurocirurgia e à embolização no HGRS. Ela esperou 43 anos para descobrir que o que os médicos classificavam como labirintite, tontura, transtorno do humor e depressão era, na verdade, uma malformação arteriovenosa.
“Eu levava uma vida normal, apenas sentia dores de cabeça, mas estranhei quando tive a primeira convulsão, aí procurei o pronto-socorro”, lembra Luciana, que detalha: “quando fui transferida para o [hospital] Roberto Santos, soube que minha MAV já tinha sangrado. Era muito grande, uma das maiores da unidade naquele momento. Por isso, tive que fazer a embolização antes de passar pela cirurgia. Eu sabia que corria risco de morte, mas, graças a Deus e à equipe que cuidou de mim, oito meses depois, estou ótima, me movimento e consigo me expressar bem”.
Responsáveis pelo tratamento de Luciana, o neurocirurgião Leonardo Avellar e os radiologistas intervencionistas Gustavo Domingues e Humberto Álvaro trarão palestrantes de renome nacional para o I Simpósio Multidisciplinar de MAV Cerebral da Bahia. Estão confirmados o neurocirurgião Jair Leopoldo Raso (MG), o neurorradiologista José Laércio Silva (PE) e a radioterapeuta Elisa Yumi Saito (BA).
A ação é gratuita e aberta ao público, com foco em estudantes e profissionais da área da saúde. Interessados devem se inscrever pelo endereço http://bit.ly/MAVBahia. Participantes terão direito a certificado.