Saúde

Santa Casa de Itabuna: Alunos de medicina visitam o Banco de Leite

Os alunos fizeram fazem doação de potes de vidro e fraldas descartáveis
Karina Lins , Itabuna | 26/08/2019 às 17:28
Santa Casa de Itabuna: Alunos de medicina visitam o Banco de Leite
Foto: divulgação
No último sábado(24), os alunos de medicina da Faculdade Santo Agostinho visitaram o Banco de Leite no Hospital Manoel Novaes para fazer doação de potes de vidro e fraldas descartáveis. O grupo foi recebido pela equipe que, na oportunidade, mostrou as instalações do local e fez uma palestra sobre a importância do trabalho realizado pelo banco de leite. Os alunos puderam ver na prática sobre todo o processo de doação, coleta, armazenamento e pasteurização do leite.
Para a aluna, Flora Ferreira, a ação foi muito positiva. “Um pouquinho que a gente faz já causa um grande impacto na sociedade. Que possamos continuar assim, sensibilizando e impactando o mundo da nossa forma”, declarou. A enfermeira Bianca Baleeiro disse que a visita dos alunos foi de extrema importância para a manutenção do trabalho feito pelo banco de leite. “Os potes de vidro são essenciais para que possamos armazenar a quantidade de leite que recebemos durante a semana”, destacou.  As fraldas doadas serão enviadas para os leitos SUS da UTI Neonatal.   
Essa foi mais uma ação promovida pela Santa Casa de Itabuna na campanha “Agosto Dourado”. Curso de Atenção ao Paciente Grave em Ambiente Hospitalar
Foi realizado no último sábado (24), no auditório Paulo Bicalho do Hospital Calixto Midlej Filho, o Curso de Atenção ao Paciente Grave em Ambiente Hospitalar. 
Voltado para o público-alvo de Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Profissionais de Saúde em geral, o curso teve por objetivo atualizar os profissionais da área de saúde acerca do tema.
De acordo com a coordenadora do Serviço de Educação Continuada, Raíssa Denega, “o curso abrangeu com bastante riqueza o conteúdo programático, possibilitando aos participantes a discussão de casos clínicos”.
A palestra foi ministrada pelo professor adjunto da UESC, Fabrício Bastos e teve entre os tópicos abordados, ‘alterações neurológicas agudas’, ‘segurança do paciente’ e ‘técnicas e procedimentos de urgência’. Fabrício também é enfermeiro assistencial do SAMU ITABUNA, Mestre em Enfermagem pela UFBA e Doutor em Ciência pela EERP-USP.
O curso foi uma realização da Gerência de Enfermagem, Educação Continuada e NSP HCMF e contou com a contribuição e parceria da FUNCEPES da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.